Nem o calor escaldante foi páreo para a dupla da Monster Energy Yamaha MotoGP neste domingo (24). No GP de estreia da Índia na categoria rainha, Fábio Quartararo voltou a subir ao pódio da competição, conquistando um espetacular terceiro lugar, enquanto Franco Morbidelli superou muitos adversários para garantir pontos importantes e subir na classificação.
Embora tenham se classificado em P8 e P17, respectivamente, Quartararo e Morbidelli começaram a corrida no Circuito Internacional de Buddh em P7 e P15, já que Luca Marini e Alex Marquez foram desclassificados da etapa.
Quartararo teve uma boa largada, conquistando a sexta posição nas primeiras curvas. A 16 voltas do final, uma queda de Marc Márquez permitiu ao francês subir para quarto, com uma diferença de 1s para Francesco Bagnaia, em terceiro. Com dificuldades para se aproximar, mas sem ninguém atrás, a jornada tornou-se solitária para o piloto da Yamaha.
No entanto, a queda de Bagnaia na volta 14 colocou Quartararo no pódio. Na última volta, ele ainda esteve perto de ultrapassar Jorge Martin e, embora o francês tenha considerado que ficou aquém do que gostaria, gostou da batalha, cruzando a linha de chegada em terceiro lugar, a 8,855s do primeiro.
Morbidelli fez uma ótima largada e primeiras voltas, passando do P15 do grid para o P9. Como Márquez sofreu um acidente na volta 6, o ítalo-brasileiro subiu para oitavo. Nas voltas seguintes, Morbido seguiu lutando e “se livrando” de diversos adversários. Após disputas e quedas de outros pilotos, o atleta da Yamaha conquistou o sétimo lugar e não cedeu seu espaço, mesmo com a investida intensa de Maverick Viñales. Morbidelli manteve-se em sétimo ao receber a bandeira quadriculada, a 16,946s do líder da corrida.
Os resultados deste domingo mantém Quartararo no 11º lugar da classificação geral, agora com 105 pontos. Morbidelli permanece em 12º, com 77 pontos. A Monster Energy Yamaha MotoGP é a sexta no campeonato de Equipes com 182 pontos, e a Yamaha sobe para a quarta posição no campeonato de Construtores, com 125 pontos.
Agora a equipe segue para o Japão, onde vai disputar a 14ª etapa no Grande Prêmio do Japão, que se realiza entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro no Mobility Resort Motegi.