A perfeição de Portimão. Assim pode ser chamada a prova que Fabio Quratararo fez neste domingo (24) na quinta etapa da MotoGP, que ocorreu no Circuito do Algarve, em Portugal. Largando da segunda fila, o piloto da Monster Energy Yamaha MotoGP dominou a corrida, venceu e se tornou o líder do campeonato.
Na quinta posição do grid, “El Diablo” largou forte e tomou o segundo lugar ainda na metade da primeira volta. Na sequência, o francês encontrou o ritmo da prova e colou em Joan Mir, que liderava até então – o que não duraria muito tempo. Na quarta volta, Quartararo investiu, ganhou a primeira posição e liderou uma prova pela primeira vez neste ano.
Sem sobressaltos e com a técnica de um campeão, ele dominou a corrida até o final e avançou para a vitória. Ante de receber a bandeirada final, o francês ainda estabeleceu um novo recorde da pista fazendo a volta mais rápida – 1:39.435s – e cruzou a linha de chegada cinco segundos à frente do segundo colocado.
Com a vitória, Quartararo também assumiu a liderança do campeonato, somando 69 pontos. Franco Morbidelli, companheiro de equipe do francês, chegou em P13 e está na 15ª posição no campeonato, com 17 pontos.
O próximo compromisso da Monster Energy Yamaha MotoGP está marcado para a próxima semana, no Grande Prêmio da Espanha, marcado para ocorrer entre os dias 29 de abril e 1º de maio.
Top 10 Grande Prêmio de MotoGP de Portugal:
1. Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP)
2. Johann Zarco (Pramac Racing) + 5.409
3. Aleix Espargaro (Aprilia Racing) + 6.068
4. Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) + 9.633
5. Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) + 13.573
6. Marc Marquez (Repsol Honda Team) + 16.163
7. Alex Marquez (LCR Castrol Honda) + 16.183
8. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) + 16.511
9. Pol Espargaro (Repsol Honda Team) + 16.769
10. Maverick Viñales (Aprilia Racing) + 18.063