Depois de 536 quilômetros, sendo 303 de Especial cronometrada, o segundo dia do Sertões 2022 termina como o primeiro: com vitória da Yamaha IMS Rally Team. A prova deste domingo (28) largou de Umuarama/PR com destino a Presidente Prudente/SP. E mais uma vez, Adrien Metge foi o mais rápido do dia.
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O francês da Yamaha tem usado sua experiência em cinco participações no Rally Dakar para avançar edição histórica do Sertões, que conta com 14 etapas em 15 dias. E para garantir a nova vitória neste segundo dia ele também usou a experiência no enduro de regularidade, já que o trecho final da Especial foi de muita atenção à planilha, com um roteiro bem complicado. Ao fim da Especial, passou ileso e conquistou a vitória, ampliando a vantagem na liderança.
Campeão do Sertões 2020, Ricardo Martins tem feito uma prova consistente, sempre se colocando entre os primeiros colocados. Nesta segunda etapa, finalizou na 3ª colocação na categoria Moto1, apenas 27 segundos atrás do segundo. Na Classificação Geral, fechou a etapa em 4º lugar.
Túlio Malta também vem fazendo uma prova bastante segura, porém acelerando muito para conquistar boas colocações. O mineiro de Lagoa da Prata finalizou a Especial de 303 quilômetros na 3ª posição na categoria Moto2 e em 6º na Classificação Geral. Com os resultados, é o vice-líder na Moto2 e subiu para 5º na Geral.
Próxima etapa:
Etapa 3 – 29/8: Presidente Prudente/SP – Campo Grande/MS
A segunda-feira será dura e novamente os pilotos terão que ter muita concentração para finalizar bem a etapa, que terá estradas estreitas, porém rápidas e arenosas. Na parte final, os organizadores prepararam um laço onde o ponto de abastecimento e a chegada estão no mesmo lugar. A atenção ao roteiro será fundamental. Parte da prova vai margear o Rio Paraná, com pequenos lagos espalhados ao redor da estrada, começando a mostrar a “cara do Pantanal”. No deslocamento final os pilotos vão poder transportar as motos nos veículos de apoio.
Deslocamento inicial – 135 km
Trecho Especial – 307 km
Deslocamento Final – 344 km
TOTAL: 786 km
*Confira a programação completa do Rally abaixo
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.
Resultados – 2ª Etapa
Classificação Geral – 2ª Etapa
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 4h01min10seg
2) Júlio César Zavatti / 4h02min58seg
3) Martin Duplessis / 4h04min02seg
4) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 4h04min29seg
5) Tiago Fantozzi / 4h08min31seg
6) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 4h09min54seg
Categoria Moto1 – 2ª Etapa
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 4h01min10seg
2) Martin Duplessis / 4h04min02seg
3) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 4h04min29seg
4) Richard Fliter / 4h11min58seg
5) Marco Pereira / 4h12min25seg
Categoria Moto 2 – 2ª Etapa
1) Júlio César Zavatti / 4h02min58seg
2) Tiago Fantozzi / 4h08min31seg
3) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 4h09min54seg
4) Gabriel Soares / 4h19min22seg
5) João Paulo Fornazari / 4h23min21seg
Resultado Acumulado
Classificação Geral após duas etapas
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 6h22min51seg
2) Júlio César Zavatti / 6h25min56seg
3) Martin Duplessis / 6h26min57seg
4) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 6h28min39seg
5) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 6h35min54seg
Categoria Moto1 após 2 etapas
1) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 6h22min51seg
2) Martin Duplessis / 6h26min57seg
3) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 6h28min39seg
4) Jean Azevedo / 6h38min40seg
5) Marco Pereira / 6h41min36seg
Categoria Moto 2 após duas etapas
1) Júlio César Zavatti / 6h25min56seg
2) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 6h35min54seg
4) Thiago Fantozzi / 6h43min37seg
3) Gabriel Soares / 6h45min59seg
5) João Paulo Fornazari / 6h49min36seg
*Resultado extraoficial, sujeito a alteração
ADRIEN METGE
Moto1 – Yamaha WR450F
“O dia foi muito bom, fui o primeiro a largar e abri a Especial. O primeiro trecho tinha bastante lombada e um pouco de navegação. Já os últimos 100 quilômetros foram de muita navegação, muita mesmo, bem legal. Como estava abrindo a prova, me concentrei bastante e procurei não cometer erros de roteiro, estava bem gostoso de andar. Vamos que está só começando, tem muito ainda pela frente.”
