
O piloto Andrea Locatelli, da Pata Maxus Yamaha, venceu pela primeira vez no Mundial de SuperBike neste domingo (13) em Assen, na Holanda. O italiano de 28 anos cruzou a linha de chegada na frente dos adversários na Corrida 2 da terceira etapa do principal campeonato de motos de produção em uma das corridas mais emocionantes do fim de semana – em um circuito conhecido por suas batalhas épicas nas últimas voltas.
Com um ótimo quarto lugar na Superpole Race, disputada na manhã de domingo, somado ao já excelente pódio conquistado no sábado (12), na Corrida 1 – quando ficou em segundo – “Loka” fez tudo certo para se colocar na ponta da batalha pela vitória na última corrida da etapa, onde um grupo de sete pilotos disputou as honras máximas na Catedral da Velocidade diante de quase 59.000 fãs.
Disputando posições no pódio nas primeiras voltas, ao lado de Remy Gardner, compatriota da GYTR GRT Yamaha, Locatelli viu sua primeira oportunidade de assumir a liderança da corrida no final da volta 8. Nicolo Bulega conseguiu uma ultrapassagem algumas voltas depois, mas o piloto #55 da Yamaha teve a velocidade e a precisão necessárias para abrir vantagem para o terceiro lugar e se manter próximo do líder à medida que o final se aproximava. Quando Bulega sofreu um problema técnico a duas voltas do fim, o caminho estava livre para o piloto de Bérgamo aumentar ainda mais sua vantagem sobre os adversários, garantindo sua primeira vitória na categoria rainha.
“Finalmente, minha primeira vitória no WorldSBK depois de muito tempo e a primeira com a Pata Maxus Yamaha, então foi um dia incrível! O sol estava aparecendo hoje como um sinal e, sim, tudo estava perfeito. Um fim de semana incrível, terminando em segundo ontem e lutando bem esta manhã em condições de chuva – fomos rápidos também lá. Um fim de semana positivo, muito positivo – tudo estava funcionando muito, muito bem. […] Acho que fizemos um bom trabalho até agora neste ano, agora não paramos de acreditar e confiar no nosso potencial, porque sinto que podemos conseguir cada vez mais!”, declarou Locatelli.
Jason O’Halloran completou seu segundo fim de semana no WSBK com mais duas corridas sólidas, a mais alta delas na P15 da Superpole Race desta manhã, ao mesmo tempo em que obteve dados valiosos para o programa de desenvolvimento da Yamaha e se sentiu cada vez mais confortável na R1 a cada volta.
A vitória de Locatelli fez o italiano assumir o terceiro lugar na classificação geral, com 107 pontos conquistados, uma vantagem de 21 pontos sobre o quarto colocado, Alvaro Bautista, e a apenas oito pontos de Toprak Razgatlioglu, em segundo.
A próxima do Mundial de SuperBike acontece no circuito de Cremona, na Itália, entre os dias 2 e 4 de março.