São quase 17 horas em Montmeló, Catalunha, meio-dia, no horário de Brasília, e o cenário está pronto para a nona Coletiva de Imprensa do Mundial de MotoGP 2022.
Os convidados de honra são o Campeão do Mundo reinante e líder do Mundial de MotoGP 2022 Fabio Quartararo, de contrato renovado por mais 2 anos com a equipe de fábrica da Yamaha, Aleix Espargaró, vice-líder do Mundial e vindo do seu quarto pódio seguido, Pecco Bagnaia, vice campeão em 2021 e vindo de vitória em casa semana passada, e Enea Bastianini, que já ganhou 3 corridas este ano com sua Ducati 2021, mas foi ao chão semana passada, domingo que ele provavelmente prefere esquecer.
São meio-dia e um e apenas Pecco está lá, futucando no celular. Chega Aleix, os dois e assessores posicionam seus capacetes, Fabio aparece, temos três dos quatro pilotos, falta Enea Bastianini, que também toma seu lugar e podemos começar.
O apresentador Matt Birt pede que todos desliguem ou coloquem seus celulares em mudo, o que vale também para os pilotos.
E vamos direto para as respostas…
Fabio “Claro que minha primeira meta é ter o equipamento mais competitivo possível, foi difícil para eles aceitarem que nossa moto é mais lenta do que as outras, mas isso conteceu e me ajudou a ficar. Ano passado foi um fim de semana estranho, mas gosto dessa pista, primeira vitória na Moto2, primeiro pódio na MotoGP, a reta é longa mas em Mugello também e terminamos em segundo. Espero ir melhor que Mugello e começar bem desde o TL1.”
Aleix. “É louco estar aqui, todo ano é muito bom, mas quando você é mais jovem lida com isso melhor, acha normal, mas estou no melhor momento da minha carreira, quero começar bem desde o TL 1 fazer um grande espetáculo para a torcida. A pressão extra é maior do que seu eu estivesse em décimo ou assim, mas não sinto mais pressão, ao contrário, sei que a moto é competitiva, quero manter os pés no chão, mas vvou com tudo. A moto vai bem em qualquer ligar, mas em Mugello a Yamaha de Fabio era mais rápida nas mudanças de direção, a moto de Pecco na reta, mas em Barcelona estamos mais ou menos igualados.
Estou com essa pintura especial no capacete para esta prova porque há 4 anos, quando meus filhos nasceu, minha menina, Mia, tinha um problema no coração, teve que fazer duas cirurgias, eu estava muito preocupado, as pessoas apoiaram, os médicos ajudaram, é a minha agradecer a CorAll Family, a todos eles.”
Enea. “Montmeló é um pista boa pra mim, veloz e também muito técnica, quero começar da melhor maneira, ano passado foi um pouco complicado pra mim, primeira vez na MotoGP, asfalto sem muita aderência, terei que adaptar o meu estilo, vamos ver o que podemos fazer. Preciso ser mais consistente, tenho feito corridas muito boas e outras não, como em Mugello e Portimão, mas preciso melhorar isso, vou tentar. Sobre os tombos em Le Mans e Mugello eu perdi a sensação da frente da moto, mas sabemos o que modificar para resolver esse problema.”
Pecco. “Em meus 10 anos de Mundial nunca fiz bons resultados aqui, apenas em 2012 no Espanhol, não sei porque, quero mudar essa situação, gosto da pista, das pessoas, espero ter um fim de semana como o passado forte desde o TL1. Essa pista é plana como no flat track, precisamos ajustar nossa moto para isso acontecer. A perda de aderência nesta pista, especialmente do lado direito, é alta, então será muito importante ser esperto na corrida, a baixa aderência exige ajuste diferente no equipamento, mas estou bem bem certo de que irei bem aqui e seremos competitivos. Acho que, como disse em Mugello, nós quatro somos candidatos ao título, faltam muitas corridas, mas no momento a situação é essa.”
Perguntas de jornalistas:
Aleix. “Quando eu era criança vinha aqui direto, minha escola é a 3 quadras daqui, Pol e eu ouvíamos os motores de carros e motos e vínhamos pra cá, sonhando ser pilotos um dia é um prazer correr na categoria máxima aqui em Barcelona e vou fazer o meu melhor domingo.”
Enea. “No momento não sei qual vai ser a estratégia, todos são muito rápidos, não sei o que vou fazer na corrida, é diferente de Mugello, não tem as chicanes, tem menos aderência, isso vai ser crítico pra mim, mas com a moto 2021 vai ser menos difícil ir bem nos Qualis, que são muito importantes para corrida.”
