Depois das duas coletivas, err extraordinárias de hoje e a notícia da (ainda incrível) oficialização de Darryn Binder na NTR WithU Yamaha em 2022 ao lado do veterano Andrea Dovizioso, vem aí a 16ª Coletiva de Imprensa do Mundial de MotoGP 2021.
Presentes o líder do Mundial, Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, o P2, Pecco Bagnaia, da Lenovo Ducati, do herói local Valentino Rossi, da SRT Petronas Yamaha, dos co-heróis Luca Marini e Enea Bastianini, da Sponsorama Avintia Sky VR46 Ducati (juntei tudo para facilitar), e do multicampeão Marc Márquez, da Repsol Honda, vamos começar.
Ou iríamos, pois são 17 horas em ponto no horário local, meio-dia de Brasília, e ninguém apareceu.
Um minuto depois surge Pecco Bagnaia. A seguir, Valentino e, ih, Darryn Binder! Luca Marini e Enea Bastianini chegam, Fabio Quartararo e por último Marc Márquez.
Feitas as apresentações, começam as perguntas.
Fabio. “Sim, me sinto muito bem, mas minha cabeça não está muito no Campeonato, busco encarar como uma corrida normal, sexta e sábado como planejei desde o começo do ano e no domingo vamos ver o que acontece. Se Pecco estiver na minha frente vamos ver. Gosto de lutar, mas nunca estive nessa situação, liderando por muitas corridas, lutando pelo título, é mais fácil assim. Vamos ver, no momento é mais uma corrida normal”.
Pecco. “Para mim a única coisa a fazer é vencer e tentar continuar na luta pelo Campeonato. 52 pontos é muito, mas vamos tentar. A condição do tempo é de chuva, mas vamos tentar fazer alguma coisa. Claro que nossa ambição é sempre melhorar, mas olhando minhas duas temporadas anteriores, não era tempo de vencer, quebre a perna ano passado, tive problemas, mas continuei crescendo e na pré-temporada melhorei, se não conseguir o título, estou pronto para o ano que vem”.
Marc. “Vamos ver se posso melhorar aqui, tivemos o teste aqui, mesmo sendo diferente de Austin, em Misano 1 tinha boas chances mas terminei em P4, não esperava isso. Aqui em Misano e Portimão espero ser mais rápido nas curvas à direita, miro os top 5, vamos ver sobre isso. Estamos melhorando, mas muito lentamente, voltar é difícil, posso pilotar de certa maneira, mas não é o tipo de desempenho que eu espero, melhorar a cada prova, vamos ver o que consigo este fim de semana”.
Enea. “Sair de P16 para P3 aqui (em Misano1) me deixou muito feliz, foi incrível para mim. Em Austin não foi fácil, mas estou satisfeito com o trabalho no Box e queremos continuar nessa linha em Misano 2. Gosto muito daqui, esperamos frio, mas espero ir bem nessa próxima corrida. Preciso trabalhar mais na classificação, a qualificatória foi um desastre para mim, mas aqui foi uma das melhores, espero ser mais competitivo na corrida”.
Luca. “Bem, é certo que esperava estar um pouco mais à frente, mas estou satisfeito. Terminar todas as corridas é bom, mas melhor seria estar mais à frente, ainda que cometendo erros. As pistas mudam, meu corpo também ao longo da corrida, estou com problemas no preparo físico, na ergonomia da moto, estou tentando torná-la menos exigente no físico. Espero terminas essas últimas corridas nos top 10. Sinceramente, talvez pareça que estou lento, mas venho avançando em 5 anos de Mundial, estive perto do título na Moto2, faltou alguma coisa na Forward quando estive lá, mas sempre dou meus 100% e quando me sinto confortável posso ser muito forte, quero fazer isso nas 3 últimas corridas e melhorar minha classificação geral”.
