A chuva não deu trégua para os talentos do Mundial de SuperBike neste fim de semana na República Tcheca. A rodada, realizada no circuito de Most, registrou muitas quedas, mas também foi marcada por uma estreia bem sucedida: mesmo com a pista molhada, o brasileiro Kevin Fontainha fechou sua primeira corrida na categoria WSSP300 com um P4 muito celebrado.
Fontainha integrou o time brasileiro como convidado da etapa e aproveitou para deixar sua marca. Os pilotos do AD78 Team Latin America enfrentaram uma dura competição já na Superpole: Humberto Maier, o Turquinho Jr., garantiu um lugar na segunda fila, em P4; Enzo Valentim largou de P12 e Fontainha foi P20.
Durante a Corrida 1 a chuva foi protagonista: com a pista muito molhada, a prova registrou muitas quedas e um resultado que mexeu com a disputa do campeonato. Com muito trabalho de pista, Turquinho Jr. terminou em P23, mas Valentim e Fontainha não conseguiram finalizar a prova.
Na Corrida 2 a história mudou. Após muito estudo e ajustes de estratégia, os resultados também mudaram. Kevin Fontainha, em sua segunda corrida no Mundial de SBK, deixou 15 adversários para trás e terminou a prova em quarto lugar. Turquinho Jr. cruzou a linha de chegada em P9. Pouco depois, Enzo Valentim terminou em P24.
“Foi uma corrida meio doida, no começo ia ser de seco e começou a chover no meio do grid, mas muito boa. Saí de P19 e cheguei em P4, a muito pouco do pódio, mas bem feliz com o resultado. Agora vamos com tudo para a próxima, pro campeonato europeu, e muito obrigada pela torcida”, celebrou Kevin.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos pilotos sob a chuva de Most, Turquinho Jr. segue na briga pelo título da competição. Faltando três rodadas para o fim da temporada, o brasileiro é o sexto colocado com 99 pontos, com apenas 18 pontos de diferença do líder, o espanhol Jose Luiz Gonzalez, que tem 117. Enzo Valentim está na 16ª posição, com 34 pontos.
Os brasileiros voltam à pista do Mundial de SBK para a sexta etapa da categoria WSSP300 entre os dias 8 e 10 de setembro em Magny-Cours, na França.
Categoria principal
Toprak Razgatlioglu, da Pata Yamaha Prometeon, venceu a Superpole Race da categoria principal no Mundial de SuperBike. O turco ainda ficou em segundo lugar na Corrida 1, mas bateu e não terminou a Corrida 2.
Andrea Locatelli, companheiro de Toprak, não finalizou a Superpole Race, mas terminou a Corrida 1 em P6 e a Corrida 2 em P7. Com os resultados da etapa, Toprak segue como vice-líder da competição, com 353 pontos. Locatelli é o quarto, com 227 pontos.
A equipe Yamaha AD78 Team Latin America by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing, Terranew, Pirelli, FIM LA, PlayStation, LS2, Alpinestars, iPlantflorest e M78.