Com a presença do campeão reinante e líder do Mundial Fabio Quartararo (França – Monster Energy Yamaha MotoGP), do vice-campeão e vice-líder Pecco Baganaia (Itália – Ducati), do P3 Aleix Espargaró (Espanha – Aprilia), do P4 Enea Bastianini (Itália – Ducati) e do 8 vezes campeão do mundo Marc Márquez (Espanha – Honda), vai começar a 15ª Coletiva de Imprensa da temporada 2022.
Feitas as apresentações por Matt Birt, que representa a organização do Mundial, começam as perguntas.
Fabio: “É uma pista difícil, mas fomos bem rápidos aqui nos treinos e qualificatórias nos anos enteriores, apesar de os resultados não terem sido bons. Idetificamos o problema, o setor 4 não é bom para nós, mas como sempre, vamos dar o melhor. Vamos ter o chassi que usamos no teste de Misano, que foi bom, não só por isso, mas para aumentar a confiança, o teste foi bom e estamos motivados. Com calma ou não, tenho 30 pontos de frente, vou com tudo e veremos como as coisas saem daqui para frente.”
Pecco: “Para mim este momento é ótimo, me sinto bem com a moto e com o que estamos fazendo no box. Depois de Assen melhoramos, Misano foi meu GP de casa e a moto funcionou muito bem. Começamos a acertar a moto em Jerez, mas cometi muitos erros. Em Sachsenring perdi muitos pontos, mas segui treinando e descobrindo onde estavam os problemas para melhorar a cada prova. Acho que na Áustria as pessoas falavm que tinha que vencer por que era uma pisra Ducati, em Misano porque era na minha casa, não ligo para pressão, me concentro no que faço. Viemos de um período difícil, e o duelo aqui com Marc ano passado foi ótimo porque vimos que podíamos vencer, aquela vitória me deu motivação para ser mais competitivo.”
Aleix: “Sim, top 6 nas duas últimas corridas foi satisfatório, mas vamos muito bem nessa pista e quero mais. Aqui temos muita inclinação e frenagens fortes, o que é difícil, mas a moto vai vem na aceleração e daí porque a Aprilia vai em e querio me sair bem em Aragão este ano. O Campeonato está chegando ao fim, 5 corridas em 6 semanas é louco, muito exigente, e precisamos voltar a vencer, Aragão é um lugar perfeito para voltar ao pódio.”
Enea: “Nós viemos de uma corrida muito boa em Misano, começamos bem na sexta e isso é importante para nós, porque depois do verão voltamos mais fortes e isso está me ajudando bastante. A pista é boa pra nós, e depois dessa teremos mais duas corridas seguidas, temos que manter a concentração, estou motivado para fazer um bom trabalho. Perdi um pouco no meio do campeonato, errei muito em Mugello, não foi bom, mas no resto do Campeonato fui bem, faço parte do primeiro grupo, tenho um bom equipamento, a moto é boa, somos 8 na Ducati, compartilhamos informações, estou feliz. A relação com os outros pilotos Ducati é muito boa, somos competitivos, todos podemos obter grandes resultados no futuro.”
Mir: “Estou muito feliz em voltar aqui, foram duas semanas difíceis, tentandi recuperar o tornozelo, me sinto bem, ainda sinto dores e não estou completamente curado, vou sofrer, mas estou feliz por estar de volta. Ficar fora uma corrida não é muito, mas se perdesse Aragão poderia perder a forma e não quero isso, quero aproveitar. Melhoramos a velocidade na Áustria e quero continuar assim, brigar pelas primeiras posições e ajudar a equipe. Sobre a Honda, estou feliz em finalmente anunciar isso, foi um alívio para mim, as pessoas me perguntavam e não podia responder. Estou motivado, não é o melhor momento para eles, mas quero terminar o ano da melhor maneira com a Suzuki e pensar nisso depois. Quero brigar por pódios e tentar vencer.”
Marc: “Primeiro de tudo olá a todos, estou muito feliz por estar aqui. Depois de Mugello não esperava estar aqui, mas foi tudo bem na cirurgia, as coisas melhoraram, mas ainda tenho um longo caminho a seguir. Os testes de Misano foram bem, terminei bem, analisamos a recuperação do braço nos dias seguintes, conversamos com os médicos e… Aqui estamos. A coisa mais importante é estar na moto meta, queremos comparar os exercícios na academia com a pilotagem da moto. O pódio é uma possibilidade de um por cento, minha condição muscular está muito longe do ideal, a Honda está em um momento muito difícil, minha meta é terminar todas as corridas. Vamos ver no Japão, na Tailândia, posso parar a qualquer tempo durante o fim de semana, estou querendo colher informações para 2023, esse é o meu objetivo. A Honda é a Honda, não sou eu que organizo a companhia, passo minhas impresões e eles resolvem. Usei a nova balança e vamos trabalhar nisso, estamos muito longe de Ducati e Aprilia, preciso das armas certas para lutar na pista.”
Perguntas de motojornalistas
Marc: “Como eu disse, vou começar o fim de semana com a intenção de terminá-lo. Acho quefarei isso em Aragão, mas não sei, a fadiga dos músculos, de Aragão para o Japão, de lá para a Tailândia. Se não estiver bem, paro, vamos ver os tempos, se estiver um segundo fora, relaxarei um pouco, vamos ver. É importante começar em uma pista que você goste. Era meu sonho voltar em Aragão, e meu sonho virou realidade, mas preciso ver como, piloto motos, posso cair, avisei isso aos médicos, mas o osso está bem, agora vamos ver os músculos, vamos ver onde vai estar o limite.”
