Inspirada pelo sucesso da IMS YZ125 bLU cRU Cup (projeto para formação de pilotos de 11 a 16 anos no motocross brasileiro), a FIM Latin America viu a oportunidade e concordou com a realização de um campeonato latino-americano nos mesmos moldes.
Assim nasce a SUHAI YZ125 Cup, competição que acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, durante o Festival Interlagos, com participação de pilotos de 15 países diferentes.
Com realização da Missão78 e patrocínio da Suhai Seguradora e da Yamaha Racing Brasil, além do apoio da Durag Factory Racing e Pirelli, com homologação da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM Latin America), a competição vai definir o campeão latino-americano de 2024.
Na quinta-feira, dia 6, acontecerão os treinos do campeonato latino-americano em paralelo aos treinos do Brasileiro de Motocross, que acontecerá no mesmo local. E na sexta-feira, dia 7, serão realizadas as duas corridas. O campeão latino será aquele piloto que tiver melhor desempenho na soma das duas provas. Tudo realizado na pista de motocross em Interlagos, São Paulo.
O QUE DIZEM OS ORGANIZADORES:
Suhai Seguradora
“Estamos muito empolgados em patrocinar a SUHAI YZ125 Cup. Este campeonato não apenas destaca o talento dos jovens pilotos de toda a América Latina, mas também reforça o nosso compromisso em apoiar e promover o motociclismo no Brasil. O Festival Interlagos será o palco perfeito para essa competição emocionante, e já estamos ansiosos para ver esses pilotos incríveis em ação”, comenta Janaina Iziquiel, diretora de marketing da Suhai Seguradora.
Yamaha Racing Brasil
“A Yamaha Racing Brasil orgulha-se da trajetória de formação de pilotos desde a infância e é grata aos parceiros que sonham e apoiam o mesmo sonho. Juntos fomentamos o esporte a motor e construímos uma nova geração de pilotos com potencial de profissionalização”, afirma Cintia Faccin, da Yamaha Racing Brasil.
Pirelli
“Como uma tradicional fomentadora do esporte a motor em todo o mundo, a Pirelli está muito honrada em apoiar a SUHAI YZ125 Cup, que fará sua estreia no Festival Interlagos deste ano contando com pilotos de 15 nacionalidades. Todas as motos do campeonato serão equipadas com pneus Pirelli, em uma disputa que promete ser emocionante pelo título latino-americano. Esta é uma representação clara do compromisso da Pirelli com o motocross não apenas em território brasileiro, mas em um escopo que englobe toda a América Latina”, afirma Rutembergue Fonseca, diretor de Marketing de Pneus de Moto da Pirelli na América Latina.
Durag
“É com grande entusiasmo que a Durag apoia o campeonato latino-americano de motocross YZ125. Como patrocinador, reconhecemos a importância da competição com essa abrangência reunindo os melhores de cada país, desafiando seus limites e impulsionado a novos patamares, em suma, uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional para os jovens pilotos fortalecendo e incentivando o futuro do Motocross”, afirma Eduardo Gaertner, Diretor da Durag.
FIM LA
“Este novo campeonato latino-americano de YZ125 é realmente algo muito importante para a formação de pilotos, é super importante para o desenvolvimento de suas carreiras. Por isso, saliento que é muito importante também para a nossa região, para a instituição, e para toda a família do motociclismo latino-americano”, afirma Pedro Venturo Jr, presidente FIM LA.
CBM
“Uma categoria monomarca já é importante, já é uma quebra de paradigma no motocross, assim como foi feito na motovelocidade também, a Yamaha se adiantou diante às demais marcas e já fez um bom trabalho. Como é na motovelocidade, a categoria YZ125, eu vejo que é uma forma de entrada, para todos os pilotos da FIM Latin América. Então nada mais justo do que a gente fazer um campeonato latino-americano também, com 15 motos, um piloto por país, uma disputa franca, saudável, com motos iguais. Vai ser uma atração à parte, acho que é mais um grande momento que a gente está atravessando”, afirma Jacob, presidente da CBM.
Missão 78
“Estamos felizes com mais esta missão. Realizar um campeonato latino-americano de motocross é um desafio grande e que nos enche de orgulho. Agradeço muito à CBM, FIM LA, Yamaha, Suhai, Pirelli e Durag por acreditarem no projeto e oferecer todo suporte necessário. Vai ser emocionante ver pilotos de 15 países diferentes disputando o título na pista de Interlagos”, afirma Alan Douglas.