A Monster Energy Yamaha MotoGP Team apresentou oficialmente a nova formação da equipe nesta segunda-feira (5) em Sepang, na Malásia. Com as portas da garagem abertas para um seleto grupo de jornalistas que tiveram a oportunidade de conversar diretamente com os pilotos Fabio Quartararo e Álex Rins antes do início da temporada de MotoGP – e também de ver de perto as motos Yamaha YZR-M1 que vão riscar as pistas do circuito de 2024.
O esquema de cores da Monster Energy Yamaha MotoGP YZR-M1 , o pit box, os macacões dos pilotos e os uniformes da equipe permaneceram os mesmos. As mudanças mais notáveis são a pintura das motos – que conta com novos patrocinadores – e as atualizações da Yamaha na frente pessoal e organizacional.
Fabio Quartararo continua sendo o favorito dos fãs e está determinado a lutar para fazer de 2024 o seu ano. Nesta temporada ele é acompanhado pelo novo companheiro de equipe Alex Rins, que traz para a equipe todo os eu conhecimento técnico e de pilotagem.
Além da nova formação de pilotos da Monster Energy Yamaha MotoGP, a gestão da Yamaha também passou por algumas mudanças para 2024. Gerente Geral da Divisão de Desenvolvimento de Esportes Motorizados da Yamaha Motor Co., Ltd. Takahiro Sumi trabalhará agora em estreita colaboração com o novo líder do projeto Yamaha YZR-M1 Kazuhiro Masuda e o novo Diretor Técnico da Yamaha Factory Racing, Massimo Bartolini.
O diretor da equipe Monster Energy Yamaha MotoGP e diretor administrativo da Yamaha Motor Racing, Lin Jarvis, e o diretor da equipe Monster Energy Yamaha MotoGP, Massimo Meregalli, permanecem no comando do time, enquanto a equipe de testes da Yamaha Factory Racing MotoGP e o piloto Cal Crutchlow serão liderados por Kazutoshi Seki em 2024.
Durante o evento de lançamento da temporada 2024, Quartararo e Rins expressaram a sua grande motivação para o Teste Oficial de Sepang de MotoGP, que acontece de 6 a 8 de fevereiro, e para o Teste Oficial de MotoGP no Qatar, nos dias 19 e 20 de fevereiro, onde a dupla ainda vai testar vários itens antes do início da temporada de MotoGP com o Grande Prêmio do Qatar, em 10 de março.
Com a palavra, os pilotos:
“É o início da nova temporada e isso é sempre emocionante! Todos estão começando do zero novamente e sei que tanto a equipe quanto eu estamos super motivados para trabalhar o máximo possível durante o Teste de Sepang. Um bom começo de 2024 – mesmo que sejam apenas testes de pré-temporada – pode resultar em uma grande vantagem mais tarde. Então, colocaremos tudo o que temos em cada dia, em cada sessão, em cada corrida e em cada volta. Sei que a Yamaha tem trabalhado arduamente nos bastidores, por isso penso que se continuarmos a ir ao limite em todos os aspectos poderemos ter um grande ano juntos. Quero lutar na frente e quero cumprimentar meus fãs no degrau mais alto do pódio novamente”, declarou Fabio “El Diablo” Quartararo.
“Já experimentei a M1 trabalhando com a equipe Yamaha no Teste de Valência e no Teste de Shakedown, mas o evento de lançamento da temporada 2024 hoje me deixa animado novamente, como se fosse o primeiro dia. Fizemos um bom primeiro teste em Valência, por isso fiquei muito feliz com isso e mal posso esperar para continuar o trabalho aqui em Sepang amanhã. Tenho muitas coisas para tentar, mas estou me sentindo confiante. A moto parece fácil de adaptar, por isso penso que poderei dar mais alguns passos no Teste de Sepang. Tenho trabalhado muito na minha preparação física para chegar aqui no melhor nível possível e agora só quero voltar a acelerar”, destacou Rins aos jornalistas.