Após uma pausa de três semanas, durante a qual a equipe Monster Energy Yamaha MotoGP fez muitos testes, Fabio Quartararo e Álex Rins estão prontos para enfrentar a oitava etapa do Mundial de Motovelocidade, a MotoGP, neste fim de semana em Assen, a Holanda. A etapa completa tem transmissão pelo canal ESPN e pelo Star+.
Quartararo gosta muito do circuito de Assen, como mostram seus impressionantes resultados na Holanda até agora. Em seu ano de estreia na Moto3 (2015), ele conquistou o segundo lugar, feito que igualou na classe Moto2 em 2018 e seguiu com três pódios na MotoGP: um terceiro lugar em 2019, uma vitória em 2021, após uma pausa local de um ano devido à pandemia, e um terceiro lugar no Sprint de 2023. O francês está em 13º lugar no ranking geral após o GP da Itália e espera ganhar posições no GPs da Holanda e da Alemanha antes de começar a pausa de verão.
“Assen é uma das minhas pistas favoritas. Espero que possamos estar no Q2 já na sexta-feira. O teste privado durante a pausa entre o GP da Holanda e o GP da Itália foi positivo, então esperamos poder lutar por posições melhores”, afirma.
Rins também teve bons resultados no tão amado circuito holandês. Ele conquistou um terceiro lugar na Moto3 em 2013, seguido por um segundo lugar na mesma classe no ano seguinte. Quase conseguiu um pódio na Moto2 em solo holandês em 2015, mas igualou sua melhor classificação no Circuito TT Assen em uma moto MotoGP em 2018, garantindo novamente o segundo lugar. O espanhol está atualmente na 20ª posição na classificação geral. Sentindo o apoio da equipe, ele estará em busca de pontos nas próximas duas semanas para terminar a primeira metade da temporada de forma positiva.
“Tive a chance de visitar a Yamaha Motor Europe, fui muito bem recebido e os todos mostraram muito interesse e dedicação. Foi uma boa maneira de entrar no clima antes dessa rodada dupla. Depois de três semanas bastante ocupadas de ‘folga’, estou muito animado para começar a trabalhar em Assen, é um circuito realmente bom para mim. Estou ansioso para estar lá e aproveitar a pista, que é bastante icônica”, declara o espanhol.
O Circuito TT Assen foi especialmente construído para o GP da Holanda em 1955, mas Assen faz parte do calendário do Campeonato Mundial de Motociclismo todos os anos desde 1949, quando a corrida ainda era realizada em estradas públicas (com exceção de 2020 devido à pandemia). A pista atual de Assen mede 4,5 quilômetros e é frequentemente chamada de “Catedral da Velocidade”, sendo um dos favoritos dos pilotos e fãs graças às suas rápidas mudanças de direção, juntamente com uma boa mistura de curvas de alta e baixa velocidade (seis para a esquerda e doze para a direita) – especialmente a chicane Geert Timmer, logo antes da reta de chegada, que proporciona grande entretenimento bem em frente à arquibancada principal.
Confira a programação do fim de semana:
Sexta, 28 de junho
05:45 – Treino Livre 1
10:00 – Treino Oficial
Sábado, 29 de junho
05:10 – Treino Livre 2 – ESPN4 | STAR+
05:50 – Classificação – ESPN4 | STAR+
10:00 – Corrida Sprint – ESPN4 | STAR+
Domingo, 30 de junho
04:40 – Warm Up
09:00 – Corrida Principal – ESPN4 | STAR+