Pol Tarrés e Alessandro Botturi, da Ténéré Yamaha Rally Team, em parceria com a Riders for Health, pretendem reescrever o livro dos recordes mais uma vez enquanto disputam um dos eventos de rally raid mais cansativos do mundo, o Africa Eco Corrida, que teve início em 30 de dezembro e vai até 14 de janeiro.
Os dois experientes pilotos são a aposta da Ténéré Yamaha Rally Team para conquistar a 15ª edição da Africa Eco Race, que refaz as rotas originais Paris-Dakar da década de 1970 começando em Mônaco e terminando em Dakar, no Senegal. O Africa Eco Race 2024 começou com a largada oficial em Mônaco, no dia 30 de dezembro. De lá, as equipes embarcaram em um barco de Sète, na França, para Nador, no Marrocos. Uma vez em África, a corrida começou pra valer no dia 2 de Janeiro, com os pilotos tendo que completar mais de 6.000 km em 12 etapas, através de alguns dos terrenos mais exigentes do planeta, atravessando Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritânia e Senegal, antes do etapa final na praia, em Dakar.
Dobradinha da Yamaha no Africa Eco Race
Os pilotos da Ténéré Yamaha Rally Team dominaram a terceira etapa: Alessandro Botturi venceu e Pol Tarrés foi segundo
A quinta-feira (4/1) foi de um dia azul no meio do deserto! Na 3ª etapa do Africa Eco Race, uma dobradinha dos pilotos da Ténéré Yamaha Rally Team: Alessandro Botturi venceu, com Pol Tarrés finalizando o dia na segunda colocação.
A etapa teve um percurso de 463 km entre Mahmid e Assa e foi um teste exigente para os competidores e suas máquinas. O bicampeão da prova Alessandro Botturi não encontrou dificuldades e esteve impecável na etapa especial com a sua Yamaha 700 Ténéré, vencendo com uma vantagem de apenas 1min29seg para Pol Tarrés, seu companheiro de equipe. Os resultados excepcionais para ambos os pilotos colocam-nos a sete minutos do líder provisório do rali, antes da quarta etapa.
Na Classificação Geral Botturi subiu para a segunda colocação, com Pol Tarrés, que machucou o pé na 2ª etapa, mostrando uma velocidade impressionante e ocupando a terceira colocação. Os pilotos enfrentarão uma especial longa na quarta etapa da Africa Eco Race, em pistas de cascalho e desertos, exigindo concentração na navegação. Concluída a etapa, os pilotos chegarão a Fort Chacal, nos arredores de Laayoune, com mais dois dias de corrida antes do dia de descanso do evento, no domingo, 7 de janeiro.
Etapa 3 – Mahmid/Assa – 462,7 km
1) Alessandro Botturi / Ténéré Yamaha Rally Team – 5h37min23seg
2) Pol Tarrés / Ténéré Yamaha Rally Team – 5h38min52seg
3) Jacopo Cerruti – 5h41min10seg
4) Giovanni Gritti – 6h11min45seg
5) Alexandre Vaudan – 6h12min54seg
Classificação após 3 etapas
1) Jacopo Cerruti – 11h47min19seg
2) Alessandro Botturi / Ténéré Yamaha Rally Team – 11h53min39seg
3) Pol Tarrés / Ténéré Yamaha Rally Team – 11h54min14seg
4) Giovanni Gritti – 13h19min32seg
5) Guillaume Borne – 13h19min36seg