RICARDO MARTINS
Moto1 – Yamaha WR450F
“Um dia bem legal hoje, 300 quilômetros de Especial e mais 200 de deslocamento. Foi um dia bem bacana, os últimos 100 quilômetros foram dentro de uma fazenda de cana, então tinha bastante areia também, bastante navegação. Fiz hoje a quarta colocação, estou me mantendo perto dos ponteiros, esse é nosso objetivo, todos os dias fazer dias bons. Mas é isso, só estamos começando!”
TÚLIO MALTA
Moto2 – Yamaha WR450F
“Este foi mais um dia bem rápido, com bastante lomba, andando em regiões do agronegócio, em meio a plantações. Procurei fazer mais um dia bem consciente, um bom dia. Vamos crescendo aos poucos no rally até chegar no piso que tenho mais familiaridade e poder acelerar um pouco mais. Seguimos!!!”
ROTEIRO
Deslocamento inicial – 135 km
Trecho Especial – 307 km
Deslocamento Final – 344 km
TOTAL: 786 km
A etapa será dura, com direito a alguns elementos inusitados ao longo do percurso. Em uma região marcada pela pecuária, as boiadas farão parte da paisagem, junto de tuiuiús e jacarés! Haverá também um laço, mais para a parte final da etapa, em que o ponto de abastecimento e a chegada estarão no mesmo lugar! Em parte da prova, a especial margeia o Rio Paraná e com os pequenos lagos espalhados ao redor da estrada, começam a aparecer os “ares de Pantanal”.
Etapa 4 – 30/8 – terça-feira: Campo Grande (MS) – Costa Rica (MS)
Deslocamento inicial – 64 km
Trecho Especial – 382 km
Deslocamento Final – 31 km
TOTAL: 477 km
Se trata de uma especial em três atos distintos e desafiadores. A prova começa com muitas erosões e mata-burros. Após o primeiro abastecimento, ela entra numa região onde se torna uma prova travada, de menor velocidade. Após o segundo abastecimento, ela se torna rápida! As lombas voltam ao cenário para produzir muitos saltos!
Etapa 5 – 31/8 – Quarta-feira: Costa Rica (MS) – Barra do Garças (MT)
Deslocamento inicial – 87 km
Trecho Especial – 527 km
Deslocamento Final – 23 km
TOTAL: 637 km
Alguns trechos de pequenas vias vicinais que ficam inundadas na época da cheia, mas em agosto, época de seca, ainda conta com pequenos lagos e poças ao longo do percurso. Será a maior especial da edição 2022 e exigirá muita estratégia das equipes. Isso porque, dos três pontos de abastecimento da prova, somente dois deles serão acessíveis para as equipes de apoio.
As estradas são repletas de lombas e pequenas travessias de rios. O final da especial passa pelo cânion do Rio Café, um pequeno cânion incrustado nas terras do Mato Grosso seguida de um trecho de um chapadão de areia que termina com o encontro do Rio Garças com o rio Araguaia.
Etapa 06 – 1/9 – Quinta-feira: Barra do Garças (MT) – São Félix do Araguaia (MT)
Deslocamento inicial – 67 km
Trecho Especial – 523 km
Deslocamento Final – 92 km
TOTAL: 682 km
Será uma das maiores especiais da história do Sertões! Serão 523 quilômetros contra o relógio! A sexta especial será também a primeira “perna” da primeira de duas maratonas, quando os competidores fazem duas especiais em sequência sem poder contar com apoio mecânico.
Do ponto de vista técnico, muitas DEPs (Abreviação de Depressão de Poça Seca) e estradas muito estreitas. A especial margeia o Rio Araguaia, entrando em uma região com “cara de pantanal” mesmo! Em seu final, uma travessia de balsa. Neste dia os veículos devem chegar à noite!
