Com as presenças de Enea Bastianini, líder do Mundial, Miguel Oliveira, vindo de vitória na Indonésia, Fabio Quartararo, campeão do mundo reinante e Johann Zarco, vindo de pódio na Indonésia, vai começar a 3ª coletiva de Imprensa da Temporada.
Precedida de uma declaração extraordinária de Carmelo Ezpeleta, Diretor Executivo (CEO) da Dorna, sobre os contratempos do GP até agora.
Começamos com ela.
Carmelo sozinho no palco, a autoridade máxima do Mundial tira a máscara e vai começar.
Matt Birt conduz, confirmando que, por conta dos atrasos dos voos da Indonésia, não teremos Treinos na sexta-feira.
Carmelo: “Bom dia a todos, há 2 semanas tivemos a corrida em Lombok, deu tudo certo, mas na quarta-feira um dos voos para Argentina teve problemas em Mombassa, África. Mandamos o voo de volta, mas houve novos problemas técnicos em Mobassa também com esse voo, que perdeu um dos motores. Pedimos um voo de Londres ou Paris para Mombassa, que chega lá em 2 horas e, teoricamente, se tudo der certo, o voo chega às 8 ou 9 da noite aqui, trazendo as coisas para a corrida.”
Começam as perguntas de jornalistas, aí vão as respostas de Don Carmelo.
“Nós temos informações de que o voo chega por volta de 8 da noite, mas aprendemos muito em situações desse tipo nos últimos 30 anos. Essas coisas contecem. Usávamos uma copanhia russa, mas esses voos estão proibidos agora, estamos fazendo de tudo para resolver o problema. Não temos nenhuma outra solução a não ser esperar o conserto em Mombassa e com sorte termos as coisas aqui.
É uma oportunidade para fazer tudo em 2 dias quando temos corridas seguidas, mas infelizmene não temos como resolver ess situação. Organizamos 499 GPs e essa é a primeira vez que acontece algo assim. Nada vai mudar em agenda 3 ou 2 dias, estamos prontos para fazer em 3 dias, aparentemente, pelo que soubemos há somente 140 voos de frete no mundo agora, é infelizmente parte da situação, somos clientes e estamos fazendo o melhor para resolver a situação, mas é como a meteorologia e coisas assim, são incontroláveis e parte do jogo.
Acho que 20% dos voos de ferte são de companhias russas e estão sendo afetados.
Sobre o calendário, nada muda é muito difícil reduzir, há muitos interesses envolvidos. Montar o calendário é sempre difícil, tentamos controlar tudo, mas nem sempre podemos. Estão faltando pneus, peças da Gresini e da VR46 e outras coisas.
É irrelevante se o treinos são na sexta ou no sábado, esse foi um problema com o voo, mas a solução não se aplica a outros Grandes Prêmios.”
E acabou.
Próxima fase, pilotos no palco para as perguntas da organização, seguidas das perguntas dos jornalistas.
Dadas as circunstâncias, espero um bombardeio…
Dois minutos de atraso, Zarco e Bastianini estão em suas cadeiras, Oliveira é o terceiro a chegar.
Eles conversam entre si, e o papo pode ser, ‘será que o campeão ficou retido no Quênia’.
Mas eles não deram essa sorte, hehe, Quartararo assume seu lugar e começam as perguntas.
E a primeira é para Enea, sem motos e Miguel sem uma moto.
Enea: “Sim, no momento não temos nada, moto, box, hehe, mas acho que sábado vamos estar na pista.”
Miguel: ” Posso me sentir feliz, para nós falta só uma moto e outros não têm nada, vamos ver o que os mecânicos vão fazer, mas estou feliz, podia ser pior.”
Quartararo: “Eu tenho tudo, então podemos começar, hehe. Agora sério, é uma vergonha, porque os mecânicos vão ter que trabalhar muito, mas para a TV vai ser bom, muita ação concentrada em um dia, vamos ver como vai estar a pista.”
Zarco: “Vai ser difícil, apenas uma noite para montar tudo, mas acho que eles vão se sair bem e sábado será um dia intenso, a pista pode estar escorregadia, eu gosto dela, apesar das dificuldades espero fazer uma boa corrida.”
Enea, sobre a Indonésia molhada. “Sim, em Mandalika foi a minha primeira vez na chuva, a corrida parecia um desastre, mas fui passo a passo recuperando, gostei da minha corrida mas não do resultado. Aqui na Argentina podemos ser rápidos. Não andei de MotoGP aqui aqui, vai ser duro, mas estamos prontos. Minha moto 2021 pode ser rápida nessa pista, a aderência não deve ser perfeira como em Mandalika e no Catar, mas gosto dessas condições. Vou estar concentrado especialmente no sábado, que vai ser um dia longo e pretendo ser rápido nas Qualis.”
