São 4:20 da madrugada madrugada e a regressiva do lançamento da equipe de fábrica Monster Energy Yamaha MotoGP aponta 10 minutos para começar.
O tempo vai passando e o evento começa com um recado do Diretor Esportivo da Yamaha Motor Racing – YMR, Lin Jarvis, dizendo que tem uma grande equipe e dois grandes pilotos.
Surge a legenda “Um evento especial”.
Direto da pista de cross de Dorno, Itália, o campeão do mundo de MotoGP Fabio Quartararo fala sobre a conquista do título em Misano.
Depois cenas dele treinando cross e Franco Morbidelli chegando na pista. O ítalo-brasileiro fala que 2021 foi complicado, com muitos desafios, mas agora é entrar em forma e trazer o momento da recuperação durante o inverno para andar de moto de novo.
O convite dele é entregue em um ginásio.
Corte para Gerno di Lesmo, sede da Yamaha Motor Racing.
Jarvis fala das conquistas da temporada 2021 em várias modalidades na temporada dos 60 anos de Grandes Prêmios, Superbike, MX2, Ama Supercross 250, AMA Motocross 450… A mais importante é, claro a do Mundial de MotoGP, o que não acontecia desde 2015 com Jorge Lorenzo.
Quartararo relembra o título, e diz que não perdeu a motivação, seguiu treinando para fazer o mesmo em 2022. Ele diz que está mais confiante e positivo, pronto para repetir a façanha.
Cenas dele no motocross.
Lin diz que Fabio esteve na sua melhor fase em 2021, venceu 5 corridas, porém mais do que isso, foi super consistente, o que foi fundamental para ganhar o campeonato. Ele tirou peso dos ombros, sabe que pode fazer de novo, o que não é fácil, porque o nível da MotoGP é muito alto, mas ele se diverte, tem enorme capacidade e temos grandes expectativas com Fabio nesta temporada.
Corte para Morbidelli pedalando no ginásio. Ele diz que focou no joelho lesionado e outras áreas do corpo, mas principalmente no joelho. Foi difícil, porque ele não podia pilotar como queria, então trabalhou na condição física; foi bem difícil, mas ele está recuperado.
Lin diz que Franco teve um 2021 difícil depois de ter sido vice em 2020, então suas esperanças eram altas, mas veio esse acidente em treinos que aumentou as dificuldades. Ele decidiu pela cirurgia no meio da temporada e mudou de equipe sem estar 100% recuperado, mas treinou muito durante o inverno e agora veremos seu pleno potencial. Ele é muito suave, o que ajuda na pilotagem da M1, temos grandes planos para Franco nesta temporada.
A seguir entra em cena o Diretor da Monster Energy Yamaha MotoGP, Massimo Meregalli, que diz que na Malásia teremos o primeiro teste para valer, mas para ele o mais importante será na Indonésia, que é uma pista inédita. Mandalika vai estar no calendário este ano e temos que ser fortes lá. A meta principal é melhorar a velocidade máxima, foi nessa área que os engenheiros no Japão trabalharam, inclusive na ajuda aerodinâmica nas retas. Estamos nprontos para testar esses novos componentes a partir de amanhã em Sepang.
Lin diz que, como recompensa pelo campeonato, o líder de projeto Takahiro Sumi foi promovido a Gerente Geral de corridas da Yamaha Motor Cirporation e o novo chefe de projeto é o senhor Kazutoshi Seki, que irá a todas as corridas. Franco terá novo chefe mecânico este ano, Patrick Primmer, enquanto Silvano Galbusera, que chefiou o time mecânico de Franco Morbidelli ano passado, retorna às stividades da equipe de testes. Temos um time forte com ajustes, então vamos com tudo.
Mereghali fala que o ambiente é muito bom, não poderia ser melhor, estão todos ansiosos a começar a correr em busca do título Catar.
Fabio diz que não é uma equipe, é uma família. Os dois lados da garagem se sentem unidos como uma família, com meu chefe mecânico Diego, com meu preparador Pablo, os engenheiros japoneses, todos são muito divertidos, a turma da Ohlins, todos são muito sérios e especiais, trabalhando duro para que os resultados venham. O clima é ótimo, rimos, fazemos piadas, não parece que estamos trabalhando, mas é isso que acontece. Quando estou na moto foco em ser o mais rápido, acho que esse sistema me deixa muito feliz, me sinto em casa.
Morbidelli vai na mesma na mesma linha, diz que conhece muitas pessoas da Yamaha da época de Vale. São muitos italianos na equipe, o que é muito bom, mas também todas as pessoas na equipe de fábrica tornam o ar que você respira muito positivo. Claro que o título do ano passado ajuda, mas é uma característica da equipe. Estou sempre muito feliz com o pessoal da Yamaha, inclusive a equipe de teste, Silvano e os rapazes, me sinto muito feliz trabalhando com eles, com Patrick e com o outro lado da garagem, Diego, Pablo, a atmosfera é muito boa, profissional, mas ao mesmo tempo relaxada.
Mereghali de novo. Queremos repetir 2021 e temos condição de fazer isso.
Lin: todos vamos começar com zero pontos e você nunca sabe até os testes, vamos provar que somos muito competitivos, ganhamos 6 corridas ano passado, somos competitivos, quero ser 1º e 2º no Campeonato. Sei que é difícil, a temporada é longa, 21 corridas, tudo pode acontecer, mas temos confiança em nossos pilotos, estamos orgulhosos do nosso trabalho e vamos fazer o melhor.
Franco: a meta é ter o espírito elevado, igualar a velocidade de Fabio e vencer corridas.
Fabio: queremos tudo e o seu primeiro rival é seu companheiro de equipe. Além disso, no ano passado tivemos Bagnaia, Mir, Franco, Miller, Rins, Marc, você não pode esquecer esses caras. Depois de algumas corridas para saber quem será o principal rival, mas estou focado principalmente em mim mesmo, sem olhar para os lados.
Corte para Milão, Itália, na montagem do lançamento, a seguir para Flórida, EUA, sede do patrocinador principal Monster Energy.
Mitch Covington, vice-presidente de marketing, fala que todos vão tentar superá-los, mas ele sabe que Franco e Fabio estão prontos para encarar o desafio, então vistam o macacão, subam nessas M1s e mandem ver.
Fabio e Franco falam da Yamaha YZR-M1 e da ansiedade de pilotá-la.
Fabio: é uma moto muito especial para mim, gosto do formato dela, das novas cores, nos dois anos que estou com a Yamaha de fábrica a moto mudou muito em tecnologia, temos muitas coisas mais, muitos botões, parece mais um foguete do que uma moto. você vê como o escape sai na parte baixa da moto, difícil de enxergar, eu acho super bacana. A combinação do meu número com o desenho da moto é super especial, eu adoro. Também acho que é a moto mais bonita e estou ansioso para testá-la.
Franco: o que eu acho da moto, a primeira coisa que penso é na sua ‘gentileza’. Ela é realmente boa, ágil e suave, eu gosto disso na Yamaha. Gosto também do visual da moto, as cores, como o verde combina com o azul, cada pequeno detalhe é especial, de alto nível. Eu gosto muito dela.
Para mim (Fausto) a moto parece um pouco mais azul que a do ano anterior, e segue muito bonita.
Lin: bom trabalho, rapazes, estamos ansiosos para ver vocês dois na pista junto com toda a equipe para começar esta nova temporada.
E acabou. Com a manhã nascendo azul aqui no Rio de Janeiro.
O que é um bom sinal…
Braaaaaaaap!
Fausto Macieira