As pistas europeias recebem novamente um arrastão verde-amarelo neste fim de semana com a estreia de uma dupla de jovens pilotos brasileiros. Ton Kawakami, 22 anos, e Humberto Maier, o Turquinho Jr., de 16 anos, aceleram para a primeira etapa do Campeonato Mundial de Superbike, o WSBK, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril no Circuito MotorLand Aragon, na Espanha.
A transmissão de todas as 12 rodadas do WSBK será feita pela BandSports, com narração e comentários em português, e é um oferecimento da Yamaha aos fãs brasileiros da motovelocidade.
Ton e Turquinho já estão na Europa há cerca de um mês, onde fizeram a pré-temporada na Espanha e em Portugal com a AD78 Team Brasil by MS Racing. Na terça-feira (5), a dupla ainda participou do último teste antes da primeira corrida, já na pista de estreia. Seriam dois dias na pista de Aragon, mas por conta de problemas com o transporte das motos os brasileiros participaram apenas do último dia de testes.
Na combinação de tempos – que considera os dois dias – Kawakami fez o P11, enquanto o estreante Tuquinho Jr. ficou no P14, a 1,3 segundos do líder, o holandês Vitor Steeman, que fez 2’06,509s – muito próximo do recorde em corrida nesta pista, protagonizado por Meikon Kawakami em 2021, com 2’06,316s. Ton cravou 2’07,597s e Humberto 2’07,823, numa excelente estreia na categoria.
Prontos para a luta
Mais experiente e com grandes resultados nos últimos anos, Ton Kawakami conduz a YZF-R3 em busca do título. O jovem brasileiro tem no currículo o Bicampeonato Brasileiro da Yamalube R3 bLU cRU Cup, Bicampeonato Brasileiro 1000 Milhas de Interlagos e o título de Campeão Brasileiro 600 SuperSport, além de ter sido o primeiro brasileiro a conquistar uma pole position no Mundial de Superbike, em Donington Park, em 2019.
“Terminamos o teste aqui em Aragon e finalizei entre os Top 10 hoje (terça-feira). Estou contente, tivemos bastante trabalho com a moto. Ainda falta um pouco para a corrida e eu com certeza vou estudar até lá, o final de semana promete”, garantiu Ton.
Turquinho Jr., que se destacou no campeonato europeu em 2021, será o companheiro de equipe de Ton Kawakami, estreando no Mundial de SBK na categoria SSP300, com a YZF-R3. “Estou muito ansioso para estrear neste fim de semana no Mundial, vai ser um ano de muito trabalho e desafios. Não vejo a hora”, apontou.
A equipe AD78 Team Brasil by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing Brasil, FIM LA, PlayStation, PS5, M78, Terranew Motos, Pirelli, Tutto Moto, LS2 e HUCKSTERS, Alpinestars, iPlantforest e Camargo.
Mais estreias
Quem também entra na pista neste fim de semana são os jovens pilotos da AD78 Team Brasil by MS Racing que vão disputar a R3 bLU cRU European Cup. A primeira etapa do campeonato também acontece em Aragon, em paralelo ao campeonato mundial.
Eduardo Burr, Enzo Valentim, Fábio Florian, Gustavo Manso e Kevin Fontainha formam a esquadra brasileira que estará nas pistas. Os jovens pilotos estão sob a gestão da Yamaha AD78 Team Brasil e são coordenados pelo ex-piloto Alan Douglas, que é o chefe da equipe.
A programação oficial da primeira rodada do WSBK começa na sexta-feira (8), com os treinos livres a partir das 4h45 (horário de Brasília), No sábado (9), a corrida 1 está marcada para às 7h40. Já no domingo (10), a corrida 2 está prevista para ocorrer a partir das 10h15.