Oliveira, sobre a Indonésia. “Clato que Mandalika marca um passo importante nos meus resultados, há muito tempo não conquistava tantos pontos, eram condições desafiadoras, mas fomos rápidos também no seco e penso que poderia lutar pelo pódio lá no eco também. Aqui quero ser competitivo e lutar no grupo da frente. O fim de semana pode ser muito bom. Nossa moto 2019 não era competitiva como essa, não há razão para não sermos competitivos agora. Meu início de temporada foi com zero pontos, e de lá para o topo do póidio. As largadas são muito importantes e preciso me classificar bem; esses são meus objetivos principais.”
Quartararo. “Foi super importante o resultado de Mandalika, pista nova, asfalto novo, fomos bem no seco, mas quando começou a chover foi louco, demorei um tempo para ver que poderia ser rápido naquelas condições, não mudamos a moto, ela estava com muita tração, mas aqui espero menos aderência. Basicamente no Catar ano passado tivemos 3 dias de testes, então a pista limpou. Esse ano não tivemos testes no Catar. Aqui estamos de volta pela primeira vez desde 2019, é difícil dizer o que esperar, mas vou dar o meu melhor, meu máximo, para estar perto dos caras da frente. Há quatro anos fui muito mal aqui na Moto3, P28, muito longe, nunca se sabe se sua carreira vai decolar ou não. De lá, a pior corrida da minha carreira, até aqui, minha melhor fase, tudo mudou, mas estou feliz por voltar nessas condições e vou tentar lutar pela vitória.”
Zarco. “Tenho boas memórias da Moto2 aqui, pista rápida, curvas longas, tive bons resultapos aqui em 2017 e 2018 lutando pela vitória. Na KTM foi diferete, mas agora estou na Ducati, me sinto melhor, quero usar o pleno potencial da moto e meu pódio em Mandalika foi um bom impulso. Com a mudança de agenda teremos que ser espertos, mas ao mesmo tempo rápidos, especialmente nos Qualis. Vamos ver, quando a pista está suja é difícil achar os limites, mas quando a aderência melhora tudo muda; é difícil afirmar antes, são sensações diferentes e queremos ajustar a moto.”
Perguntas de jornalistas.
Sobre a agenda de dois dias:
Enea. “Não sei, é um pouco diferente, mas para mim é um pouco como o mesmo, vamos ver o sábado como vai ser, veremos.”
Miguel. “Não sei, nunca ouvi essa sugestão no passado, vai ser uma experiência única. Acho que para nós 3 dias é melhor, com certeza.”
Quartararo. “É melhor que um dia só, hehe, será uma grande experiência testar a agenda de 2 dias. Eu prefiro 3 dias, mas para os mecânicos e as famílias seria melhor em 2.”
Zarco. “Da minha experiência pode funcionar, mas para a equipe 3 dias é tecnicamente melhor, mais tempo com a moto. Se fizerem tudo em 2 dias no futuro vão economizar dinheiro em hotéis, etem a economia e tal, mas acho que não é bom para o esporte. Pode ser bom para o show sim, mas não para o esporte.”
Quartararo, sobre lidar com a falta de aderência na pista. “Não sei como preparar isso, vou tentar melhorar a tração traseira, que é muito importante, mas o tempo que teremos é muito curto, quando temos tração vamos muito rápido, espero que a moto funcione bem. Tentei muitas coisas no Catar, mas não dei sorte depende de cada curva, eu não teho como me preprepar para isso.”
Zarco sobre o veto aos abaixadores de suspensão dianteira em 2023.” Eu gostaria de usar o abaixador este ano para levar vantagem, não acho que a moto fique mais perigosa e gostaria de continuar esse desenvolvimento, que foi bem na pré-temporada.”
Sobre a nova chicane na Áustria, se eles gostaram:
Enea. “Vi a a nova chicane, achei estranha demais, mas vamos testar, agora a reta ficou muito curta, acho que a 1ª volta vai ser bem difícil, achei melhor pra F1 do que para a MotoGP.”
Miguel. “Foi uma mudança pedida pelos pilotos para chegar na Curva 3 mais devagar, você chegava inclinado a mais de 300 kmh, acho que a Dorna e a organização fez o possível para atender os pilotos. Não é fácil mudar o traçado, a área é cercada de restrições ambientais, acho que teremos que um esforço para fazer essa solução funcionar. Se não teremos que voltar à versão anterior e terá sido perda de tempo.”
Quartararo. “Para a segurança ficou melhor, mas para a pilotagem não. Do meu lado, como minha moto é agil nas curvas, quanto mais chicanes nas retas, melhor, hehe, quero uma aqui, uma em Barcelona, quero uma chicane a cada 800 metros de reta, nós vamos chegar muito mais rápido nas curvas, hehe.”
Zarco. “Concordei com o pedido da chicane, mas quando a vi achei chocante, não sei se vai dar certo do jeito que eles fizeram, mas vamos ter que nos adaptar, acho que vamos chegar lá em 4ª e não mais em 5ª. Ficou tipo Fórmula 1, vamos ter que nos adaptar.”
