O Sertões 2022 chegou nesta quarta-feira (31/8) a sua quinta etapa, com os participantes largando de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul e chegando a Barra do Garças, no Mato Grosso. Os pilotos tiveram que percorrer 637 quilômetros, dos quais 527 foram de Especial Cronometrada. Esta foi a maior Especial desta Edição Comemorativa de 30 anos.
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Os pilotos da Yamaha IMS Rally Team tiveram mais um bom dia e seguem firme na briga pelas primeiras posições na classificação. O mais rápido foi Adrien Metge, pela quarta vez em cinco etapas. Desta vez, abriu mais de nove minutos de vantagem para o segundo colocado (9min17seg).
Ricardo Martins também tem usado toda sua experiência e fez mais uma corrida consistente, finalizando sempre nas primeiras colocações e se mantendo na briga pela vitória na Edição Comemorativa de 30 anos do Sertões. Terceiro mais rápido no dia, o catarinense permanece também na terceira colocação na Classificação Geral, sendo o vice-líder na Moto 1.
Em prova de recuperação Túlio Malta conquistou outro bom resultado e subiu mais três colocações na Classificação Geral. O mineiro finalizou na 9ª colocação, e agora está em 10º na Geral. Na Moto 2, é o quinto colocado após cinco etapas disputadas.
Próxima etapa:
Etapa 06 – 1/9: Barra do Garças/MT – São Félix do Araguaia/MT
Mais um dia muito longo, com 523 quilômetros de Especial e 682 de percurso total. E pra apimentar ainda mais, será a primeira parte da Etapa Maratona, onde os pilotos fazem duas etapas em sequência, sem poder contar com apoio mecânico e somente os próprios pilotos podem dar manutenção nas suas motocicletas. Do ponto de vista técnico, muitas DEPs (Depressão de Poça Seca) e estradas muito estreitas. A especial margeia o Rio Araguaia, entrando em uma região com “cara de pantanal” mesmo! Em seu final, uma travessia de balsa. Um dia bastante longo e cansativo.
Deslocamento inicial – 67 km
Trecho Especial – 523 km
Deslocamento Final – 92 km
TOTAL: 682 km
*Confira a programação completa do Rally abaixo
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.
Resultados – 5ª Etapa
Classificação Geral – 5ª Etapa
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 6h16min42seg
2) Júlio César Zavatti / 6h26min00seg
3) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 6h29min19seg
4) Martin Duplessis / 6h30min13seg
5) Gabriel Soares / 6h37min52seg
9) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 6h51min16seg
Categoria Moto1 – 5ª Etapa
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 6h16min42seg
2) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 6h29min19seg
3) Martin Duplessis / 6h30min13seg
4) Jean Azevedo / 6h38min05seg
5) Richard Fliter / 6h50min04seg
Categoria Moto 2 – 5ª Etapa
1) Júlio César Zavatti / 6h26min00seg
2) Gabriel Soares / 6h37min52seg
3) Tiago Fantozzi / 6h40min58seg
4) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 6h51min16seg
5) João Paulo Fornazari / 6h55min05seg
Resultado Acumulado
Classificação Geral após 5 etapas
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 20h35min07seg
2) Júlio César Zavatti / 20h43min02seg
3) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 20h53min33seg
4) Martin Duplessis / 21h04min22seg
5) Jean Azevedo / 21h15min41seg
10) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 22h22min12seg
Categoria Moto1 após 5 etapas
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 20h35min07seg
2) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 20h53min33seg
3) Martin Duplessis / 21h04min22seg
4) Jean Azevedo / 21h15min41seg
5) Richard Fliter / 21h45min32seg
Categoria Moto 2 após 5 etapas
1) Júlio César Zavatti / 20h43min02seg
2) Gabriel Soares / 21h17min09seg
3) Tiago Fantozzi / 21h48min29seg
4) João Paulo Fornazari / 21h54min16seg
5) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 22h22min12seg
*Resultados extraoficiais, sujeito a alteração
Moto1 – Yamaha WR450F
“Foi uma Especial muito boa, bastante longa, mas eu gosto assim. Havia hoje dois pontos de abastecimento, mas um dos trechos era bem longo, eram 217 quilômetros sem abastecimento e não tinha certeza se o combustível daria pra fazer este trecho. Então tive que dosar o acelerador nesta parte. Como os tanques são meio transparentes, fiquei o tempo todo olhando pra ver se ainda havia gasolina. No final deu certo, mas acho que não tinha quase nada de gasolina sobrando, foi a conta. Ainda consegui fazer um tempo muito bom no dia. Agora começa a Etapa Maratona e vamos ter cuidado redobrado para passar bem nestes dois dias.”
RICARDO MARTINS
Moto1 – Yamaha WR450F
“Um dia muito bom hoje, um dia duro, muito longo! Imprimi um ritmo bom pensando em acabar bem a Especial, tranquilo, com segurança. Teve uns lugares que achei bem perigoso, uns degraus, umas lombas meio atravessadas, então não arrisquei. Foi um dia que pensei em terminar bem, sem riscos. Deu certo, consegui acabar bem. Estou no páreo, estou bem, vamos pra cima que tem muito chão ainda!”