Valentino. “É uma situação estranha, porque é a 2ª corrida aqui em Misano, mas com a covid tivemos mais de uma corrida aqui e é uma grande chance de dar um tchau aos fãs italianos. Espero tempo bom, mas nessa época do ano chove bastante aqui, quero dar um bom espetáculo an corrida. Como você disse é uma história longa, mais de 400 corridas, quero agradecer a todos pelo apoio incrível pelo mundo todo. Especialmente na Itália, mas no mundo inteiro. Foi muito bom, tivemos grandes corridas e depois de Misano teremos mais duas corridas, é uma sensação boa, vamos a elas”
Darryn. “Primeiro quero agradecer à WithU Yamaha, poucos têm essa oportunidade, não esperava vir direto da Moto3, mas aconteceu e esutou super entusiasmado com a oportunidade de pilotar a M1. É diferente da Moto2, um grande passo, tenho perguntado muitas coias ao meu irmão, treinamos junto com as motos grandes, sou grande também, meu tamanho se ajusta ás motos grande melhor, espero ser mais e mais forte”.
Perguntas de motojornalistas.
Sobre o calendário de 2022.
Fabio. “Para mim está bom, gosto de ir a lugares diferentes, mas com a covid tem sido difícil fazer isso, mas estou feliz em sair da Europa, ir à Indonésia e tal, mas espero que o calenbdário não mude mais”.
Pecco. “Vamos ver, pode ser bom, gostaria de ir, mas do jeito que as coisas vão é muito difícil mir a lugares como Austrália e Japão, vamos ver”.
Marc. “Como eles disseram é bom ir a lugares diferentes, mas temos corridas demais, acho que um máximo de 22 no futuro”.
Para Valentino, sobre ter se arrependido de se aposentar. “Não sei se você leu a entervista que dei, mas não me arrependo. O que você leu foi uma declaração isolada, tomei a decisão de oficializar a retirada na Áustria, mas permaneci concentrado porque faltava metade da temporada. Em Valência será diferente, última vez com a moto, com a equipe e tal, mas não mudei de ideia, hehe”.
Conselhos a Pecco e Fabio – Pecco: “Vale, só pra mim, hehe”.
“Bom, Fabio quer fechar o título o mais ráído possivel, se não, vai ficando mais difícil, então ele vai com tiudo no domingo. Para Pecco é pole e vitória, hehe. Ele teve problemas no início da temporada, então é mais difícil, mas ele vai com tudo também”.
“É sempre difícil competir, cada corrida tem uma história, precisamos de tempo para lidar com tudo, a dificuldade é se manter concentrado, a MotoGP é perigosa. Não penso sobre ser a última corrida em Misano, mas como uma corrida, preciso dar o meu máximo, mas não é fácil”.
Pecco, sobre as motos elétricas da Ducati. “Claro que estou feliz, gosto de ver esse envolvimento, mas não sei se quero testar a moto”.
Enea. “Não sei como vai ser uma Desmo elétrica, mas deve ter muita potência e quero pilotar a moto quando foi possível, hehe”.
Luca. “Não sabia dessa notícia, mas é uma grande oportunidade, estou aberto a ela, tenho um carro elétrico e é muito bom dirigi-lo, então posso tentar, vamos ver”.
Marc. “Quando você está lutando pelo campeonato é um impulso extra, mas quando não está, você tem que buscar motivação, quero continuar meus progressos”.
Sobre ter levado sua telemetrista ao pódio em Austin. “Sim, é importante, no nosso esporte a maioria das pessoas é homem, mas mais e mais as mulheres estão avançando, não só na assessoria de imprensa, mas nas áreas técnicas também. Jenny é uma pessoa no Box e todos concordaram, Santi e Takeo inclusive, em colocá-la no pódio, ela é uma pessoa importante no nosso grupo”.
Valentino. “É difícil para todos os pilotos de MotoGP manter a concentração quando se corre em casa. Estou nessa situação, só que mais extremamente, preciso lidar com isso, mas é mais ou menos o mesmo para todos nós”.
