6 de Agosto de 2021 – O nove vezes Campeão do Mundo e lenda das corridas de Grande Prémio, Valentino Rossi anunciou a sua reforma como piloto de MotoGP após o final da temporada 2021. A Yamaha Motor Co., Ltd. e a Yamaha Motor Racing querem agradecer a Rossi pelos – ainda em curso – 16 fantásticos anos de parceria. Planeiam manter uma estreita relação de trabalho com o italiano depois de 2021 através de várias colaborações, incluindo a Academia de Pilotos VR46 e os programas de treinos e corridas da ‘Yamaha VR46 Master Camp’.
Após o anúncio da retirada de Valentino Rossi na MotoGP, que entra em vigor no final de 2021, a Yamaha Motor Co., Ltd. e a Yamaha Motor Racing desejam agradecer sinceramente ao nove vezes Campeão do Mundo e lenda das corridas de Grandes Prémios por 16 – ainda em curso – temporadas inesquecíveis juntos.
A história da Yamaha e Rossi começou com aquela vitória icónica na primeira corrida de GP de Valentino para a Yamaha na África do Sul, em 2004. A partir daí, na parceria, a Yamaha experimentou muita ação e corridas emocionantes, muitos grandes momentos no paddock e fora da pista, garantindo até esta data 142 pódios, celebrando 56 vitórias em GPs, e ganhando quatro títulos do Campeonato do Mundo de MotoGP em 2004, 2005, 2008, e 2009.
Os feitos espantosos do Doutor, sua paixão sem paralelos pelas corridas e um carisma inigualável constituem uma enorme parte da herança da Yamaha e da MotoGP, ganhando o italiano, que é reconhecido em todo o mundo, o epíteto de “GOAT” (Greatest of All Time- O Maior de Todos os Tempos).
Será o fim de uma era épica era da MotoGP quando o número 46 não figurar na formação do grid da MotoGP em 2022, como concordarão os fãs das corridas em todo o mundo. Mas a Yamaha Motor Co., Ltd. e a Yamaha Motor Racing vão continuar a apoiar Rossi nos seus esforços futuros. Manterão uma estreita relação de trabalho com ele através de várias colaborações, incluindo a Academia de Pilotos VR46 e os programas de treino e corridas do Master Camp VR46 da Yamaha.
A decisão de reforma e as novas oportunidades de carreira não diminuirão a determinação do Doutor ou diminuirão os seus esforços durante os seus últimos meses como piloto de MotoGP. Da mesma forma, a Yamaha está extremamente grata pelas contribuições desta lenda da MotoGP para os seus sucessos nas corridas e continuará totalmente dedicada a assegurar que a segunda metade da sua 16ª temporada em conjunto seja um fim adequado a uma parceria muito especial no Mundial de MotoGP.
Yoshihiro Hidaka – Presidente e Diretor Executivo (CEO) da Yamaha Motor Co., Ltd.
“Antes de mais, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar a minha gratidão a Valentino pela grande parceria que desfrutámos com ele. Sentiremos profundamente a sua falta nas pistas, dentro do paddock, e nos bastidores da Yamaha, mas respeitamos plenamente a sua decisão.
“Na Yamaha temos grande orgulho no legado de corridas de Grande Prêmio de motociclismo que criámos em conjunto. Os 16 anos que teremos passado como parceiros foram repletos de batalhas épicas na pista e vitórias. Na Yamaha nos esforçamo sempre em dar aos nossos fãs e clientes a sensação de Kando*. De certa forma, toda a carreira de Valentino na Yamaha encarna esta busca pela profunda satisfação e intensa excitação que experimentamos quando encontramos algo de valor excepcional. Estamos todos muito satisfeitos por Valentino ter decidido permanecer como piloto da Yamaha até ao final da sua carreira de corridas de MotoGP e para além dela.
“Há demasiados grandes momentos entre a Yamaha e Valentino para escolher um como favorito. Houve também desafios ao longo dos anos, mas a confiança entre nós nunca vacilou e até reforçou a nossa parceria ao longo dos anos.
“As realizações de Valentino foram feitas tanto dentro como fora da pista, e constituem uma grande e importante parte da herança das corridas da Yamaha. Agradecemos a ele pelos seus esforços incríveis, capacidades inigualáveis, e paixão e otimismo nunca falhos. Estamos orgulhosos de ter feito parte da sua história de sucesso única. Iremos para sempre apreciar as memórias preciosas que fizemos juntos e que esperamos continuar a acrescentar com ele como embaixador da marca Yamaha.”.
* Kando é uma palavra japonesa para os sentimentos simultâneos de profunda satisfação e intensa excitação que experimentamos quando encontramos algo de valor excepcional.
Lin Jarvis – Diretor Geral da Yamaha Motor Racing
“Antes de mais nada, gostaria de agradecer sinceramente a Valentino, em nome da Yamaha Motor Racing, pela parceria especial entre ele e a Yamaha.
“Tivemos o privilégio de ser jogadores-chave numa era lendária de Grandes Prêmios, com Valentino reforçando o plantel de pilotos da Yamaha durante 16 – ainda em curso – temporadas. A agora icónica parceria entre a Yamaha e Rossi começou quase como um conto de fadas. Rossi ganhou aquela incrível corrida na Welkom em 2004, o seu primeiro GP com a Yamaha. A sua chegada à Yamaha foi o catalisador que mudou completamente o nosso programa de corridas de MotoGP e nos deu a confiança para recuperarmos o nosso espírito desafiante e mais uma vez nos tornarmos Campeões do Mundo de MotoGP.