TÚLIO MALTA
Moto2 – Yamaha WR450F
“Hoje a Especial foi muito boa, começou um pouco mais travada. Só que peguei muita poeira e acabei sofrendo uma queda. Depois disso, optei por amenizar o ritmo, pensando estrategicamente, porque ainda tem muitas etapas pela frente. Mas estou bem, foi só um susto, não tive nenhuma lesão, não comprometeu nada. Estamos na luta!”
ROTEIRO
Etapa 06 – 1/9 – Quinta-feira: Barra do Garças (MT) – São Félix do Araguaia (MT)
Deslocamento inicial – 67 km
Trecho Especial – 523 km
Deslocamento Final – 92 km
TOTAL: 682 km
Será uma das maiores especiais da história do Sertões! Serão 523 quilômetros contra o relógio! A sexta especial será também a primeira “perna” da primeira de duas maratonas, quando os competidores fazem duas especiais em sequência sem poder contar com apoio mecânico.
Do ponto de vista técnico, muitas DEPs (Abreviação de Depressão de Poça Seca) e estradas muito estreitas. A especial margeia o Rio Araguaia, entrando em uma região com “cara de pantanal” mesmo! Em seu final, uma travessia de balsa. Neste dia os veículos devem chegar à noite!
Etapa 7 – 2/9 – Sexta-feira: São Félix do Araguaia (MT) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial – 13 km
Trecho Especial – 143 km
Deslocamento Final – 425 km
TOTAL: 581 km
A Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo e principal região da sétima especial do Sertões, encerra o Sertões Sul e a primeira metade do maior rally do mundo. É a segunda perna da primeira maratona do maior rally do mundo.
Após andarem mais de 500 quilômetros na etapa anterior, eles terão de cuidar do equipamento em uma especial inédita e cheia de areião, para finalmente receber o apoio mecânico. A etapa termina na cidade de Palmas, capital do Tocantins, para um dia de descanso.
Descanso: 3/9 – Sábado
Dia de descanso, que é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.
SERTÕES NORTE
Etapa 8 – 4/9 – Domingo: Palmas (TO) – Mateiros (TO)
Deslocamento inicial – 98 km
Trecho Especial – 423 km
Deslocamento Final – 0 km
TOTAL: 521 km
O Jalapão volta à cena para inaugurar o Sertões Norte e a primeira parte da segunda maratona consecutiva com rotas inéditas. A especial começa já com uma travessia de rio, o Rio Prata, e finalmente segue pelas areias de “deserto do Jalapão”.
Depois de quase 500 quilômetros de prova, em sua maior parte no temido areião, os competidores chegam até Mateiros, a menor cidade que o Sertões passa em 2022, e lá vão encontrar mais um parque fechado, onde os pilotos não terão apoio de suas equipes na manutenção dos carros.
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho Especial – 409 km
Deslocamento Final – 101 km
TOTAL: 510 km
A nona etapa será a última parte de uma série de duas maratonas consecutivas! Ainda no Jalapão, o Sertões avança sobre mais uma região do Brasil. Do Norte seguem para o Nordeste, em sentido ao Maranhão, onde descerão uma serra extremamente sinuosa e estreita para completar em estradas muito estreitas de areia.
Etapa 10 – 6/9 – Terça-feira: Bom Jesus do Piauí – Bom Jesus do Piauí
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho Especial – 329 km
Deslocamento Final – 0 km
TOTAL: 329 km
É nesta décima etapa que fica o Cânion do Viana, com seus paredões de rochas enormes e multicoloridas que amplificam ainda mais o barulho dos motores devido a sua acústica.
A etapa é na forma de um laço que sai e chega no mesmo lugar: a cidade de Bom Jesus do Piauí, depois de passar por novos caminhos pelo sertão de Bom Jesus e a partir da passagem dos cânions, uma parte final completamente inédita!
Etapa 11 – 7/9 – Quarta-feira: Bom Jesus (PI) – Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Trecho Especial – 219 km
Deslocamento Final – 278 km
TOTAL: 554 km
Uma especial com muita navegação, estradas estreitas e muitas trilhas. Da metade para frente, ela se torna de baixa velocidade.
Deslocamento inicial – 12 km
Trecho Especial – 156 km
Deslocamento Final – 238 km
TOTAL: 406 km
A etapa é repleta de serras e vales, chapadões e platôs um “sobe desce” de piçarra com areia que irá cansar até os mais experientes.
Etapa 13 – 9/9 – Sexta-feira: Imperatriz (MA) – Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Trecho Especial – 358 km
Deslocamento Final – 70 km
TOTAL: 463 km
O Sertões cruza sua última fronteira de regiões, deixando o Nordeste e retornando ao Norte em uma etapa que passa em uma região praticamente sem estradas no meio da Floresta Amazônica. Iniciando em um trecho travadíssimo dentro de uma fazenda, a especial passa por uma série de travessias de pontes.
Etapa 14 – 10/9 – Sábado: Paragominas (PA) – Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Trecho Especial – 126 km
Deslocamento Final – 226 km
TOTAL: 354 km
A especial que encerra o maior Sertões da história depois de cruzar o Brasil é considerada bonita e prazerosa, depois de mais de 7.000 quilômetros puxados no limite.
TOTAL: 7.202 km
ESPECIAIS: 4.378 km