
A Yamaha mostrou sua força na última rodada do AMA Supercross 2025, disputada no último dia 12 de abril, na Philadelphia, Pensilvânia. A prova foi válida pela 13ª etapa e foi dominada pela Yamaha, com Cole Davies e Haiden Deegan garantindo uma dobradinha na categoria 250SX, na segunda das três provas no formato Showdown, reunindo as duas conferências (Leste e Oeste). Na 450SX, Cooper Webb conquistou mais um pódio, na segunda colocação, e se mantém na liderança do campeonato.
Na Categoria 250SX, Cole Davies e Haiden Deegan conquistaram uma impressionante dobradinha, com Davies vencendo a prova e Deegan garantindo a segunda colocação. Com sua Yamaha YZ250F, Davies se impôs como o mais rápido da categoria com uma performance impressionante sobre os principais concorrentes, garantindo a segunda vitória consecutiva no campeonato.Com o resultado, Davies assumiu a vice-liderança do campeonato, se aproximando do líder geral, seu companheiro de equipe, Deegan.
Já na Categoria 450SX, Cooper Webb manteve a liderança no campeonato, após se recuperar de um incidente envolvendo vários pilotos no começo da prova e conseguir, após uma forte corrida de recuperação, terminar a prova no segundo lugar. Webb segue como o piloto a ser batido na temporada, mantendo uma vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado na classificação geral, faltando apenas 4 rodadas para o final do campeonato. Justin Cooper também enfrentou dificuldades após o incidente da largada, mas também conseguiu uma recuperação impressionante, terminando a prova na sexta posição. O resultado mantém o piloto da YZ450F no Top 5 da classificação do campeonato, apenas um ponto atrás do 4º colocado.
A próxima rodada do campeonato está marcada para o próximo sábado, 19 de abril, no MetLife Stadium, em East Rutherford, New Jersey. Para a categoria 250SX a prova será válida pela Costa Leste.
Comentário dos pilotos
“Foi uma corrida eletrizante. Lutamos o tempo todo para recuperar posições. Nós dois ficamos presos naquele enrosco na primeira curva. Ele conseguiu sair na minha frente e viemos avançando juntos pelo pelotão. Ele conseguiu acelerar e eu estava vindo logo atrás, só esperando conseguir ultrapassar os caras tão rápido quanto ele. E eu consegui, até chegarmos ao Kenny. Ele passou pelo Kenny e fez duas ou três voltas rápidas, praticamente ditando o ritmo da corrida. Eu estava com uma linha ruim em uma curva e isso estava me prejudicando. Eu deveria ter ajustado isso antes, deveria ter começado a saltar aquele trecho mais cedo; deveria, poderia, faria muitas coisas. Mas ele pilotou muito bem. Voltaremos no próximo fim de semana e vamos dar uma surra nele. Estou pronto para a disputa, estarei lá no final, não importa o que aconteça.” – Cooper Webb, líder do campeonato
“Eu literalmente cresci assistindo todos os caras contra quem estou competindo agora. Foi uma grande etapa aqui, muita gente assistindo, mas eu apenas foco em mim mesmo. Duas vitórias seguidas, estou muito feliz. Foi uma longa jornada para chegar onde estou. Estou muito empolgado, um grande obrigado a toda a equipe Monster Energy Star Racing Yamaha e ao meu mecânico Lach (Lachlan Mills). Temos trabalhado duro… O grupo ao meu redor é simplesmente muito, muito bom e todos estão se esforçando para serem os melhores que podem ser. Então, estou muito feliz por todos ao meu redor.” – Cole Davies, que conquistou a segunda vitória consecutiva no AMA Supercross 250SX.
“Demorei um pouco para encontrar meu ritmo, e foi bem no meio da corrida que realmente consegui. Foi a melhor sensação que tive em muito tempo. Consegui encaixar voltas perfeitas e não cometi erros depois de ultrapassar Hammaker e Hampshire. Eu estava fluindo, alcançando o Cole aos poucos. No final, ele ficou com a vitória e eu terminei em segundo. Foi uma boa sensação… Na primeira parte da corrida, eu fui um pouco devagar demais. Acho que não acelerei forte o suficiente, e preciso trabalhar nisso. Não sei se é algo mental, tipo ‘modo campeonato’, onde tento ser inteligente e evitar quedas nas primeiras voltas, o que pode estar me segurando. Quero dizer, está funcionando para manter a liderança na pontuação, então não quero mudar muito. Mas, definitivamente, preciso melhorar nessas primeiras voltas.” – Haiden Deegan, segundo colocado na corrida e líder do campeonato.

RESULTADOS – 13ª RODADA (8ª rodada 250SX Costa Oeste)
Seattle, Washington
Categoria 250SX – Costa Oeste
1º) Cole Davies – Yamaha
2º) Haiden Deegan – Yamaha
3º) R.J. Hampshire
4º) Seth Hammaker
5º) Jo Shimoda
Categoria 450SX
1º) Chase Sexton
2º) Cooper Webb / Yamaha
3º) Ken Roczen
4º) Malcolm Stewart
5º) Joey Savatgy
6º) Justin Cooper/Yamaha
CLASSIFICAÇÃO APÓS 13 ETAPAS (8 Etapas da Costa Oeste)
Categoria 250SX – Costa Oeste
1º) Haiden Deegan – Yamaha / 171 pontos
2º) Cole Davies – Yamaha / 154 pontos
3º) Julien Beaumer / 145 pontos
4º) Jo Shimoda / 136 pontos
5º) Coty Schock – Yamaha / 115 pontos
Categoria 450SX
1º) Cooper Webb – Yamaha / 278 pontos
2º) Chase Sexton / 266 pontos
3º) Ken Roczen / 240 pontos
4º) Malcolm Stewart / 204 pontos
5º) Justin Cooper – Yamaha / 203 pontos
Calendário do AMA Supercross 2025:
11 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
18 de janeiro – Snapdragon Stadium, San Diego, CA / 250cc Costa Oeste
25 de janeiro – Angel Stadium, Anaheim, CA / 250cc Costa Oeste
1 de fevereiro – State Farm Stadium, Glendale, AZ / 250cc Costa Oeste
8 de fevereiro – Raymond James Stadium, Tampa, FL / 250cc Costa Leste
15 de fevereiro – Ford Field, Detroit, MI / 250cc Costa Leste
22 de fevereiro – AT&T Stadium, Arlington, TX / 250cc Costa Oeste
1 de março – Daytona International Speedway, Daytona Beach, FL / 250cc Costa Leste
8 de março – Lucas Oil Stadium, Indianapolis, IN / 250cc Costas Leste e Oeste
22 de março – Protective Stadium, Birmingham, AL / 250cc Costa Leste
29 de março – Lumen Field, Seattle, WA / 250cc Costa Oeste
5 de abril – Gillette Stadium, Foxborough, MA / 250cc Costa Leste
12 de abril – Lincoln Financial Field, Philadelphia, PA / 250cc Costas Leste e Oeste
19 de abril – MetLife Stadium, East Rutherford, NJ / 250cc Costa Leste
26 de abril – Acrisure Stadium, Pittsburgh, PA / 250cc Costa Leste
3 de maio – Empower Field at Mile High, Denver, CO / 250cc Costa Oeste
10 de maio – Rice-Eccles Stadium, Salt Lake City, UT / 250cc Costas Leste e Oeste