As corridas deste final de semana (7 a 9 de agosto) no Circuito Internacional do Algarve, em Portugal, foram de altos e baixos para Ton Kawakami, Meikon Kawakami e Felipe Macan, que disputam a categoria Supersport 300 no Mundial de Superbike.
As duas corridas foram interrompidas com bandeira vermelha após quedas de pilotos. No sábado, na sexta volta, um piloto caiu na frente de Meikon Kawakami, que teve que frear muito forte para escapar do acidente. O piloto, que disputava as primeiras colocações, acabou na 8ª posição. Ton Kawakami, que vinha fazendo uma corrida de recuperação, finalizou a prova na 11ª posição. Com problemas no banco da moto, Felipe Macan teve que voltar para o box ainda no início da prova, depois de conquistar algumas posições na largada.
A corrida de domingo também acabou com bandeira vermelha, desta vez na nona volta. Mas, antes disso, os pilotos brasileiros estiveram envolvidos na disputa pelas primeiras colocações, andando no pelotão da frente. Ton Kawakami chegou a andar no Top5, assim como seu irmão Meikon esteve perto dos ponteiros.
Ton teve um problema na corrente da moto e acabou abandonando. Meikon, depois de fazer a volta mais rápida da prova, mais uma vez viu um piloto cair na sua frente, mas dessa vez foi impossível desviar e acabou caindo. Já Felipe Macan, depois de largar de trás por ter sofrido uma queda na disputa da Superpole, fez boa largada, mas acabou saindo da pista após ser atingido por outro piloto e teve que fazer uma corrida de recuperação. O piloto finalizou na 25ª posição.
A próxima rodada do Mundial de Superbike será no Circuito de Aragon, na Espanha, nos dias 28, 29 e 30 de agosto.
Ton Kawakami corre o Mundial de SBK pela equipe MS Racing, com apoio do Programa bLU cRU Europa e com patrocínio de Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78, MG Bikes, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Meikon Kawakami e Felipe Macan correm o Mundial com apoio da Yamaha Racing Brasil e do Programa bLU cRU Europa, com patrocínio de Playstation, AD78, Motul BR, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Resultados:
Corrida 1 (sábado):
1) Ana Carrasco
2) Jeffrey Buis
3) Tom Booth-Amos
8º) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78
11º) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
DNF) Felipe Macan – Team Brasil AD78
Corrida 2 (domingo):
1º) Scott Deroue
2º) Unai Orradre
3º) Yuta Okaya
25º) Felipe Macan – Team Brasil AD78
DNF) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78
DNF) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
Classificação do Campeonato após 4 corridas (duas rodadas):
1) Scott Deroue / 67 pontos
2) Bahattin Sofuoglu / 57 pontos
3) Unai Orradre / 55 pontos
4) Ana Carrasco / 54 pontos
5) Tom Booth-Amos / 52 pontos
10) Meycon Kawakami – Team Brasil AD78 / 19 pontos
14) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil / 14 pontos
Ton Kawakami
SuperSport300
“Apesar de tudo, estou feliz pelo final de semana. Consegui trabalhar muito bem com a equipe, foi um final de semana muito produtivo e conseguimos andar na frente. Hoje larguei bem e andei no grupo da frente, brigando pelo terceiro, quarto lugar. Estava andando forte e me sentindo bem confiante, minha moto estava andando muito bem, minha equipe fez um trabalho muito bom. Infelizmente as coisas não saem como planejamos, mas agora é pensar pra frente e preparar pra Aragon. Quero dar o meu melhor lá e tentar um pódio.”
Meikon Kawakami
SuperSport300
“Graças a Deus estou bem após a queda. Infelizmente um piloto caiu na minha frente e não deu tempo de desviar. Mas isso faz parte do esporte. O final de semana foi positivo, durante todo o final de semana fomos constantes, a cada saída melhorando mais, então isso é o mais importante. Não tivemos o mesmo rendimento na reta que outros pilotos, mas estou satisfeito com o final de semana de um modo geral, aprendemos com os erros também. Vamos usar esses erros que cometemos aqui e em Jerez pra chegar mais fortes na próxima corrida.”
Felipe Macan
SuperSport300
“Quero agradecer a Deus por tudo, foi um final de semana muito produtivo. Consegui andar muito rápido, em todos os treinos eu consegui abaixar meus tempos e a cada treino eu estava mais perto dos ponteiros. Estava cada vez mais rápido e confiante. Na disputa da Superpole tive uma queda tentando melhorar meu tempo e com isso tive que largar em 29º. Na primeira corrida estava andando bem, já estava entre os 20 primeiros na segunda pra terceira volta, buscando o pelotão da frente, tentando a zona de pontuação. Acabei tendo um problema com a moto e tendo de recolher pro box. No domingo estava mais confiante, larguei bem demais, consegui ganhar muitas posições nas duas primeiras curvas, mas na terceira curva um piloto caiu e acabou me jogando pra fora da pista. Voltei em último e tive que fazer uma corrida de recuperação, acabei finalizando em 25º. Não estou satisfeito com o resultado, mas vamos pra Aragon mais focados pra que seja tudo perfeito.”