Fabio. “Ninguém me falou sobre o novo projeto de motor, claro, é muito cedo, mas aqui eu sempre fui rápido, gosto demais da pista especialmente na MotoGP, com as altas velocidades, as 2 últimas curvas você precisa imprimir grande velocidade e favorecem meu estilo, são o ponto forte da moto e meu também. É difícil dizer em que curvas exatamente vou rápido, mas nessas curvas eu vou muito bem. O novo motor já está sendo desenvolvido, me sinto bem na moto, todos aqui querem mais aderência, mais velocidade, mas realmente perdemos em velocidade, e o que me fez ficar foi que os engenheiros novos, que já chegaram e estão trabalhando firmemente nessa parte da moto.”
Pecco. “Espero que minha moto se comporte bem com baixa aderencia, e nossa moto se comporta bem nessas condições, vimos isso ano passado. Acho que vamos perder mais tempo no último setor, é tudo novo,cedo para dizer, temos que ver o clima, poderei falar melhor sobre isso na sexta à tarde. Vamos controlar o consumo também, mas estamos no topo do nosso esporte e sabemos lidar com isso.”
Fabio. “Basicamente conversamos não só com a Yamaha, levou tempo e em alguns momentos minha cabeça não estava só aqui, mas as conversas com os novos engenheiros foram bem sucedidas, sei que eles estão em busca de mais potência do motor e me sinto bem na moto, esses motivos me fizeram continuar.”
Enea. “Haha, não posso dizer quando vou assinar meu contrato, a Ducati está decidindo meu futuro, gostaria de continar com a Ducati, mas no momento não sei e para mim o mais importante é ter um equipamento competitivo para competir pelo campeonato, estou fazendo isso este ano, tenho uma boa moto este ano, seria mais rápido ainda na equipe de fábrica, pode ser que isso aconteça em alum momento.”
Aleix. “Gosto da Curva 3, o Curvone, a La Caixa e todo o último setor, que parece um estádio de futebol, gosto muito daquele setor.”
Perguntas de cartões, uma inovação que parece ter chegado para ficar
1 – Você preferiria voar ou ser invisível.
Enea quer ser invisível na pista Quartararo idem; Pecco e Aleix querem voar para evitar congestionamentos, hehe
2 – Um ano sem Mundial, ou um ano sem ver o sol
Fabio – se ficar um ano sem moto me mato – e Enea preferem a moto ao sol, Enea diz que colocaria faróis na moto, hehe. Aleix e Pecco priorizam a luz solar.
3 – Sempre mentir ou sempre falar a verdade
Todos preferem falar sempre a verdade, o que não é fácil e pode te por em apuros, como disse Pecco. Não, Enea ficou balançado e não respondeu, haha
4 – Nunca comer sua comida favorita ou ver filmes e séries na TV
Pecco prefere não comer porque tem muitas comidas favoritas, hehe os demais dizem o contrário, Fabio diz que não tem tempo de ver TV.
5 – Viajar um dia um dia no futuro ou no passado
Quarta prefere o futuro, gostaria de se ver daqui a 10 anos, todos concordam que o futuro é melhor, assim como andar na frente.
6 – Andar de macacão ou descalço o tempo todo,
Todos preferem andar descaços – Fabio lembra do episódio do macacão ano passado, hehe – menos Pecco, que não gosta de contato com o solo e prefere macacão, que doido
7 – Ler a mente dos outros ou os outros lerem sua mente
Pecco prefere ler a dos outros, Aleix vai de B porque não precisa de filtro e diz o que pensa, Fabio diz que vai de A porque não liga para o que pensam dele, Enea diz que não sabe porque, mas prefere ler a dos outros
8 – Viver sem escutar música ou viajar
Fabio prefere escutar música a viajar, Pecco diz que ele saiu de Mugello direto para Mônaco, como não gosta de viajar. ‘Fui escutando minha lista de músicas’, rebate o campeão.
9 – Prefere perder a carteira ou o celular
Aleix prefere ficar sem carteira, Fabio diz que não tem cartão de crédito e não liga se ficar sem carteira, Enea e Aleix idem, Pecco diz que prefere perder o celular porque com a certeira pode comprar outro telefone, haha.
10 – Ficar na mesma equipe por toda a carreira ou trocar de time todo ano
Os três preferem ficar na mesma equipe menos Enea, que diz que prefere trocar todo ano para por pressão no seu extravagante empresário Carlo Pernat, haha.
E acabou. Não teve foto em grupo, esquisito, mas vamos em frente.
As perguntas de escolha dupla são boas, mas dez é muito
A partir de amanhã vamos ver quem acerta mais na pista.
Os treinos começam às 4h de Brasília com o TL1 da Moto3, a MotoGP entra na pista às 4:55 e a Moto2 às 5:55. A transmissão AO VIVO começa às 8:10 com o TL2 da Moto3, 9h TL2 MotoGP e 10h TL2 Moto2.
Nos vemos na pista…
Braaaaaaap!
Fausto Macieira
PS – Relevem eventuais erros de digitação e similares, a pressa continua sendo inimiga da perfeição