Para eles sobre o ‘jet lag’ da Indonésia para a Argentina:
Enea. “É um pouco estranho, acho que agora é, sei lá, noite na Indonésia, mas estamos na MotoGP e temos que adaptar nossos estilos de vida. para mim não é problema, tenho melatonina na minha bagagem e me sinto bem.”
Miguel. “Para mim não é problema, bebo um ou dois energéticos e não remédios como o Enea.”
Quartararo. “Acordo às 5, ão sei lidar muito bem com isso. Cal (Crutchlow) uma vez meu deu um dos seus tabletes mas foi demais, hehe. Eu acordo às 5 e fico acordado o dia inteiro, mas é melhor, os tabletes de Cal me fizeram ver pinguins subindo na minha cama, haha.”
Zarco. “Normalmente do Leste pro Oeste é menor ruim o jet lag, Felizmente tivemos uma semana para nos adaptar e descansar. Os primeiros dias são estranhos à noite, mas eu gosto da vida que levo, E viajo de executiva, o que aajuda a descansar.”
Enea sobre liderar depois de 2 GPs, se ele espera continuar à frente. “Não sei, hehe, sou lider no momento, mas a temporada é longa, estamos indo para a 3ª corrida aqui na Argentina. Meu plano é estar nos top 5, mas não é problema meu pensar no futuro agora, quero entender mais a moto, a 2021 é incrível, muito melhor que a 2019, vamos ver o que podemos fazer com ela.”
Para todos, sobre se alguma fábrica leva vantagem na agenda de 2 dias.
Enea. “Não sei agora, vamos ver o que acontece amanhã. Acho que você tem que concentra mais, pois o intervalo entre as sessões é menor, menos tempo para modificar a moto, menos tempo para tomar a melhor decisão o mais cedo possível”
Miguel. “Não, não vejo uma fábrica levando vantagem porque tem mais ou menos motos, se fosse assim os oturos teriam mais motos em todas as orridas, então não é o caso.”
Quartararo. ” Não creio, acho que basicamente vai depender da aderência da pista, mas não acho que alguma fábrica vai levar vantagem por ter mais informações, todos vamos começar iguais.”
Zarco. “Vamos ver como está o asfalto, a aderência, se tiver mais ou menos ajuda ou não, talvez com esse formato as diferenças sejam maiores neste fim de semana.”
Fechando a coletiva, placas de isso ou aquilo do GP da Argentina
Prefere liderar o seguir o lider. todos liderar, claro
Quem é o melhor futebolista, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo
Zarco, Messi, Enea Cristiano, ex-Juventus, hehe.
Quartararo, prefere Messi, seu ídolo de infância. Miguel vai de Cristiano Ronaldo, óbvio
Federer ou Nadal
Nadal para Zarco, Miguel, Enea, Federer para Quartararo, pela manobra reversa, o backhand, que é espetacular.
LeBron James ou Stephen Curry
LeBron para Quartararo, Enea e Zarco idem, Miguel prefere Curry
Jogos de tabuleiro ou videogames
Zarco não joga videogame, não gosta. Enea idem, adora ‘buraco’, que é buraco em italiano também, hehe. Miguel não é bom em nada, mas gosta de monopólio (banco imobiliário). Fabio passa horas no videogame, diz que é divertido jogar com os amigos.
Antes da corrida, silêncio ou música.
Silêncio para Miguel e Zarco, música para Enea e Quartararo. O que você tem na sua lista, Fabio: música americana, Eminen. Enea gosta de música clássica, que o motiva muito.
Doohan ou Stoner
Enea cita Stoner, um dos melhores ou o melhor do passado, o estilo dele era demais. Zarco concorda, tinha mais talento que Doohan, que tem o mérito da volta depois de lesão, tinha caráter, mas Stoner era melhor. Miguel também vai se Stoner, porque foi mais recente e ele pôde aprender, com Mick a moto era diferente e as corridas também. Quartararo vai na linha de Miguel, no aprendizado, mas fecha com Doohan.
Viagem de carro ou avião
Quartararo perfere dirigir, Enea também, Zarco e Oliveira preferem voar, Zarco diz que prefere porque só anda de executiva (todos os pilotos da MotoGP viajam de exectuva, já nas classes de acesso é econômica pra quase todo mundo), hehe.
Empanado ou assado
Quartararo acertou, empanado, Enea prefere bife, acha a empanada muito , Zarco concorda e diz que é muito boa a comida argentina, especialmente os bifes; Miguel concorda.
Times, Boca ou River
Quartararo diz que não vai responder nada para não entrar em crise ecom uma parte do país e todos concordam, saindo à francesa, hehe.
E acabou, coletiva imensa, acho que uma forma de tentar compensar o cancelamento dos treinos. Achei meio cansativas as perguntas de isso e aquilo, mas enfim, já foi.
Boas perguntas, ótimas respostas, bom-humor à rodo, mas vamos ver quem vai rir por último no domigo à tarde…
Giro Azuuuuul!