Fabio Quartararo teve um desempenho brilhante neste domingo (27/9) para vencer o GP da Catalunha, na Espanha, e voltar à liderança do campeonato. Após perder algumas posições na largada e ver seu companheiro de equipe Franco Morbidelli assumir a liderança da prova, o francês da Petronas Yamaha SRT mostrou toda a velocidade e teve uma atuação perfeita para voltar ao topo do pódio.
Morbidelli, que teve que lutar com o desgaste dos pneus, finalizou a prova em quarto lugar, mantendo sua quinta posição na classificação dos pilotos, e ajudando o seu time a ampliar a diferença na liderança da classificação por equipes.
Largando da quinta posição no grid, Maverick Viñales, da Monster Energy Yamaha MotoGP, teve um início de corrida difícil e perdeu muitas posições, cruzando a linha de chegada ao final da primeira volta na 16ª colocação. Determinado a salvar alguns pontos no campeonato, mostrou força no decorrer da prova e, mesmo com a queda de rendimento por causa do desgaste dos pneus, escalou o pelotão para finalizar na 9ª colocação.
Valentino Rossi mostrou um ritmo brilhante no Circuito de Barcelona-Catalunya. O italiano, terceiro no grid de largada, fez um bom início de prova para assumir a segunda posição. Ele estava a caminho de chegar ao pódio quando sofreu uma queda e abandonou a prova.
Com os resultados, Quartararo lidera a classificação, Viñales está em terceiro lugar no ranking, Morbidelli ocupa a quinta colocação e Rossi caiu para o décimo primeiro lugar. A Yamaha continua em primeiro na classificação de construtores e a Petronas Yamaha SRT lidera por equipes, enquanto a Monster Energy Yamaha MotoGP está agora em terceiro.
Os pilotos da Yamaha terão agora um fim de semana sem corridas antes do campeonato enfrentar sua penúltima rodada tripla, que começa com o GP na casa de Quartararo: o Grande Prêmio de França em Le Mans (9 a 11 de outubro).
Resultado – GP da Catalunha
1º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT / 40’33.176
2º) Joan Mir, a 0.928s
3º) Alex Rins, a 1.898s
4º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT, a 2.846s
5º) Jack Miller, a 3.391s
9º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP, a 13.607
Classificação do campeonato após 8 etapas:
1º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT / 108 pontos
2º) Joan Mir / 100 pontos
3º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP / 90 pontos
4º) Andrea Dovizioso / 84 pontos
5º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT / 77 pontos
11º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP / 58 pontos
Valentino Rossi
Monster Energy Yamaha MotoGP
“É uma pena, dois erros consecutivos. Este foi um acidente muito diferente do da semana passada. Em Misano fizemos algo diferente com a moto e, tecnicamente, não era muito forte. Não me sentia muito bem e também no sábado e no domingo não era 100% eu. Não me senti muito bem. Este final de semana foi muito diferente, pois sempre fui competitivo. Estava bem com a moto, rodei bem e também melhorei os tempos com os treinos. Isso é muito bom. Hoje eu estava no limite, porque estava atrás do Fabio e não queria perder muito, queria ficar com ele. Na esquerda é sempre perigoso, principalmente com uma temperatura baixa, e perdi a frente. É uma pena porque acho que poderia ter lutado pela vitória e com certeza pelo pódio, esse era o nosso objetivo. Este ano a minha velocidade não é tão má, mas quanto aos resultados tenho que fazer melhor. Ainda temos muitas corridas até o final da temporada, então nossa meta é voltar a ser competitivo a partir de Le Mans, trabalhar bem com a equipe e tentar ficar no topo.”
Maverick Viñales
Monster Energy Yamaha MotoGP
“Não houve problema no início, o único ponto fraco é a nossa velocidade máxima. Não consegui ultrapassar ninguém, especialmente nas primeiras quinze ou dezesseis voltas. Então, eu estava apenas andando por aí. Estou muito desapontado porque se você não começar do primeiro ou segundo, você terá grandes problemas. Eu não podia fazer nada e estava apenas perdendo posições. Veremos em Le Mans. Este resultado após a vitória na semana passada é difícil de engolir. O campeonato poderia ir de qualquer maneira. Este fim de semana cometemos um erro na qualificação e pagamos o preço.”
Fabio Quartararo
Petronas Yamaha SRT
“Este é o melhor momento que tenho há muito tempo! Passamos por alguns momentos difíceis desde Jerez, então isso é melhor do que aquelas vitórias. Não esperava ser tão rápido nas primeiras voltas, mas aqueles dois [Joan Mir e Alex Rins] foram muito rápidos no final da corrida. Precisamos ver por que estamos lutando no final da corrida. Sabemos que a nossa moto é melhor na qualificação, por isso temos de equilibrar um pouco melhor, mas no fim do dia o resultado da corrida é o mais importante e vencemos. É tão bom estar de volta ao degrau mais alto do pódio. Também estou muito feliz por poder correr o meu próximo GP em casa, porque não há muitas corridas nesta temporada. O meu obrigado à equipe porque esta vitória é bem merecida.”
Franco Morbidelli
Petronas Yamaha SRT
“Estou um pouco irritado por terminar em quarto, mas é uma coisa positiva, pois significa que estamos em um bom nível e queremos mais. Estou zangado porque cometi um erro na corrida: comecei muito quente e gastei muito o pneu no início. Na luta com o Fábio estava muito no limite e tentando me recuperar na frenagem, no final perdi dois segundos e a chance de um pódio. Ainda sinto que essa foi a melhor estratégia. No entanto, não posso reclamar deste fim de semana; Consegui a pole position e fui muito rápido no geral, estou feliz. Agora vamos descansar um pouco e tentar ser rápidos também em Le Mans.”