Com a presença do líder do Mundial de MotoGP Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), do vice-líder Pecco Bagnaia, do 6 vezes vencedor do GP das Américas Marc Márquez, do campeão da Moto2 2020 e vindo de pódio em Misano Enea Bastianini e dos heróis locais Joe Roberts e Cameron Baubier, vai começar a 15ª Coletiva de Imprensa do Mundial de MotoGP 2021.
O primeiro a chegar foi Pecco Bagnaia, que ficou futucando no celular até a chegada de Marc Márquez, depois os americanos, Enea e Quartararo. Opa, errei, Cameron Baubier não deu as caras ainda, e já se passaram quatro minutos do horário de largada, err início.
Enfim chegou o puto – jovem, em português lusitano -, vamos lá.
Feitas as apresentações, o narrador Steve Day formula as perguntas oficiais da organização.
Opa, não é o Steve Day, mas o comentarista Matt Birt quem comanda hoje, e lá vamos nós.
Para Quartararo, sobre as memórias de Austin. “Estou feliz por estar de volta, é uma pista que eu gosto, fui bem em 2019 no meu primeiro ano na MotoGP, agora estamos melhor, o objetivo é bons pontos, a reta oposta vai ser difícil, mas temos o 1º e 4º setores para recuperar. Em Misano tive alguns momentos atrás de Jack, mas quando passei vi Pecco e tentei buscá-lo, foi divertido, não consegui, mas foi bom, não quero ir além dos meus limites, mas se puder ir melhor do que lá ficarei muito feliz”.
Para Pecco sobre manter o ritmo. “Estou muito otimista, adoro vir aqui na América, nossa moto vai bem, ganhei as últimas duas corridas, o setor 1 não é bom pra nós, senti isso em 2019, este ano com a nova superfície deve estar melhor, vamos ver. A Yamaha vai bem aqui e a Honda de Marc também, vamos ver. Não sei se a Ducati vai vencer aqui, este ano somos rápidos em alguns circuitos, sofremos em outros, então esse setor 1 é parecido com o de Silverstone e fomos velozes lá, acho que temos chance des estar na frente e ser competitivos”.
Para Marc sobre o domínio da pista em sentido anti-horário. “Sim, comparar Misano e Austin não dá, mas gostei da corrida lá. Este ano estou sofrendo mais do que aproveitando, temos grandes pontos de frenagem aqui, felizmente para a esquerda, vamos ver do que somos capazes, No teste de Misano testamos o porto de 2022, bem diferente, a Honda está trabalhando duro, melhoramos alguns pontos, meus comentários e os de Pol foram paracidos, o primeiro contato foi bom, mas precisamos testar em outros lugares, a aderência lá é fabulosa, mas precisamos de mais testes para 2022”.
Para Enea, sobre os elogios dos lendas sobre sua atuação. “Sim, foi muito bom lutar com esses caras, a moto é incrível, você pode frear tudo, mas Misano é uma das minhas pistas favoritas, ando muito lá, aqui é outra pista, temos que entender a moto, Marc é craque aqui, vamos ver como estaremos. É possível fazermos outra boa corrida; nunca andei de Ducati aqui, mas estou indo paso a passo me aproximando dos meus objetivos. O top 6 é possível, mas não será fácil”.
Para Roberts sobre correr em casa de novo e confirmado na Italtrans 2022. “É maravilhoso estar aqui de novo, um americano correndo na América, os fãs dizendo alô, adoro Austin, é uma das minhas cidades favoritas, tem a música e tal, não vou a shows este fim de semana, mas acho que os fãs vão gostar. Está sendo uma temporada difícil para mim e para a equipe, estamos com dificuldades, mas a classe é imprevisível, quero me recompor, a equipe acredita em mim, eu acredito neles e queremos fechar bem o ano para começar melhor ano que vem”.
Para Baubier, que conhece a pista e tem o apoio da torcida. “Como Joe disse, é muito especial estar aqui, em 2019 eu estava no MotoAmerica, então quero começar bem na sexta, a temporada é difícil, o nível de talento na Moto3, Moto2 e MotoGP é incrível, espero que o tempo colabora para que eu possa ir bem. Minhas metas são grandes, este ano eu fiz alguns testes, acho que a melhor coisa é o meu novo chefe mecânico, que me disse para focar em conhecer e aprender, a Europa é muito maneira, vamos ver como nos sairemos”.
