A Yamaha Motor Co. (YMC) e a Yamaha Motor Racing (YMR) anunciaram nesta sexta-feira o novo modelo estratégico da categoria durante o lançamento da Yamaha MotoGP 2025 em Kuala Lumpur, na Malásia. A nova abordagem prevê uma relação de trabalho ainda mais próxima entre a matriz da Yamaha, no Japão, e a estrutura dedicada à MotoGP, na Itália.
O plano estratégico de médio prazo para 2025 reforça a importância da “liderança conjunta” e da valorização de talentos globais, garantindo que os melhores recursos estejam disponíveis para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades, sempre com a mentalidade do “Espírito de Desafio” da Yamaha. Esse plano foi desenvolvido para aprimorar o desenvolvimento da YZR-M1, fomentar talentos e fortalecer a performance da Yamaha na MotoGP, aproveitando ao máximo a sinergia entre todas as partes envolvidas e criando uma visão unificada de “Blue Shift”.
Olhando para o futuro, a Divisão de Esportes a Motor da Yamaha e a Yamaha Motor Racing compartilharão a responsabilidade pelo projeto MotoGP da marca, incluindo o desenvolvimento técnico, fortalecendo a cooperação entre as duas entidades. Além disso, a estratégia prevê uma parceria sólida com a Pramac Racing, que se junta ao projeto como peça-chave nessa nova fase.
O conceito de “liderança conjunta” também se reflete na estrutura organizacional da Yamaha Motor Racing: em 2025, Takahiro Sumi assumirá o cargo de Presidente, enquanto Paolo Pavesio será o Diretor Geral da equipe. No lado operacional da pista, Sumi-san e Pavesio supervisionarão o trabalho do Líder de Projeto Kazuhiro Masuda, que atuará diretamente com o Diretor Técnico Max Bartolini e com Maio Meregalli, Diretor da Equipe Monster Energy Yamaha MotoGP.
Nos bastidores, na sede em Gerno di Lesmo, Paolo Pavesio comandará a equipe de suporte, que inclui o Gerente Esportivo Maio Meregalli, o Gerente de Engenharia Michele Gadda e o Gerente de Marketing e Comunicação William Favero, contando ainda com a valiosa consultoria do Senior Advisor Lin Jarvis.
A equipe Monster Energy Yamaha MotoGP seguirá representada pelo Diretor de Equipe Maio Meregalli e pelos pilotos Fabio Quartararo e Álex Rins, enquanto Paolo Pavesio assume a função de Team Principal nesta temporada.
Já a equipe Prima Pramac Yamaha MotoGP será gerenciada por Paolo Campinoti (Team Principal) e Gino Borsoi (Diretor de Equipe), contando com Jack Miller e Miguel Oliveira no line-up de pilotos. A equipe terá status de time de fábrica e contará com total suporte da Yamaha Motor Company e da Yamaha Motor Racing. Além disso, esse segundo time de fábrica compartilhará dados e trabalhará em conjunto com a Monster Energy Yamaha MotoGP para otimizar a coleta de informações e acelerar o desenvolvimento da YZR-M1.
Outra grande novidade é a estreia da Yamaha e da Pramac na Moto2 com a equipe BLU CRU Pramac Yamaha Moto2. A introdução do programa BLU CRU no paddock da MotoGP marca um passo essencial na estratégia de desenvolvimento de talentos da Yamaha. O BLU CRU é a base da pirâmide de formação de pilotos da marca, preparando a nova geração para brilhar nas principais categorias do motociclismo, incluindo MotoGP, WorldSBK e MXGP.
Com a entrada da BLU CRU Pramac Yamaha Moto2 na classe intermediária do Mundial de MotoGP, a Yamaha fortalece sua estratégia de evolução para centenas de pilotos da marca, que agora podem almejar um lugar no grid da Moto2.
A nova equipe da Moto2 será liderada por Paolo Campinoti (Team Principal), Gino Borsoi (Diretor de Equipe) e Alex De Angelis (Gerente de Equipe), que comandarão os pilotos Tony Arbolino e Izan Guevara.
Os seis pilotos da Yamaha no MotoGP e Moto2 (Fabio Quartararo, Álex Rins, Jack Miller, Miguel Oliveira, Tony Arbolino e Izan Guevara) têm contrato direto com a Yamaha Motor Company como pilotos de fábrica.
Além disso, as duas equipes de MotoGP contarão eventualmente com a presença do Yamaha Factory Racing MotoGP Test Team, formado pelo Gerente de Equipe Kazutoshi Seki e pelos pilotos Augusto Fernandez e Cal Crutchlow. No entanto, como Crutchlow está temporariamente afastado de suas funções como piloto de testes, Andrea Dovizioso assumirá o papel de consultor, trazendo sua vasta experiência para contribuir no desenvolvimento da YZR-M1.
Para reforçar a identidade única dos dois times de fábrica da Yamaha na MotoGP, os grafismos das motos e os logotipos das equipes foram alinhados para representar a marca Yamaha de forma unificada e destacar a sinergia entre empresas, equipes e pilotos.
Já a equipe BLU CRU Pramac Yamaha Moto2, por sua vez, contará com um design e identidade visual próprios, incluindo um novo logotipo exclusivo para o BLU CRU, reforçando os valores e objetivos do programa de formação de talentos da Yamaha.