Atual campeão da MotoGP, Fabio Quartararo tem mais um desafio neste domingo (23) em Sepang. Buscando retomar a liderança do campeonato, o francês larga na 12ª posição do grid do Grande Prêmio da Malásia. Franco Morbidelli larga como P7 – a melhor posição do italiano na temporada. A corrida tem transmissão do canal ESPN 4 e do Star+ a partir das 4h.
Antes do treino classificatório deste sábado (22), Quartararo sofreu um acidente no último treino livre que danificou a configuração seca de sua YZF-R1. A equipe trabalhou com dedicação e agilidade para recuperar a moto e ele foi o último piloto a entrar na pista para o classificatório. Faltando quatro minutos para o final, El Diablo retornou à pista para a segunda volta. Mesmo acelerando fundo e estabelecendo algumas boas marcas pessoais, um momento na curva 8 custou-lhe a volta. Assim, Quartararo fechou a volta a 2,425s do topo e larga da 12ª posição.
“Vai ser difícil largar de 12º, mas quanto ao ritmo, não estou me sentindo tão mal. Depois da queda, saí com a mesma moto porque tínhamos a outra afinada para o piso molhado, mas ainda parecia outra moto depois de reparadas. O ritmo não foi ruim, mas começar o Q2 com um revés foi difícil. A lesão no meu dedo não foi um problema na qualificação. Talvez eu estivesse menos focado. Não sei por que não fui tão rápido na primeira corrida. A segunda corrida foi muito melhor até a curva 8. Nossa estratégia é ir o mais rápido possível e depois veremos”.
Morbidelli deixou a maioria dos pilotos do Q2 saírem do pit lane à sua frente e cronometrou 1m58,932s na primeira volta, o que o colocou em quarto. Com três minutos e meio restantes, o italiano voltou à ação com o ritmo aumentando e fez 1m58,654s para o quinto lugar. Porém, com algumas voltas quentes depois da bandeirada, Morbido terminou a sessão na sétima posição, a 0,864s do primeiro e larga de P7.
“Hoje foi um bom dia. Tivemos uma boa sexta-feira e desta vez finalmente conseguimos trazer o bom nível do primeiro dia para as voltas quentes de sábado, o que é importante. Estou feliz com isso. Fizemos algumas pequenas alterações na moto e estou a trabalhar para melhorar o meu contra-relógio.
Fabio Quartararo é o segundo colocado na classificação geral com 219 pontos, 14 pontos atrás do atual líder, Francesco Bagnaia. Morbidelli permanece em 19º com 31 pontos.
Confira o grid de largada do GP da Malásia:
1. Jorge Martin (Prima Pramac Racing) – 1:57.790
2. Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) + 0.456
3. Marc Marquez (Repsol Honda Team) + 0.664
4. Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team) + 0.700
5. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 0.785
6. Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) + 0.789
7. Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™) + 0.864
8. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 0.976
9. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) + 1.072
10. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 1.145
11. Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) + 1.355
12. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) + 1.425