Eli Tomac, da Monster Energy Star Yamaha Racing, venceu as duas baterias e se tornou o campeão do AMA Motocross na última rodada do campeonato, disputada neste sábado (3), no circuito Fox Raceway. Tomac conquistou o seu segundo título de campeão da temporada, já que com sua YZ450F ele também foi o campeão do AMA Supercross em 2022 – desde 2015 um piloto não vencia os dois campeonatos no mesmo ano.
Mesmo com o título sendo comemorado apenas após a última bateria do campeonato, Tomac apresentou números impressionantes. Das 12 rodadas disputadas, apenas em uma (na primeira etapa) ficou fora dos três primeiros colocados, subindo ao pódio em 11 delas. Em 24 baterias, venceu 14. Foi o campeão em cinco provas, sendo que em quatro delas venceu as duas baterias da rodada. Este foi também o 70º pódio na carreira e sua 32ª vitória nas 450cc.
Com a conquista deste final de semana, Eli Tomac soma agora quatro títulos na classe principal do AMA Motocross , a 450cc. Agora é o segundo maior vencedor da história, atrás apenas de Ricky Carmichael, que tem sete títulos. Tomac também foi campeão em 2017, 2018 e 2019, além de vencer nas 250cc em 2013.
“Eu só penso em toda esta temporada em sua totalidade. Foi a temporada mais agradável da minha carreira, de longe, começando com o Supercross e agora no Motocross. Este verão foi incrível lutando com Chase [Sexton]. Ele é o futuro desta divisão. Nós nos esforçamos ao máximo [durante todo o verão] e até elevamos a altura do sarrafo”, declarou o campeão.