Os pilotos da AD78 Team Brasil Yamaha que vão disputar os campeonatos de Superbike na Europa estão afiadíssimos durante a pré-temporada. Nas últimas semanas, Turquinho Jr. e os irmãos Ton e Meikon Kawakami participaram de uma série de testes para o Mundial e o Espanhol de Superbike, nos circuitos de Jerez de la Frontera e Aragon, na Espanha, e Estoril, em Portugal.
Um dos desafios para os pilotos foi o clima na Península Ibérica, que não colaborou com os brasileiros. Além das baixas temperaturas, fortes chuvas caíram sobre os circuitos em vários dias dos treinos, criando uma camada a mais de dificuldade – e de adrenalina também.
Para Meikon Kawakami, que vai disputar a categoria SuperSport 600 do Espanhol de Superbike, a pré-temporada já terminou. O piloto de 20 anos lamentou os dias de chuva, mas disse que está confortável com sua YZF-R6 e revela o objetivo para 2022:
“Cada dia me sinto melhor, cada saída de treino me sinto mais confiante com ela (a moto), e os testes, uma pena a chuva, mas enfim, acho que o importante é ter dado voltas tanto no seco quanto na chuva. Minha meta no ESBK esse ano é o Top 3 ou Top 5”.
Meikon estreia no ESBK na próxima semana. A primeira rodada do Espanhol acontece em Jerez, entre os dias 31 de março e 3 de abril.
Mais testes na agenda
Os competidores do Mundial, no entanto, ainda têm mais um período de testes pela frente. Ton Kawakami e Turquinho Jr., que vão disputar a categoria SuperSport 300, poderão acelerar e afinar os últimos ajustes na semana da estreia no circuito de Aragon.
O veterano Ton, que disputa sua quarta temporada na Europa aos 21 anos, pretende brigar pelo título, além de aproveitar a temporada. “Os testes foram um pouco mais complicados do que nos anos anteriores, mas ainda temos mais um testes em Aragon e quero focar nesses dois dias para estar mais preparado para primeira corrida, aproveitar o máximo e me divertir”, completa.
Estreando na categoria, o paulista de apenas 16 anos Turquinho Jr. está aproveitando os testes e deixando tudo pronto para alcançar a meta que traçou para si mesmo: estar no Top 10. “Consegui me adaptar bem com a moto, apesar das condições climáticas difíceis. Estou ansioso para começar e bem motivado para a temporada. A meta para esse ano é, talvez, um Top 10, ou quem sabe surpreender e fazer algo mais”.
A estreia dos dois no Mundial de Superbike está marcada para o fim de semana de 8 a 10 de abril, no circuito Motorland Aragon, na Espanha.