Fabio: “Eu acho que não a pista, mas no último setor vamos sofrer, de 1ª a 6ª e dxdepois uma curva que eu não gosto. Mas temos reduzido nossos problemas nas corridas e faremos isso de novo. Mas o último setor é muito difícil pra nós. Gostaria de ter o motor 2023 na moto, mas não é possível, hehe. O chassi funciona bem em algumas áreas, vamos provar amanhã, mas estou bem confiante.”
Marc: “No 1º dia de testes não forcei, mas no 2º sim, não temos estabilidade e falta aderência nas saídas de curva, precisamos de mais, estamos trabalhando nisso.”
Aleix: ” Meu dedo está ok, não muito bonito, mas ok.”
Marc. “A balança é diferente e posso experimentá-la aqui. No momento não quero testar nada na sexta, mas não depende de mim.”
Pecco: “Uma coisa sobre a F1 é que eles podem criar muita exclusividade, você nota isso no paddock, Lewis Hamilton caminha com normalidade, aqui nós não podemos fazer isso, vão nos abordar. Mas eu gosto disso. O trabalho de box é muito diferente da MotoGP, bem interessante, eles fazem um grande espetáculo a cada fim de semana.”
Marc: “Sobre Federer, foi como quando Valentino Rossi se retirou ano passado, ele mudou o esporte. Torço para Rafa Nadal, mas a classe de Roger Federer é diferente, ele transformou o esporte para todos, não só os fãs, e como ele fez isso é muito importante.”
Mais um joguinho, adivinhar o nome do piloto lendário com as letras misturadas.
Pecco acerta Valentino Rossi.
Fabio acerta Max Biaggi.
Pecco de novo com Casey Stoner
Aleix crava uma com Dani Pedrosa
Aleix de novo com Mick Doohan
Pecco vence mais uma em Aragão, hehe..
Pilotos do Mundial Júnior perguntam
Fabio: “É difícil, mas você tem que ficar calmo, analisar o problema e tentar fazer o melhor.”
Pecco: “Em um fim de semana difícil você tem que avaliar e aprender, é o melhor jeito.”
Aleix: “Se você caiu ou teve um problema, deve analisar a causa.”
Enea: “É difícil, mas é preciso manter o foco e contar com a ajuda da equipe, que está perto de você.”
Mir: Precisa manter a calma e trabalhar com a equipe para sair daqueça situação difícil. É difícil, mas te torna mais forte.”
Marc: “Fique quieto, analise a situação resolva com a equipe.”
Sobre rotina.
Fabio: “Depois do warm up escuto música no escritório e relaxo um pouco, passeio pelo grid dez minutos antes da volta de alinhamento, falo com algumas pessoas e estou pronto para ir.”
Pecco : “Depois do aquecimento vejo a prova da Moto3 e me concentro no que vou fazer.”
Aleix: “Gosto de ver a largada da Moto3 para ver como está a pista, depois relaxo no sofá do motorhome e me concentro na minha corrida.”
Enea: “Vejo a Moto2 e depois vou relaxar no motorhome ouvindo música clássica. É estranho mais eu gosto disso, música clássica.”
Mir: “Depois do aquecimento, provavelmente faço o mesmo, vejo a Moto3 e Moto2, relaxo no motorhome, a seguir faço exercícios, coloco o macacão e vou pro box.”
Marc: “Mais ou menos o mesmo. Vejo a Moto3, durante a Moto2 como alguma coisa, converso com a equipe sobre a estratégia de corrida, me aqueço e vou.”
Como você passa os dias fora da pista
Quartararo: “Basicamente treinando, sempre na minha rotina diária, uma ou duas vezes, faço trial e, quando tenho tempo, passo com meus amigos.”
Pecco: “O primeiro treino é bem cedo, depois passeio com minha namorada e meu cachorro, faço alguma coisa com os patrocinadores e janto com os amigos e faço outras coisas fora das motos.”
Aleix: “Ando de bicicleta e aproveito a família. É o que faço.”
Enea: “Treino de manhã e almoço, como, adoro comer, é minha parte favorita do dia. Quando posso eu vou a praia e, no inverno vou para as montanhas esquiar um pouco.”
Mir: “Normalmente tomo café fora de casa em um bar, em Andorra quando é cedo faz frio. Procuro não comer muito, mas como, não como Enea, hehe, e normalmente treino, mais forte de manhã e mais suave, de recuperação, à tarde.”
Marc: “Para mim depende, nos dois anos foi diferente, 8 às 10 cardio, 11h fisioterapia, no fim da tarde até as 20:30 Playstation, depois janto e durmo.”
E acabou. Achei meio longa a arrastada, 3 perguntas para 6 pilotos já são 18, fora as da organização e dos motojornalistas.
A partir de amanhã não vai ter nada parecido, é mão no fundo em busca dos tempos – e dos pontos…
Braaaaaap!
Fausto Macieira
PS – Relevam eventuais imperfeições de forma e/ou conteúdo; mesmo a pé, a pressa é inimiga da perfeição, hehe.