Final de semana positivo e de boas perspectivas para as próximas etapas. Assim pode ser resumida a estreia dos brasileiros no Mundial de Superbike, neste fim de semana (31 de julho a 2 de agosto), no Circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
Meikon Kawakami, que venceu a etapa de abertura do Espanhol de SBK há uma semana, comprovou a boa fase e conseguiu ser rápido durante todo fim de semana. Meikon liderou o treino livre na sexta, fez a Pole-position e ainda brigou pela vitória. Na primeira corrida, no sábado, teve problemas no pedal de marcha ainda na primeira volta, quando disputava a liderança. Na prova de domingo, se manteve o tempo todo no pelotão da frente, brigando pelo pódio e pela vitória. Com um toque no finalzinho da prova, perdeu algumas posições mas se recuperou e ainda conseguiu finalizar na quinta colocação.
Retornando de uma cirurgia no pulso, Ton Kawakami fez duas corridas consistentes, conseguindo pontuar nos dois dias. O piloto, que ficou algum tempo sem treinar por causa da cirurgia, tirou o gesso há apenas alguns dias e mesmo com limitações, conseguiu manter um bom ritmo com sua Yamaha YZ-R3 e conquistar importantes pontos nas duas corridas que serão muito importantes pro campeonato.
Com uma queda na disputa da Superpole, Felipe Macan sofreu um corte no joelho, levou alguns pontos, mas teve um final de semana de aprendizado e superação, com duas corridas consistentes. Dentre os 53 pilotos da categoria, Macan largou na 17ª colocação e finalizou as duas corridas na 26ª colocação.
O Mundial de Superbike continua no próximo fim de semana, no Circuito Internacional do Algarve, em Portimão, Portugal. A programação é a mesma, com treinos classificatórios na sexta-feira, disputa da Superpole e Corrida 1 no sábado, e Corrida 2 no domingo.
Ton Kawakami corre o Mundial de SBK pela equipe MS Racing, com apoio do Programa bLU cRU Europa e com patrocínio de Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78, MG Bikes, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Meikon Kawakami e Felipe Macan correm o Mundial com apoio da Yamaha Racing Brasil e patrocínio de Playstation, AD78, Motul BR, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Resultado Corrida 1:
1) Unai Orradre
2) Tom Booth-Amos
3) Scott Deroue
11) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
26) Felipe Macan – Team Brasil AD78
31) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78
Resultado Corrida 2:
1) Bahattin Sofuoglu
2) Ana Carrasco
3) Tom Booth-Amos
4) Scott Deroue
5) Meikon Kawakami – Team Brasil AD78
12) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil
26) Felipe Macan – Team Brasil AD78
Classificação do Campeonato:
1) Tom Booth-Amos 36 pontos
2) Bahattin Sofuoglu 35 pontos
3) Unai Orradre 35 pontos
4) Ana Carrasco 29 pontos
5) Scott Deroue 29 pontos
10) Meycon Kawakami – Team Brasil AD78 – 11 pontos
12) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil – 9 pontos
Ton Kawakami
SuperSport300
“ Foi um final de semana bem produtivo e de bastante trabalho. Na primeira corrida foi muito difícil, dei o meu máximo, terminei em 11º e marquei alguns pontos importantes, mas não fiquei satisfeito. Hoje (domingo) no warm up consegui baixar 1,5s do meu tempo e fiquei em segundo. Se esse tempo fosse na disputa da Superpole, eu largaria em segundo, então comecei o dia muito bem hoje. A corrida foi muito difícil, bem disputada, larguei bem mas não conseguia ultrapassar. Consegui me manter no grupo da frente, consegui melhorar muito o ritmo e ser mais forte durante corrida. Estou contente, mas agora vamos focar na próxima prova, em Portimão.”
Meikon Kawakami
SuperSport300
“Com certeza foi um final de semana de alegrias e tristezas, com bons momentos e momentos nem tão bons assim, mas de muito aprendizado. Me senti sempre muito bem com a moto, fui constante e rápido durante o final de semana inteiro, então fiquei bem feliz com isso. No sábado consegui encaixar uma volta perfeita e consegui a pole. Uma pena que na primeira corrida tive problemas com o pedal de câmbio ainda na primeira volta. Na segunda corrida consegui me manter na frente, brigando pelo pódio, mas de olho na vitória. Ainda tive um toque no final da corrida e quase caí, acabei perdendo tempo e algumas posições, mas no final deu o P5 em uma corrida bastante disputada. Estou muito feliz, semana que vem tem mais!”
Felipe Macan
SuperSport300
“Tomei uma queda no classificatório, acabei me machucando porque foi uma queda quando estava muito rápido. Tive que levar dois pontos no joelho, mas a superação sempre é maior. Foi uma corrida muito difícil, na primeira volta acabaram me jogando pra fora da pista, com isso tive que ficar no pelotão mais de trás, que é mais difícil ainda, mas foi uma corrida boa, uma estreia boa, e vamos com tudo pra segunda etapa, ainda mais fortes.”