Na manhã deste domingo (26), os pilotos da Monster Energy Yamaha MotoGP Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, superaram uma série de desafios na abertura da MotoGP 2023 no Grande Prêmio de Portugal para garantir os primeiros pontos da temporada. O francês fechou a corrida na oitava posição; já o ítalo-brasileiro terminou em 14º Lugar.
Quartararo largou em 10º depois que Enea Bastianini não pôde participar da corrida. O piloto da Yamaha teve muito trabalho após completar a primeira volta em 15º lugar e baixou a cabeça para ultrapassar vários pilotos. Com as quedas de Miguel Oliveira e Marc Márquez, o francês passou para o top 10 na volta 9.
Com uma grande diferença para os pilotos à frente e perseguido por Jorge Martin, El Diablo forçou ao máximo e conseguiu ultrapassar Luca Marini a seis voltas do fim. O francês ainda imaginou as chances de entrar na luta pelo quarto lugar. Na penúltima volta, ultrapassou Aleix Espargaró para o oitavo lugar, que manteve até a linha de chegada, a 8.543s do primeiro colocado.
“Foi uma corrida difícil, principalmente por causa de onde me classifiquei. Ontem tive um problema com o controle de lançamento, mas desta vez escolhi uma linha que não estava correta, então ficamos muito atrás. O ritmo não era tão ruim. Se você olhar para a minha última volta, foi muito perto da minha volta mais rápida na corrida do ano passado. Acho que o ritmo que todos tivemos durante este fim de semana foi extremamente rápido. Espero lutar mais pela frente na Argentina”, declarou Quartararo.
Morbidelli estava em uma posição difícil, começando em 16º e com 20 pilotos mergulhando na primeira direita. Assim que a ordem se estabeleceu no final da caótica primeira volta, o italiano estava no final do pelotão.
Mesmo assim, lutou com Fabio Di Giannantonio e Augusto Fernandez, visando somar o máximo de pontos possível. Com vários pilotos abandonando a corrida, o número 21 subiu para o 14º lugar, a 27.050s do primeiro.
“Foi uma corrida muito difícil. No teste, estava 0,6s fora do ritmo, e hoje estava 0,5s fora do ritmo, então melhorei 0,1s. Preciso me concentrar nos aspectos positivos. Melhoramos um pouco e fui muito consistente na corrida. Consegui levar a moto até o final e fiz dois pontos. Eu definitivamente espero que haja mais pontos positivos na Argentina. Estou ansioso para isso”, avaliou.
Os resultados de hoje deram a Quartararo os primeiros oito pontos da temporada, colocando-o no 10º lugar da classificação geral. Morbidelli ocupa a 17ª posição com dois pontos. Terminada a primeira etapa, a Monster Energy Yamaha MotoGP Team está na oitava posição do campeonato de equipes com 10 pontos e a Yamaha está na tabela do campeonato de construtores na quinta posição com oito pontos.
A equipe Monster Energy Yamaha MotoGP deixa a Europa e segue para a Argentina, onde será disputada a segunda etapa do campeonato. O Grande Prêmio da Argentina acontece no dia 2 de abril, em Termas do Rio Hondo e os fãs de motovelocidade acompanham tudo pelo Yamaha Racing Brasil e pelas redes sociais – @yamaharacingbrasil no Instagram e @yamahabrasil no Twitter.
Confira o Top 10 do GP de Portugal e a classificação do campeonato
Grande Prêmio de Portugal de MotoGP 2023 – Top 10
1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 41’25.4010
2. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 0.687
3. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) + 2.726
4. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) + 8.060
5. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) + 8.125
6. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) + 8.247
7. Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing) + 8.381
8. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) + 8.543
9. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 9.294
10. Alex Rins (LCR Honda CASTROL) + 11.591
MotoGP 2023 – Top 10 do Campeonato
1. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 37 pontos
2. Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 25 pontos
3. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) – 16 pontos
4. Johann Zarco (Prima Pramac Racing) – 15 pontos
5. Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 15 pontos
6. Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP) – 12 pontos
7. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) – 11 pontos
8. Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) – 10 pontos
9. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 9 pontos
10. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) – 8 pontos