Etapa 7 – 2/9 – Sexta-feira: São Félix do Araguaia (MT) – Palmas (TO)
Deslocamento inicial – 13 km
Trecho Especial – 143 km
Deslocamento Final – 425 km
TOTAL: 581 km
A Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo e principal região da sétima especial do Sertões, encerra o Sertões Sul e a primeira metade do maior rally do mundo. É a segunda perna da primeira maratona do maior rally do mundo.
Após andarem mais de 500 quilômetros na etapa anterior, eles terão de cuidar do equipamento em uma especial inédita e cheia de areião, para finalmente receber o apoio mecânico. A etapa termina na cidade de Palmas, capital do Tocantins, para um dia de descanso.
Descanso: 3/9 – Sábado
Dia de descanso, que é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência.
SERTÕES NORTE
Etapa 8 – 4/9 – Domingo: Palmas (TO) – Mateiros (TO)
Deslocamento inicial – 98 km
Trecho Especial – 423 km
Deslocamento Final – 0 km
TOTAL: 521 km
O Jalapão volta à cena para inaugurar o Sertões Norte e a primeira parte da segunda maratona consecutiva com rotas inéditas. A especial começa já com uma travessia de rio, o Rio Prata, e finalmente segue pelas areias de “deserto do Jalapão”.
Depois de quase 500 quilômetros de prova, em sua maior parte no temido areião, os competidores chegam até Mateiros, a menor cidade que o Sertões passa em 2022, e lá vão encontrar mais um parque fechado, onde os pilotos não terão apoio de suas equipes na manutenção dos carros.
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho Especial – 409 km
Deslocamento Final – 101 km
TOTAL: 510 km
A nona etapa será a última parte de uma série de duas maratonas consecutivas! Ainda no Jalapão, o Sertões avança sobre mais uma região do Brasil. Do Norte seguem para o Nordeste, em sentido ao Maranhão, onde descerão uma serra extremamente sinuosa e estreita para completar em estradas muito estreitas de areia.
Etapa 10 – 6/9 – Terça-feira: Bom Jesus do Piauí – Bom Jesus do Piauí
Deslocamento inicial – 0 km
Trecho Especial – 329 km
Deslocamento Final – 0 km
TOTAL: 329 km
É nesta décima etapa que fica o Cânion do Viana, com seus paredões de rochas enormes e multicoloridas que amplificam ainda mais o barulho dos motores devido a sua acústica.
A etapa é na forma de um laço que sai e chega no mesmo lugar: a cidade de Bom Jesus do Piauí, depois de passar por novos caminhos pelo sertão de Bom Jesus e a partir da passagem dos cânions, uma parte final completamente inédita!
Etapa 11 – 7/9 – Quarta-feira: Bom Jesus (PI) – Balsas (MA)
Deslocamento inicial – 57 km
Trecho Especial – 219 km
Deslocamento Final – 278 km
TOTAL: 554 km
Uma especial com muita navegação, estradas estreitas e muitas trilhas. Da metade para frente, ela se torna de baixa velocidade.
Deslocamento inicial – 12 km
Trecho Especial – 156 km
Deslocamento Final – 238 km
TOTAL: 406 km
A etapa é repleta de serras e vales, chapadões e platôs um “sobe desce” de piçarra com areia que irá cansar até os mais experientes.
Etapa 13 – 9/9 – Sexta-feira: Imperatriz (MA) – Paragominas (PA)
Deslocamento inicial – 35 km
Trecho Especial – 358 km
Deslocamento Final – 70 km
TOTAL: 463 km
O Sertões cruza sua última fronteira de regiões, deixando o Nordeste e retornando ao Norte em uma etapa que passa em uma região praticamente sem estradas no meio da Floresta Amazônica. Iniciando em um trecho travadíssimo dentro de uma fazenda, a especial passa por uma série de travessias de pontes.
Etapa 14 – 10/9 – Sábado: Paragominas (PA) – Salinópolis (PA)
Deslocamento inicial – 2 km
Trecho Especial – 126 km
Deslocamento Final – 226 km
TOTAL: 354 km
A especial que encerra o maior Sertões da história depois de cruzar o Brasil é considerada bonita e prazerosa, depois de mais de 7.000 quilômetros puxados no limite.
TOTAL: 7.202 km
ESPECIAIS: 4.378 km