Perguntas de motojornalistas.
Para Marc, Fabio e Pecco, sobre a opinião de Michel Fabrizio sobre a perda de Viñales.
Marc. “Primeiro quero dar meu apoio a Maverick e sua família, é duro, muito duro. Quando li sobre os comentários daquela pessoa, não entendi como um piloto pode dizer aquilo. Não vou falar sobre isso, é uma perda de tempo, mas precisamos melhorar os riscos, precisamos rever os riscos”.
Fabio. “Não li, mas as pessoas às vezes gostam de falar, todos olham para Marc porque nos últimos dez anos ele é o melhor, então acho que ler coisas assim é uma perda de tempo”.
Pecco. “É uma falta de respeito, não quero saber desse tipo de coisas”.
Para Marc sobre o preparo físico nesta pista. “Acho que essa pista se adapta ao meu estilo, desde que estivemos aqui na pré-temporada de 2013 eu achei a pista boa, apesar das ondulações. Agora devo sofrer nas mudanças de direção, especialmente na longa direita no setor 3, mas quero aproveitar a pista, tentarei me divertir”.
Para todos, sobre curvas à esquerda, preferência da maioria dos pilotos.
Fabio. “Não sei porque, mas me sinto melhor na direita, tenho essa preferência, acho que é mais natural”.
Pecco. “Prefiro esquerdas porque o freio é do lado direito, me sinto melhor assim”.
Marc. “Prefiro as esquerdas, claro, mas depende da moto, acho que no motocross e dirt track temos mais curvas à esquerda, talvez por isso”.
Enea. “Prefiro as esquerdas, mas meus tempos dizem que sou mais rápido para direita, hehe”.
Para Marc sobre o desenvolvimento da moto. “Estamos buscando mais rapídez, mais suavidade, mais capacidade de giro, mais tudo, mas nosso maior problema este ano é aderência traseira, estamos testando conceitos diferentes mas não podemos perder um de nossos pontos fortes, as entradas de curva, balanceamento, equilíbrio. As peças novas não estão fazendo muita diferença, precisamos analisar mais”.
Para os americanos sobre desempenho em casa.
Joe. “Não sei, nunca andei de Kalex aqui, mas estou otimista depois dos últimos resultados, além da motivação extra de estar aqui, vou dar o meu melhor”.
Cameron. “Acho que me falta experiência de pista, na minha cabeça eu conheço as pistas, mas nas 5 primeiras voltas é muito difícil, buscar os tempos, mas não importa em que posição eu termine o domingo, estou progredindo. Nossos resultados não mostram isso, mas estamos mais confortáveis, queremos fechar bem o ano para partir com tudo ano que vem”.
Para Cameron, sobre a diferença das motos de linha e os protótipos. “As motos de competição são muito mais rígidas, o pneu dianteiro é mais largo do que o da R1 que eu pilotei, estou aprendendo e querendo melhorar”.
Para Enea, sobre o que ele aprendeu andando no grupo da frente. “Sim, aprendi muito, mas como sempre, preciso treinar ainda mais, aprender a ser constante, minha sensação é sempre boa no fim da corrida, sempre fui assim, ano que vem vou andar de 2021, Pecco disse que a moto é muito boa, estou animado”.
Para sobre a ausência de Maverick Viñales e o que pode ser melhorado em segurança.
Fabio. “É uma situação difícil para todos, o que houve em Mugello e depois em Jerez. Para Maverick foi duro, mas não quero falar sobre isso e me colocar em uma situação complicada”.
Pecco. “É muito ruim, para Maverick mais ainda, achei correta a decisão dele de não correr, mas é difícil falar sobre isso”.
Marc. “A decisão Maverick não correr foi normal. A Dorna tenta melhorar, mas o risco está sempre lá. hà 20 anos era pior, é difícil incentivar novos talentyos, são muitas categorias, muitas corridas, Superbike, Espanhol, talvez com menos categorias fosse diferente”.
Para Pecco sobre os limites da Ducati.
