O Grande Prêmio da Austrália de MotoGP, na 16ª etapa da competição, foi realizado no sábado (21) devido às previsões de mau tempo para domingo (22), e foi um desafio para Fabio Quartararo e Franco Morbidelli. A dupla da Monster Energy Yamaha MotoGP terminou a prova de 27 voltas em 14º e 17º lugares, respectivamente. Ainda por conta da má condição climática, a Corrida Sprint, que já havia sido transferida para domingo, acabou cancelada.
Quartararo se classificou em P17, mas uma penalidade de três posições para Augusto Fernandez no grid fez com que o francês largasse em P16. No entanto, ele não teve uma boa largada e acabou em último lugar depois de negociar as primeiras curvas. Depois de uma rápida ultrapassagem sobre Takaaki Nakagami, fechou a primeira volta na 20ª posição.
El Diablo construiu a recuperação aos poucos. Ele diminuiu a diferença para seu companheiro de equipe, Franco Morbidelli, que estava na frente e o ultrapassou na volta 9. Com Joan Mir e Augusto Fernandez caindo nas voltas seguintes, El Diablo ficou em 17º lugar e não desistiu. Ultrapassou Pol Espargaró, que se colocou entre Quartararo e a zona de pontuação. Seguindo a recuperação, ultrapassou Raul Fernandez na volta 21, logo criando uma vantagem. Faltando mais cinco voltas para a linha de chegada, o número 20 ultrapassou Marc Márquez na última curva da última volta para assumir o 14º lugar, a 20,949s do primeiro.
Morbidelli largou do P20 e subiu para o 18º lugar na primeira volta. Havia seis pilotos à sua frente, todos lutando pela 12ª posição. O ítalo-brasileiro, porém, tinha seu próprio duelo para focar. Ele estava defendendo sua posição de Miguel Oliveira e, apesar de ter lutado bravamente, não conseguiu ficar na 18ª posição e foi rebaixado para a 19ª, logo à frente do companheiro Fabio Quartararo, com quem trocou de lugar na volta 9. Mais tarde teve uma breve briga com Takaaki Nakagami, e acabou ultrapassando o japonês e o espanhol Pol Espargaró na última volta para cruzar a linha de chegada na 17ª posição, a 37,663s do líder da corrida.
Os resultados do fim de semana mantêm Quartararo na 10ª posição na classificação geral, com 134 pontos. Morbidelli está agora em 13º, com 79 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP mantém-se na 6ª posição no campeonato de equipes com 213 pontos, e a Yamaha mantém-se na 4ª posição no campeonato de construtores com 154 pontos.
Agora, a equipe segue para a 17ª etapa da MotoGP, o Grande Prêmio da Tailândia, que acontece no Circuito Internacional de Chang, em Buriram, de 27 a 29 de outubro.
Confira a classificação da MotoGP 2023 – Top 10:
1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 366 pontos
2. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 339 pontos
3. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) – 293 pontos
4. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) – 224 pontos
5. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – 187 pontos
6. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – 185 pontos
7. Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 170 pontos
8. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) – 148 pontos
9. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) – 144 pontos
10. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – 134 pontos