A Monster Energy Yamaha MotoGP teve um início de temporada difícil. No Grande Prêmio do Catar, realizado neste domingo (10) e que abriu a competição de 2024, Fabio Quartararo terminou na 11ª posição, enquanto Alex Rins fechou a prova em 16º.
Quartararo largou da 16ª posição e teve um início forte. O gerenciamento especializado dos pneus e uma carga tardia garantiram-lhe o 11º lugar na linha de chegada. O caos no início da corrida reduziu a prova em uma volta, totalizando 21 voltas oficiais. O francês manteve a calma e o foco na “segunda largada”, atacou já na primeira volta e alcançou o top 10 na volta 2.
O piloto da Yamaha perdeu temporariamente uma posição para Maverick Viñales, mas foi rápido em retomá-la. Na volta seis, no entanto, Quartararo foi perseguido novamente pelo número 12 e mesmo rodando defensivamente, acabou ultrapassado na volta oito. Incapaz de seguir Viñales, El Diablo precisou focar sua atenção em cinco pilotos que se aproximavam rapidamente – um deles seu companheiro de equipe. A sete voltas do fim, Joan Mir assume o 11º lugar de Quartararo, mas o experiente campeão de 2021 esperou a hora certa, sabendo que a preservação dos pneus seria decisiva. A duas voltas do fim, ele fez uma investida final, ultrapassou Mir e estabeleceu recordes pessoais consecutivos para encerrar a primeira corrida da temporada de 2024 em 11º lugar, a 17,701s do líder da corrida.
Álex Rins também se envolveu em batalhas durante a corrida. 0 espanhol fez um início inteligente na corrida de MotoGP: largando em 20º e subindo gradualmente na ordem no primeiro terço da corrida, ao mesmo tempo que controlou os pneus o máximo que foi possível. Ele logo se viu em 14º lugar, como parte de um grupo de seis pilotos, todos lutando pelo 11º lugar. A 11 voltas do final, o número 42 fez uma manobra de ultrapassagem sobre Johann Zarco e conseguiu manter-se.
Na volta 15, Mir avançou sobre Quartararo, colocando Rins logo atrás do companheiro. Não conseguindo ultrapassá-lo, o espanhol foi desafiado por outros adversários e perdeu mais duas posições nas duas últimas voltas, ficando impossibilitado de defender a sua posição devido à degradação dos pneus. Mesmo assim, ele continuou e retaliou Augusto Fernandez a uma volta do fim. Rins terminou a sua primeira corrida com a Yamaha em 16º lugar, a 24,093s do primeiro.
O resultado da primeira etapa deu a Quartararo os primeiros 5 pontos, colocando-o na 11ª posição da classificação geral. Rins ainda não marcou pontos. Após a primeira rodada, a Monster Energy Yamaha MotoGP está na 8ª posição no campeonato por equipes com 5 pontos, e no campeonato de construtores a Yamaha está na 4ª posição com 5 pontos.
O próximo compromisso da Monster Energy Yamaha MotoGP está marcado para o fim de semana de 22 a 24 de março no Autódromo Internacional do Algarve para o Grande Prêmio de Portugal.