O Campeonato Espanhol de Motocross teve sua etapa final neste domingo, 20, no circuito de La Salgada, em La Bañeza (León). Foi a sexta rodada da temporada, que teve um final emocionante, principalmente para o pentacampeão brasileiro de motocross, Carlos Campano, que conquistou o título do Espanhol na MX1 a bordo de sua Yamaha YZ450F.
Carlos Campano e Ander Valentín chegaram à final com diferença de apenas um ponto a favor de Campano. Experiente, Campano fez duas corridas conscientes para correr poucos riscos, finalizando ambas as corridas na segunda colocação, enquanto seu principal adversário na luta pelo título foi o terceiro.
Assim, o piloto da Yamaha Monster Energy Geração agregou mais uma conquista no Espanhol depois de várias temporadas em que não pode brigar pelo título em sua Terra Natal porque as datas das etapas muitas vezes coincidiram com as do Brasileiro de Motocross, seu principal objetivo desde 2012.
Em 2021, Campano volta ao Brasil para tentar o hexacampeonato. O piloto utilizou as corridas do campeonato espanhol como forma de preparação para a temporada brasileira, que começa em agosto.
“Estou muito contente. Chegamos aqui liderando, então fiz uma corrida forte mas evitando problemas, controlando a situação. Terminei bem e muito feliz com o título. Ano passado já liderei o campeonato espanhol e não pude tentar o título até o fim porque as corridas no Brasil começaram. Este ano, consegui fazer todo campeonato e, mesmo com algumas lesões, conquistamos o título. Muito obrigado a todos da minha equipe e aos que torceram por mim. Agora é focar no Brasileiro de Motocross”, afirmou Campano.
Resultados da 6ª Rodada – Circuito La Salgada/La Bañeza:
Primeira Bateria:
1º) José Antônio Butron
2º) Carlos Campano – Yamaha YZ450F
3º) Ander Valentin
Segunda Bateria:
1º) José Antônio Butron
2º) Carlos Campano – Yamaha YZ450F
3º) Ander Valentin
Classificação final do Campeonato Espanhol:
1º) Carlos Campano, 246 pontos
2º) Ander Valentin, 241 pontos
3º) José Antônio Butron, 230 pontos