Com a presença do líder do Campeonato, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), do atual campeão e vice-líder Joan Mir (Suzuki), de seu companheiro de equipe Alex Rins, de Jack Miller (Ducati), duas vezes vencedor neste doido 2021, do pole em Silverstone Pol Espargaró (Honda), de Aleix Espargaró, vindo de inédito pódio com a Aprilia e do seu novo companheiro de equipe Maverick Viñales, vai começar a 13ª coletiva de imprensa da temporada.
O narrador oficial Steve Day faz as introduções e começam as perguntas da organização.
Para Quartararo sobre a liderança e uma pista difícil pora ele. “Bem, estou em uma situação muito diferente de 2019, sensações diferentes com a moto, muito melhor, não é uma pista que eu goste, óbvio, mas isso não é muito importante, vou trabalhar do mesmo jeito e lutar pelas melhores posições. Acho que tenho o que não tive ano passado, consistência, sem altos e baixos, para lutar pelo Campeonato a chave é consitência”.
Para Mir, sobre sua posição no Mundial e os pontos perdidos em Silverstone. “Foi triste em Silverstone, esperava mais, mas tive problemas na corrida e não pude terminar melhor. Estou em P2, mas não estou satisfeito. Precisamos começar bem aqui e lutar pela vitória domingo. Vou dar o meu melhor e ver o que acontece. Comparando com o ano passado, perdemos ritmo, pioramos porque não melhoramos alguns aspectos, mas faltam algumas corridas e vamos ver se melhoramos”.
Para Miller sobre Silverstone (P4). “Sim, foi bom melhorar nofim da prova, mas não consegui chegar ao pódio. Melhorei do meio para o fim, mas o pódio de Aleix foi especial,. vamos ver o que podemos fazer aqui em Aragón. Penso que temos uma moto mais consistente, com bom desempenho em todas as pistas, mas vamos ver a partir do TL1, o tempo está meio indefinido, mas fomos ao pódio em 2019, ano passado caí na Curva 2, mas estou em 5º no Mundial e vou tentar mais pontos”.
Para Viñales, sobre a estreia. “Estou muito motivado, faminto e ansioso para começar esta história com a Aprilia, quero acelerar, é minha prioridade, aprendo rápido e isso é o mais importante. A moto está bem, o resultado de Aleix prova isso, quero adquirir experiência e aprender, essa é minha meta.”
Para Aleix sobre o pódio indo para uma pista boa para ele e a moto. “Sim, estou mais confiante depois do resultado, nosso nível é alto, mas aqui é outra história, estou mais relaxado e quero continuar lutando pelo pódio, a moto e eu gostamos daqui, o clima parece melhor do que ano passado, quando estava muito frio, vamos tentar um bom resultado aqui. Estou muito feliz com a chegada de Maverick no melhor momento da Aprilia, feliz por ele voltar a correr e temos um time bom aqui, com Sava(dori) nos testes, o nível é alto eu sei, motos e pilotos muito fortes, mas o desafio é bonito e eu e Maverick vamos com tudo”.
Para Rins sobre o bom resultado como início de uma nova fase. “Sim, depois dos altos e baixos no início do ano o pódio foi ótimo, gosto desse traçado e nossa moto vai bem aqui, vamos a 100%. É difícil aceitar a situação, mas depois das férias comecei a aproveitar mais as corridas, na Áustria fomos bem e mostramos nosso potencial em Silverstone, vamos ver como iremos aqui. Estive passeando de tirolesa com Jack, Gardner e Zarco, foi bacana, mas o importante é a corrida”.
Para Pol sobre o embalo da pole na Inglaterra. “Não sei, tudo muda a cada corrida, nosso trabalho duro está valendo a pena, vamos trabalhar duro, nosso objetivo é manter o ritmo para o resto do ano, e se não for possível preparar a pré-temporada. Nós, pilotos Honda, não temos mais chances, mas foi bom em Silvertsone e estou trabalhando forte para tornar a Honda uma moto melhor nessa metade do ano. Lutei com o grupo da frente em Silvertone, foi diferente ao que eu estava acostumado, eles não fazem loucuras, são suaves nas ultrapassagens, não trocam de posições, estão focados em quem está na frente. Mas aqui é diferente, a pista é boa para Honda, mas como Jack disse, de um ano para outro tudo muda, o clima muda, vamos ver as temperaturas que vamos enfrentar este ano.
