Fabio Quartararo é vice-campeão da MotoGP 2022. Em uma corrida heróica no Circuito Ricardo Tormo em Valência, na Espanha, o piloto francês empreendeu todos os esforços para reduzir a diferença para o topo da tabela. Franco Morbidelli ainda ajudou o companheiro de equipe, ao adicionar alguma pressão sobre o rival direto de Quartararo na pista.
El Diablo largou de P4, mas rapidamente passou ao sexto lugar por conta da confusão da volta 1. Após uma dura batalha com alguns adversários, a torcida ficou hipnotizada com o duelo entre Quartararo e Francesco “Pecco” Bagnaia pelo quinto lugar, com os dois trocando de posição várias vezes nas primeiras voltas – vencido pelo francês. Na sequência, o piloto da Yamaha “baixou a cabeça” e trabalhou em busca do objetivo maior.
Com algumas quedas de outros pilotos e ultrapassagens, Quartararo cruzou a linha de chegada na quarta posição. Apesar de todo o esforço, os pontos não foram suficientes para superar a classificação de Bagnaia e o francês fechou a temporada como vice-campeão.
“Não foi suficiente lutar pelo pódio ou pela vitória. Estava mais quente hoje do que nos dias anteriores, e o lado esquerdo do meu pneu dianteiro ficou completamente macio. Foi nesse ponto que perdi a corrida. Estou um pouco decepcionado, mas quero dar parabéns ao Pecco pela conquista do título. Agora, mal posso esperar para experimentar nossa nova moto. Temos que comemorar esta noite. Na terça-feira (8), temos um teste muito importante para 2023 e estou muito motivado porque diz respeito à nossa futura moto”, concluiu.
Começando a corrida do P16, Franco Morbidelli ganhou uma posição já na primeira volta após o caos usual da saída. Após algumas saídas e uma disputa com Marco Bezechi, o pilto número 21 seguiu em frente. Com dois pilotos caindo a sua frente, rapidamente Morbido chegou ao 10º lugar – com Bagnaia em 9º. O italiano chegou a pressionar o rival de Quartararo na disputa pelo título, mas fechou a última corrida do ano na 10ª colocação.
“Foi uma boa corrida. Foi uma boa recuperação! Muita luta e muitas ultrapassagens. Fiz um bom retorno depois de perder muito terreno no início. Este é o momento de refletir sobre a temporada. Eu tenho que dizer ‘obrigado’ à minha equipe e minha equipe, porque todos eles aguentaram firme. […] Estou satisfeito por agora poder extrair velocidade da moto e poder passar de um piloto suave para um piloto agressivo. Estou satisfeito com isso e com a atmosfera na equipe. Foi uma temporada difícil, mas com um final feliz”, destacou.
Após a última corrida da temporada, Quartararo terminou em segundo lugar na classificação geral, com uma desvantagem de 17 pontos e um total de 248 pontos. Morbidelli terminou a temporada em 19º com 42 pontos. Após a 20ª rodada, a Yamaha ficou em segundo lugar, com 256 pontos, no Campeonato de Construtores, e a Monster Energy Yamaha MotoGP ficou em quinto no campeonato de equipes, com 290 pontos.
Confira o Top 10 do GP de Valência e a classificação final do campeonato
Grande Prêmio de Valência de MotoGP – Top 10
1. Alex Rins (Team SUZUKI ECSTAR)
2. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) +0.396
3. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) +1.059
4. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) +1.911
5. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) +7.122
6. Joan Mir (Team SUZUKI ECSTAR) +7.735
7. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) +8.524
8. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP) +12.038
9. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) +14.441
10. Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP) +14.676
MotoGP 2022 – Top 10 do Campeonato – Final
1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 265 pontos
2. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) – 248 pontos
3. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoG) – 219 pontos
4. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – 212 pontos
5. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 189 pontos
6. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) – 188 pontos
7. Alex Rins (Team SUZUKI ECSTAR) – 173 pontos
8. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – 166 pontos
9. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 152 pontos
10. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) – 149 pontos