O Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP apresentou uma das corridas mais disputadas da temporada. Fabio Quartararo e Franco Morbidelli largaram em P10 e P18, respectivamente, e aproveitaram todo o desempenho de suas Yamaha YZR-M1 para garantir P6 e P11 na bandeira quadriculada. No entanto, Quartararo ainda subiu uma posição no classificação final da prova após um dos pilotos receber uma punição – e conquistou pontos importantes para o ranking geral.
Quartararo largou do 10º lugar, manteve a posição nas primeiras curvas e conseguiu chegar à oitava posição na segunda volta, ansioso por permanecer entre os sete primeiros. Rodando logo atrás de Marc Márquez e Francesco Bagnaia, precisou prestar atenção a muitos outros pilotos ao mesmo tempo. O francês lutou com Raul Fernandez, Maverick Viñales e Marco Bezzecchi e ficou na nona posição a 18 voltas do fim. Quatro voltas depois, Alex Márquez caiu e Quartararo ficou em sétimo após ultrapassar Marc Márquez a nove voltas do final.
O francês tinha uma diferença de mais de um segundo para os pilotos à sua frente e decidiu buscá-lo rapidamente. Eliminar Luca Marini fez com que ele subisse para sexto, posição em que Quartararo terminou a prova, a 4.550s do primeiro. Porém, uma penalidade de três segundos para Aleix Espargaró colocou Quartararo na quinta posição.
Morbidelli largou em 18º e após as primeiras voltas movimentadas conseguiu se estabelecer na 17ª posição. Ultrapassou Takaaki Nakagami e Jack Miller para se colocar entre os 15 primeiros e seguiu trabalhando. A queda de Alex Márquez manteve ítalo-brasileiro na 14ª posição. Insisitindo no ataque nas últimas seis voltas, Morbido ultrapassou Enea Bastianini e Raul Fernandez. Ele então alinhou Joan Mir na última volta, para terminar o GP da Tailândia em 11º lugar, a 11,168s do líder da prova.
Os resultados de hoje elevam Quartararo ao 9º lugar na classificação geral, com 145 pontos. Morbidelli permanece em 13º, agora com 84 pontos. A equipe Monster Energy Yamaha MotoGP mantém-se na 6ª posição no campeonato por equipes, com 229 pontos, e a Yamaha mantém-se na 5ª posição no campeonato de construtores, com 165 pontos.
A Monster Energy Yamaha MotoGP volta à ação em duas semanas para o Grande Prémio da Malásia, no Circuito Internacional de Sepang, de 10 a 12 de novembro. A prova dá início à última rodada tripla do calendário, que fecha a temporada 2023.
Confira a classificação da MotoGP 2023 – Top 10:
1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 389 pontos
2. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 376 pontos
3. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) – 310 pontos
4. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) – 249 pontos
5. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – 198 pontos
6. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – 194 pontos
7. Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 170 pontos
8. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) – 164 pontos
9. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – 145 pontos
10. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) – 144 pontos