A rodada final do Campeonato Português de Supercross foi disputada neste sábado (12/08), na pista de Fafe. E manteve o mesmo roteiro das demais etapas da temporada: com o piloto da Yamaha Monster Energy Geração, Paulo Alberto, não dando chance para nenhum de seus adversários.
Na primeira bateria, válida pela categoria SX1, Paulo Alberto liderou desde a primeira volta e a cada passagem ampliava a vantagem. Com tempos de volta 1 a 2 segundos mais rápido que todos os outros, o piloto da YZ450F recebeu a bandeirada de chegada com uma margem de 16,7 segundos ao final das 16 voltas.
Na bateria final, válida pela categoria Elite SX, o piloto da Yamaha #211 alinhou no gate sabendo que um 15º lugar era suficiente para o título. Mas quando o gate caiu, deixou a matemática de lado e repetiu o mesmo que havia feito em todas as outras baterias da temporada: pulou na frente e manteve um ritmo muito forte volta após volta. Desta vez, a conquista veio de forma mais que absoluta, com uma vantagem de mais de 28 segundos para o segundo colocado, após 23 voltas.
Resultado final: Paulo Alberto Campeão Português de Supercross, de forma invicta, vencendo todas as rodadas e as 10 baterias disputadas! Este é o terceiro título no ano, depois de sagrar-se Campeão Português de Motocross e campeão do Arena Cross Brasil. O próximo compromisso agora é pelo Campeonato Brasileiro de Motocross, nos próximos dias 26 e 27 de agosto, em Campo Grande/MS. Paulo Alberto ocupa a 2ª colocação na classificação da categoria principal, a MX1.