
A equipe Pata Maxus Yamaha tem dois cenários na primeira etapa do Campeonato Mundialde Superbike, que acontece neste fim de semana em Phillip Island, na Austrália. Enquanto o italiano Andrea Locatelli acelera forte e pretende brigar pela vitória, o irlandês Jonathan Rea ficou de fora da rodada de abertura após um acidente ocorrido no primeiro dia de testes do circuito. A primeira etapa do Mundial de Superbike tem transmissão ao vivo pelo canal BandSports.
Após encerrar a temporada 2024 na sétima posição, Locatelli inicia o novo ano disposto a brigar pelo título. E o italiano já começou acelerando: foi o sexto mais rápido na classificação geral no segundo dia do Teste Oficial do Campeonato Mundial de Superbike em Phillip Island. Dois dias de teste tranquilos e sem problemas proporcionaram um retorno bem-vindo à pista de corrida favorita de “Loka”, onde em 2024 ele estava muito perto de conquistar sua primeira vitória no WSBK.
Mas correr em Phillip Island está longe de ser simples, onde a natureza abrasiva, de alta aderência e alta velocidade do circuito de 4,4 quilômetros exige uma mistura especial de configuração ideal, gerenciamento de pneus, confiança do piloto e uma pitada de sorte.
“Foi importante pilotar esses dois dias, porque recuperei a sensação que estava faltando nos testes de inverno, onde as condições da pista estavam um pouco complicadas. Ainda não estou 100% feliz com todos os aspectos, mas com certeza estamos felizes com a simulação de corrida que tentei ontem à tarde. No momento, parece que podemos lutar pelo pódio – e meu objetivo quando chegamos era tentar focar apenas em vencer. Honestamente, eu quero acreditar até o fim! Phillip Island é uma pista especial, eu tenho muita motivação para fazer o melhor resultado possível, então esse é o foco. Eu quero ser realista, eu acho que temos uma chance de ir bem aqui e vamos tentar! Nós só precisamos trabalhar um pouco mais na moto, mas temos mais dados agora e mais detalhes para fazer o melhor pacote”, declarou Locatelli.
Após um programa de testes de inverno extremamente positivo na preparação para Phillip Island e otimismo inicial na primeira sessão de testes, Jonathan Rea foi cruelmente retirado da disputa da rodada de abertura da temporada de 2025 após um acidente em alta velocidade. O hexacampeão do WSBK sofreu múltiplas fraturas no pé esquerdo e seu plano de recuperação está nas mãos dos médicos, com detalhes a serem decididos no devido tempo. Após o acidente e a primeira sessão de atendimento, Rea viajou para casa para seguir a recuperar e começar a reabilitação.
“Sinceramente, estava indo muito bem – sem problemas, bom plano, comecei rápido entre os quatro ou cinco primeiros, trabalhando e coloquei meu primeiro jogo de pneus novos durante os últimos 20 minutos. Na minha primeira volta rápida eu perdi a traseira e então ela agarrou de novo abruptamente, me chutou para cima e eu caí na moto novamente, então ela meio que me jogou para cima – isso foi bom, eu caí bem, mas a moto estava capotando e caiu no meu pé. Sofri muitos danos, então agora estou apenas passando pelo processo. Não é possível operar imediatamente por causa do inchaço e estamos falando com alguns consultores diferentes sobre cirurgia e prazos. Não sei muito agora – tudo parecia tão tranquilo e demos um pequeno passo à frente na moto, estou arrasado, sabe. Não é preciso muito nas corridas para manter esse efeito bola de neve e continuar avançando. Fizemos um bom teste de inverno e ele foi desfeito, mas poderia ter sido muito pior – vamos tentar voltar mais fortes. É dia a dia, na verdade, primeiro falaremos com alguns profissionais, mas estou arrasado”, lamentou Rea.
Confira a programação da primeira etapa do Campeonato Mundial de Superbike 2025:
Sexta-feira, 21 de fevereiro
02h00 – Treino Livre 2
20h00 – Treino Livre 3
Sábado, 22 de fevereiro
02h00 – Corrida 1
20h30 – Aquecimento
23h00 – Superpole Race
Domingo, 23 de fevereiro
02h00 – Corrida 2