“Desde 2004 concluímos até esta data 264 corridas, juntos conseguimos 56 vitórias, 46 segundos lugares, 40 terceiros lugares, e ganhámos quatro títulos do Campeonato do Mundo de MotoGP em 2004, 2005, 2008, e 2009, respectivamente.
“Valentino é uma lenda viva, cujos sucessos e talento pessoal contribuíram em abundância para o legado e herança da Yamaha. Também, durante períodos mais difíceis, a sua mentalidade positiva seria um impulso para aqueles que o rodeavam, e ele estava sempre pronto a percorrer uma milha extra para um bom resultado. É graças à sua paixão nunca abalada pela MotoGP que podemos olhar orgulhosamente para trás, em breve, para 16 temporadas fantásticas juntos.
“Todos sabíamos que eventualmente chegaria o momento em que a ilustre carreira de corridas de Valentino nos Grandes Prêmios chegaria ao fim. As suas capacidades inigualáveis e o seu carisma caloroso farão definitivamente muita falta aos fãs, aos meios de comunicação, ao paddock da MotoGP e a todo o pessoal da Yamaha. Antes de finalmente pendurar oseu macacão, temos mais nove oportunidades para apreciar e saborear as suas aparições nas restantes corridas de Grandes Prêmios da temporada 2021. A esse respeito, é muito apropriado que vejamos o regresso dos fãs e espectadores das corridas em muitas das próximas corridas.
“Portanto, vamos todos desfrutar dos próximos GPs e depois teremos a oportunidade de dizer um agradecimento adequado a Valentino no final do fim-de-semana do GP de Valência, em novembro.”
NOTAS
Com 26 temporadas de Grandes Prêmios no seu Resumo Profissional e ainda competindo aos 42 anos de idade, Rossi é conhecido como um dos maiores pilotos de todos os tempos. É igual a Mike Hailwood e Carlo Ubbiali, que também escreveram nove títulos aolado dos seus nomes em todas as classes; apenas Giacomo Agostini e Ángel Nieto têm mais. Com 56 vitórias em 264 corridas, Rossi é o corredor da Yamaha de maior sucesso de todos os tempos. Além disso, Rossi é o único piloto a ganhar títulos mundiais em cinco tipos diferentes de motos (500cc 4 cilindros a dois tempos, 990cc 5 cilindros a quatro tempos, Yamaha 990cc 4 cilindros a quatro tempos, Yamaha 800cc 4 cilindros a quatro tempos, e uma Yamaha 1000cc 4 cilindros a quatro tempos).
REGISTROS E DESTAQUES
・ Rossi é o piloto da Yamaha de maior sucesso na história (56 vitórias, 46 segundos lugares, 40 terceiros lugares numa Yamaha, pontuando em 264 corridas até agora).
・ É o piloto que tem sido o mais ativo nas corridas de Grande Prêmio (fez a sua estreia em 1996, esta é a sua 26ª temporada, e largou em 423 Grandes Prêmios no total, dos quais 363 foram na classe rainha).
・ Competiu a maioria das temporadas numa Yamaha na classe MotoGP (esta é a sua 16ª temporada).
・ Garantiu o maior número de pódios para a Yamaha na classe MotoGP (até agora, esteve na tribuna com a Yamaha 142 vezes).
・ É o detentor d omaior número de primeiros lugares para a Yamaha na classe MotoGP (56 vitórias).
・ Completou 230 corridas consecutivas, sem faltar uma (desde a sua estreia em 1996 na Malásia até à corrida em Mugello em 2010).
・ É detentor do recorde da maioria das corridas iniciadas no geral e na classe rainha. (largou em 423 corridas de GP em todas as classes; 363 das quais foram na classe rainha e 264 das corridas em que participou numa Yamaha).
・ Foi o primeiro piloto a obter vitórias consecutivas na categoria rainha com diferentes fabricantes (após a sua vitória no GP de abertura da temporada 2004 na África do Sul).
・ Conseguiu o maior número de vitórias de Grandes Prêmios numa única temporada por um piloto da Yamaha (11 vitórias em 2005).
・ Subiu ao pódio na categoria rainha em 199 ocasiões.
・ Esteve no pódio 235 vezes em todas as classes.
・ É o único piloto de Grande Prêmio que também se distingue nas corridas de rali. (É sete vezes vencedor do Monza Rally Show e ganhou a classe GTE Am das 12 Horas do Golfo de 2019 no Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi).
・ Das 516 vitórias em Grandes Prêmiso da Yamaha, 11% foram asseguradas por ele, fazendo de Rossi o maior piloto contribuinte de triunfos (56 vitórias das 516 GPs asseguradas pela Yamaha).
・ Ele é o único corredor ativo de Grandes Prêmios que é também proprietário de uma equipe nas classes de acesso ao mesmo tempo.
・ Combinados os seus resultados em todas as classes em que competiu (125cc, 250cc, 500cc, MotoGP), ele conseguiu 6.330 pontos no total (antes do GP da Estíria 2021).