Yamaha R15 bLU cRU
América Latina

YAMAHA R15 bLU cRU AMÉRICA LATINA

O Yamaha R15 bLU cRU América Latina é uma competição que carrega o DNA da Yamaha Racing Brasil. Desde 2017 formando novos pilotos para competirem no Campeonato Mundial de R3 e no Mundial de Superbike depois de passarem pelo Yamalube R3 bLU cRU América Latina. A categoria R15 é o passo inicial para uma carreira internacional, proporcionando a jovens de 9 a 15 anos suporte sólido para trilhar uma profissão no mundo das duas rodas.

O Yamaha R15 bLU cRU América Latina é homologado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a primeira temporada acontece em 2024. Os 15 jovens pilotos que formam o grid de estreia foram escolhidos ao longo de quatro pré-seletivas e uma seletiva final, realizadas ainda em 2023.

A temporada 2024 tem seis corridas, todas em autódromos com as barreiras de ar também homologadas pela FIM – um investimento primordial da Yamaha para fornecer a proteção necessária aos autódromos e corridas de moto de todo o país.

A gestão do Yamaha R15 bLU cRU América Latina é feita pela Missão 78, que gerencia o Yamalube R3 bLU cRU América Latina e do AD78 Team Latin America na Europa, que engloba os pilotos Yamaha no Mundial de SuperBike e no campeonato europeu de R3.

BENEFÍCIOS bLU cRU E PREMIAÇÕES

A competição fornece todo o suporte necessário aos pilotos: motos, mecânicos formados pela Yamaha Riding Academy (YRA), capacetes, macacões, pneus e combustível. Tudo está incluso no valor pago pela inscrição – R$ 15 mil pela temporada completa, considerado um custo muito acessível para os padrões dos esportes a motor.

O campeão recebe um subsídio de 100% para a temporada completa no Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025, enquanto que o vice-campeão recebe o equivalente a 50% da inscrição do Yamalube R3 bLU cRU América Latina 2025

As motos YZF-R15 do Yamaha R15 bLU cRU América Latina oferecidas aos pilotos são todas iguais, com motor standard e alguns ajustes como pedaleiras, pneus, suspensões, guidão, escape e carenagem de competição. As máquinas são sorteadas no fim de semana de corrida entre os pilotos, que também passam por inspeção médica, têm auxílio de coach especializado e participam de briefings da CBM e da FIM.