Perguntas de motojornalistas
Pecino para Pol sobre a aderência traseira em Silverstone. “Sim, muitos estão lidando com isso (tração) para curvar mais rápido, todas as marcas ajustam o motor, mas também no chassi. Em Silverstone a temperatura estava baixa e o asfalto novo, o que nos ajudou. Gostaria de ter mais frio motor para para a moto, acho que você tem mais situações de baixa aderência do que de alta, mas vamos lidar com isso”.
Para Maverick sobre a Aprilia comparando com a Yamaha. “Difícll dizer, não tive tempo, tenho intimidade com ela, o torque é muito diferente, é uma moto muito boa e estou gostando muito”.
Para Maverick sobre a moto. “Eu estava bloqueado e precisava fazer algo diferente, precisava mudar. Mudei, gostei, sinto que vou melhorar no fim de semana, não tem porque ficar em casa, quero me adaptar rápido à moto”.
De Franco, italiano, para Maverick de novo, sobre a moto. A pergunta não sai para a sala de conferências, os pilotos riem, o motojornalista holandês pede desculpas e a pergunta é sobre a importância de Aleix nessa mudança de equipe. “Muito grande, eu confio nele, falamos se a moto é boa, falamos sobre até onde podemos chegar, isso me convenceu”.
Para Aleix, do lusitano Matias, da Motorcycle Sports (que é muito bom) e para Maverick.
Aleix, sobre concessões. “Eu não gosto, é bom ter para melhorar, mas agora precisamos correr com as mesmas regras, é hora de mudar, vou fazer o máximo para que isso aconteça ano que vem. Vou ganhar uma corrida ou obter mais pódios para que isso aconteça”.
Maverick, sobve a hipótese que o pai dele mencionou de ele ir para o Mundial de Superbike. “Meu pai falou nas superbikes antes de eu fechar com a Aprilia; essa é a missão agora e não pensamos mais nisso”.
Louis, da Motosport, para Maverick sobre a Yamaha. “Não quero falar da Yamaha, nas outras, estou na Aprilia, os 2 dias em Misano foram ótimos, quero pilotar, correr, melhorar, só penso nas corridas, estou motivado e tenho paixão pela MotoGP, vou seguir assim”.
Tammy, de Israel, para Maverick sobre a Yamaha, claro. “Nesse momento não me importo com a estrutura da equipe, Aleix faz um ótimo trabalho, quero aprender e nada mais”.
Na sequência, os top 3 pilotos da MiniGP Espanha farão perguntas. Começando pelo líder Alberto Enriquez para Quarataro, sobre técnicas de pilotagem e concentração antes da laregada. “Para mim cada piloto tem sua maneira de se acalmar e relaxar. Eu gosto de conversar com meus mecânicos, mas quando fecho o capacete não penso em mais nada. Mas antes disso o que eu faço é conversar com meus mecânicos e com a minha equipe”.
Izan Rodrigues para Pol sobre rotinas de fim de semana. “Acordo e tomo um grande café, porque preciso de adrenalina, então coloco o macacão, converso com Ramon Aurin, o telemetrista e os técnicos de suspensão. Aí ligo a moto e vou com tudo, minha dieta pode mudar, mas isso não muda”.
Pablo Olivares para Aleix sobre rotina também. “Ei Pablo, eu adoro ciclismo, melhora meu ritmo cardíaco e me ajuda junto com a dieta, recomendo o ciclismo quando você está em casa”.
Encerrando, os pilotos devem escrever em uma lousa as respostas às perguntas:
1 – Quem ganhou a 1ª corida do GP da Espanha e o 1º GP da Austrália, apelaidado de o ‘Mago de Wollogong”.
Eles escrevem e viram os quadros. A resposta certa é Wayne Gardner, Jack, Maverick, Rins acertaram.
2 – Eele foi o 1º a ganhar dois campeonatos por marcas diferentes, pela yamaha Honda e Cagiva, última vitória na Hungria em 1992. Eddie Lawson, claro, quem leva? Quarta escolheu Spencer e só Jack Miller acerta,e chama os outros de desmemoriados, hehe.
3 – Piloto Honda, Maior número de poles na temporada (12) e 10 vitórias em sequência.
Só Miller acerta, Mick Doohan, o resto colocou Marc Márquez acho que eu iria errar essa, hehe.
E acabou.
Como se esperava, holofotes postos em Maverick Viñales, que se saiu bem do interrogatório, err da coletiva.
Amanhã é fazer como Quartararo disse, ‘fechar o capacete e não pensar em nada – além de ser o mais veloz’.
Maneiro.
Nos vemos na pista…
Braaaaaaap!
PS – Relevem eventuais erros de digitação e similares, a pressa é inimiga da perfeição