O Grande Prêmio da Austrália de MotoGP não saiu exatamente como a Monster Energy Yamaha MotoGP Team planejou e, como resultado, o atual campeão Fabio Quartararo deixou escapar a liderança da competição.
Após uma boa largada como P5, quando ganhou duas posições na primeira volta, Quartararo precisou batalhar no meio do pelotão para manter a posição. Na terceira volta, El Diablo cometeu um erro na entrada da curva e acabou perdendo a direção do traçado. Neste momento ele conseguiu evitar a queda, mas perdeu muitas posições e ficou em 22º.
O número 20 lutou bravamente para retomar o objetivo e chegou a alcançar a 15ª posição, mas ele voltou a ter problemas e caiu na curva 2 da volta 11, abandonando a corrida.
“Cometi um erro. Vamos ver como podemos lidar com as próximas corridas. Acho que a Malásia é uma boa pista para nós. Eu gosto, então vamos ver como podemos fazer isso. O campeonato mudou muito desde Sachsenring, e isso significa que também pode mudar para nós nos últimos dois GPs. Sinto que podemos fazer duas grandes últimas corridas. Precisamos estar focados, trabalhar bem e depois veremos. Vamos para a Malásia com total motivação”, declarou após a prova.
Franco Morbidelli também teve problemas e não conseguiu finalizar o GP. Depois de um início cauteloso ele encontrou um bom ritmo. Após diversas ultrapassagens, ele saiu de P23 para P19 e, na luta por mais uma posição, acabou sofrendo uma queda na volta 22 e não conseguiu retornar à prova.
“No geral, foi um fim de semana difícil, mas vimos algumas coisas boas em alguns momentos, como no TL4, quando fui rápido. Então, continuaremos trabalhando e cavando para que esses momentos durem mais. Lutei para juntar tudo aqui, mas vamos tentar de novo na Malásia”, afirmou.
Após a etapa da Austrália, Fabio Quartararo é o segundo colocado na classificação geral com 219 pontos, 14 pontos atrás do atual líder, Francesco Bagnaia. Morbidelli permanece em 19º com 31 pontos. Após a 18ª rodada, a Yamaha é a terceira com 227 pontos no campeonato de construtores e a Monster Energy Yamaha MotoGP em quinto lugar no campeonato de equipes com 250 pontos.
Agora a equipe segue para a Malásia onde será realizada a penúltima rodada da temporada no Circuito Internacional de Sepang, de 21 a 23 de outubro.