“Acho que é o mesmo para todas as fábricas, é uma pista exigente no preparo físico, nossa moto não é pior do que as outras nisso, não vou mudar minha estratégia, primeiro tempos que começar e depois ver o que é possível”.
Para Marc, sobre pontos fortes e fracos de Fabio e Pecco e pontos fortes das suas motos. “Os dois são muito fortes, e quando você luta pelo Campeonato consegue um esforço extra. O ponto a favor de Quartararo é a vantagem no Campeonato, enquanto Pecco não pode cometer erros. Pecco é muito bom nos circuitos stop and go e Quartararo nas pistas fluidas, ambos são muito bons, boa sorte a eles”.
Para todos sobre como melhorar a segurança.
Fabio. “Em cada corrida temos a Comissão de Segurança. Acho que já melhoramos, mas como Marc disse não vejo como melhorar mais a curto prazo”.
Pecco. “Os equipamentos melhoraram muito, mas não é fácil aperfeiçoar mais”.
Marc. “Temos melhores equipamentos, áreas de escape, Direção de Prova, mas não vejo como melhorar mais agora. Como falei, são tantas categorias, com 5 ou 6 se você é bom o suficiente, corre, se não, não corre. Mais categorias significam mais largadas e mais riscos nas primeiras voltas, isso é impossível de controlar. As Comissões têm mais experiência e tomam as decisões”.
Para Marc, sobre novas peças. “Claro que não podemos usar as motos 2022, mas temos algumas ideias que podemos usar aqui, alguns componentes vamos usar aqui, vamos ver se dá certo”.
Para Marc, Pecco e Fabio, sobre Alex Rins ter falado de limites de pista, o que eles acham de 2 avisos antes de penalizar.
Fabio. “Acho bom. Misano é uma pista onde é fácil exceder os limites da pista, mas está ok para mim”.
Pecco. “Para mim está certo assim, se exceder a zebra pode gerar um tombo, se você for no verde está sujeito a essas regras”.
Marc. “Acho que os avisos e depois penalizar é bom. Se você tem chance de ir no verde, tem mais margem, acho que 2 avisos e punição resolve, as áreas de escape estão ali por segurança. os avisos são postivos, são uma coisa boa para a segurança”.
Perguntas de minipilotos
Para Marc, como lidar com a pressão. “A pressão está sempre lá, as pessoas esperam que você faça uma grande corrida. No início eu ficava nervoso até na coletiva, mas com o passar dos anos isso mudou. Vou tentar fazer uma grande corrida, mas o pódio é um excelente resultado também”.
Para Joe e Cameron, sobre americanos na MotoGP. “Sim, é muito legal, teremos Sean Dean Kelly ano que vem, seremos 3 americanos na MotoGP”.
Para Fabio, sobre confiança. “Acho que confiança se constrói, motivação também, quando a moto é boa, a sensação também, você vai mais perto do limite, isso vem com o tempo e o entrosamento com sua moto”.
Para fechar, enquete sobre que lenda americana está na imagem. Bem difícil a primeira, talvez Mamola, vamos ver o que eles dizem.
Ninguém sabe ao certo, Mamola para Marc e Fabio, o único que acerta é Joe Roberts, que escreveu Eddie Lawson.
A 2ª questão é ainda mais difícil, bem sem graça esse joguinho, mas vcamos lá.
Marc acerta, é Kevin Schwantz.
A 3ª pergunta é mais recente, Rossi, Tamada e…
Kenny Roberts Junior, ninguém acerta.
Mais uma, que chato pra eles.
Todos escolhem Nicky Hayden, acertaram.
A útlima parece ser Wayne Rainey, acertei e Joe Roberts também.
O californiano venceu o desafio, que lhee traga sorte. Todos lamentam não ter nenhuma foto de Randy Mamola.
E eu também, hehe.
Amanhã começa, e os horários são diferentes, treinos da manhã começando às 11h de Brasília e a transmissão dos treinos da tarde larga às 15:15, AO VIVO nos canais ESPN/FOX Sports.
Nos vemos na pista…
Braaaaaap!
PS – Releve eventuais erros de tradução e digitação, a pressa é inimiga da perfeição.