“Eu corri com Casey (Stoner) durante toda a carreira dele, que não foi muito longa, de 2006 a 2012. Ele demonstrou um enorme talento natural, desde o 1º ano com a Honda 5 cilindros, que era muito rápida, foi muito bom duelar com ele. Sobre as 2 tempos, corri muito com elas, é claro que as 2 tempos têm um grande carisma com as pessoas. Pelo barulho, é mais um som de corridas do que as 4 tempos. Mas tudo muda e a MotoGP mudou também. Para mim foi um choque, gostava muito das 500 2 tempos. Não foi escolha nossa, mas a moto que temos agora é mais controlável,especialmente com a eletrônica, mas as 2 tempos continuam no meu coração e no coração de todos que amam as corridas”.
Fabio. “Foi um ano difícil para o motociclismo, perdemos 3 jovens nas categorias menores, o último acidente foi muito sério. Öncü foi punido, e espero que essa punição sirva de licão para todos, espero que isso mude a situação”.
Pecco. “Öncü foi o primeiro, mas outros pilotos merecem o mesmo, inclusive Alcoba, que fez parecido com Masia”.
Marc. “Concordo completamente com Pecco, a Direção de Prova tomou uma atitude. Como ele disse, houve algo parecido e não foi punido. Tivemos muita sorte em Austin, mas foi muitom perigoso”.
Enea. “A Moto3 é perigosa, eu sei, corri lá, mas é difícil para a Direção de Prova mudar Isso. Para mim a Moto3 é a classe mais perigosa atualmente, todos andam juntos sem muita experiência. Precisamos melhorar isso”.
Luca. “Concordo com todos. A organização tem que pensar na parte técnica da Moto3, a moto atual é muito fácil de pilotar e todos andam juntos. É preciso modificar o desempenho da moto e dar as vitórias não ao mais sortudo, mas ao melhor”.
Valentino. “Sim, a Dorna deve tomar uma medida, a Moto3 é muito perigosa, muitos pilotos mudam de linha agressivamente nas retas, eles devem falar com os pilotos nos treinos e punir os que fazem isso. Eles devem ficar em casa. Outros precisam fechar o acelerador quando acontece um acidente, mas alguns querem tirar partido da situação. Nesse caso eles devem seguir um atrás do outro, fazer corridas mais limpas e menos perigosas”.
Darryn. “A pena foi dura, mas necessária, olhar o vídeo foi muito assustador. Todos precisam ser mais limpos e evitar situações terríveis como aquela”.
Fabio. “Acho que nada vai mudar no calendário, mas como Marc disse, 22 é o máximo, mais do que isso é excessivo”.
Pecco. “A Fórmula 1 tem 23 corridas, é demais. Não temos tempos de descansar, pílotar a MotoGP é estressante, acho que não podemos ir além”.
Marc. “para mim 20 está bom, 21, vai, aceitável, mas 22 ou mais vai além do limite. A Dorna concorda conosco. Se vamos a mais lugares precisamos tirar outros locais para fazer isso”.
Valentino. “Gosto demais de Davide Brivio, estivemos juntos na Yamaha, é um dos melhores chefes de equipe da MotoGP, como fez na Suzuki. Falamos sempre, não sei se ele vai voltar, mas não conosco. É o que eu sei”.
“Me sinto bem, normal, não faz diferença ser a última vez aqui. Gostaria que as pessoas se lembrassem de mim como esportista. Sua vida se divide em duas partes, a do piloto, que muitas gente conhece, quer gostem ou não. A outra é a pessoa, que só os mais chegados conhecem. Eu gostaria de ser lembrado como um bom piloto, que teve bons desempenhos nas corridas, acho que essa é melhor lembrança”.
“Para mim, quando eu era criança, aprendi muito com o esporte, sempre aproveitei minha carreira. Quando você pilota, está sozinho, mas é um esporte coletivo, com os técnicos, os mecânicos. Essa foi a melhor coisa que aprendi em todos estes anos”.
E acabou.
Magistralmente .
Como não poderia deixar de ser em se tratando do piloto de moto mais famoso de todos os tempos.
O mais veloz por muito tempo.
E um dos mais inteligentes e divertidos também…
Braaaaaaaap!