A dupla do Monster Energy Yamaha MotoGP Team, Fabio Quartararo e Álex Rins, está ansiosa pela quinta etapa da MotoGP 2024, que aocntece neste fim de semana no tradicional circuito de Le Mans. O Grande Prêmio da França tem um significado especial, pois os fãs estarão apoiando o herói local, Fabio Quartararo. A etapa completa tem transmissão pelo canal ESPN e pelo Star+.
Após ter sentido um breve gostinho do pódio no Sprint do GP da Espanha na última etapa, El Diablo está totalmente motivado para buscar bons resultados. O francês já subiu ao pódio de Le Mans uma vez, quando conquistou o terceiro lugar em 2021 com a Yamaha. Atualmente, Quartararo está em 12º lugar na classificação do campeonato e determinado a subir na tabela.
“Embora o teste de Mugello após o GP da França possa ser mais significativo para a equipe, esta etapa é muito especial para mim. Eu sempre gosto muito do meu GP em casa, vendo os fãs – e ouvindo-os, já que eles torcem bem alto. Neste fim de semana, estamos trazendo algumas coisas do Teste de Jerez para ver como nos sentimos com elas neste circuito. Estou curioso para ver como os dados vão se comparar. Espero que possamos ter um fim de semana agradável e obter bons resultados”, declarou o francês.
Álex Rins quer colocar em prática algumas descobertas que fez no teste realizado em Jerez, na Espanha, e também está ansioso pela etapa francesa. Le Mans foi uma pista forte para o espanhol nas classes inferiores: ele conquistou um terceiro lugar e dois segundos lugares na Moto3 em 2012, 2013 e 2014, respectivamente, além de uma vitória na Moto2 em 2016. O espanhol quer anotar pontos da MotoGP em solo francês neste fim de semana. Após quatro rodadas, Rins está em 19º lugar na ordem do campeonato.
“O teste de Jerez da semana passada foi uma oportunidade positiva e interessante para nós. Não estaremos usando o novo pacote aerodinâmico em Le Mans ainda, mas podemos trabalhar mais no lado eletrônico neste fim de semana. Estou ansioso pelo GP da França. Vamos verificar nossas descobertas do teste de Jerez aqui em Le Mans e testá-las em um ambiente de corrida. Este momento é importantes para a Yamaha, então estaremos trabalhando sistematicamente, passo a passo, para nos prepararmos para o teste privado em Mugello imediatamente após este GP”, revelou Rins.
O circuito de Le Mans foi construído em 1965, a poucos quilômetros da cidade de Le Mans. A MotoGP fez sua primeira visita à icônica pista francesa no final dos anos 1960, permanecendo como uma das paradas até 1996. Após algumas modificações de segurança, o circuito de 4,2 quilômetros de extensão foi adicionado novamente ao calendário em 2000. Sua configuração com cinco curvas à esquerda e nove curvas à direita enfatiza a frenagem tardia, a aceleração forte e a tração traseira, o que proporciona grandes batalhas.
Confira a programação para o Grande Prêmio da França de MotoGP:
Sexta-feira, 10 de maio
05:45 – Treino Livre 1
10:00 – Treino Oficial – ESPN4 | STAR+
Sábado, 11 de maio
05:10 – Treino Livre 2 – ESPN4 | STAR+
05:50 – Classificação – ESPN4 | STAR+
10:00 – Corrida Sprint – ESPN4 | STAR+
Domingo, 12 de maio
04:40 – Warm Up
09:00 – Corrida Principal – ESPN4 | STAR+