Dourados (MS) – Abraçado à bandeira do Brasil, Carlos Campano comemorou o título da MX1 do Brasileiro de Motocross 2012 conquistado neste domingo, 9 de setembro, em Dourados, Mato Grosso do Sul. O piloto espanhol venceu a primeira bateria do dia e administrou a segunda prova, terminando na terceira colocação, para colocar a Yamaha novamente na galeria de campeões nacionais depois de 20 anos. O último título do time azul na principal categoria do motocross brasileiro foi conquistado por Milton “Chumbinho” Becker, em 1992.
“Estou muito feliz, porque este título representa a consagração de todo o trabalho realizado pela equipe Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit em 2012. Tenho certeza de que um importante passo foi dado para que um time ainda mais competitivo seja montado no próximo ano”, comemora Campano. “O que presenciamos nesta final foi uma soma de fatores: nossa vontade de fazer uma equipe campeã, boas parcerias estabelecidas na temporada e poder contar com um piloto excepcional como o Carlos Campano”, afirma Sandro Garcia, diretor da equipe.
Os números finais apontam a supremacia do piloto da Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit no Campeonato Brasileiro de Motocross. Campano venceu nove das 16 baterias realizadas em oito etapas e acumulou 345 dos 400 pontos disputados: desempenho de 86,25%. “Foi um ano de muito aprendizado ao lado deste excelente piloto. Além de ser um atleta de ponta, Campano é muito atencioso com toda a equipe”, comenta Erklin Leite, responsável pela preparação da Yamaha YZ450F campeã.
No decorrer da temporada, Carlos Campano foi protagonista de momentos marcantes, como a vitória na segunda bateria da etapa de abertura em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul. Ele largou da última posição e ultrapassou todos os adversários em pouco mais de 30 minutos de prova. Campano também surpreendeu a todos com a invencibilidade que se estendeu pelas quatro primeiras baterias. Essa marca só foi quebrada em Foz do Iguaçu, Paraná, no início de junho, após o desempenho do piloto ficar comprometido em decorrência de uma lesão na perna direita.
“Realizei um sonho pessoal, que era o de montar um time campeão, e o trabalho irá continuar. Todos os parceiros envolvidos com o time estão satisfeitos e alcançamos o principal título da temporada. Mas, somente 66,66% de nossos objetivos para 2012 foram concluídos. Agora, vamos buscar o título do Arena Cross”, aponta Sandro Garcia.
João Ribeiro terminou sua participação no campeonato com a sétima colocação geral na categoria MX2. Em Dourados, Ribeiro conquistou a nona posição na soma das duas baterias. Enquanto Gabriel Gentil, focado em sua participação no Motocross das Nações 2012, disputou a categoria MX1, com duplo sétimo lugar.
A equipe é patrocinada por Yamaha, Grupo Geração, Monster Energy e Circuit, com co-patrocínio de Yamalube, Mormaii, ProX, Yoshimura, Rinaldi, Pirelli e Vaz.
Resultados:
MX1
1) Antonio Balbi Júnior – 45 pontos
2) Carlos Campano – 45 pontos (Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit)
3) Adam Chatfield – 44 pontos
4) Humberto Martin – 33 pontos
5) Jean Ramos – 33 pontos
MX2
1) Carlos Eduardo Mendes – 50 pontos
2) Eduardo Lima – 40 pontos
3) Anderson Amaral – 40 pontos
4) Thales Vilardi – 34 pontos
5) Hector Assunção – 32 pontos
9) João Ribeiro – 21 pontos (Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit)
Classificação:
MX1
1) Carlos Campano – 345 pontos (Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit)
2) Adam Chatfield – 337 pontos
3) Antonio Balbi Júnior – 298 pontos
4) Leandro Silva – 280 pontos
5) Wellington Garcia – 247 pontos
MX2
1) Hector Assunção – 303 pontos
2) Eduardo Lima – 293 pontos
3) Anderson Amaral – 280 pontos
4) Thales Vilardi – 241 pontos
5) Leonardo Lizott – 227 pontos
7) João Ribeiro – 170 pontos (Yamaha Grupo Geração Monster Energy Circuit)