E a Yamaha estava lá desde o início…
Há (mais de) 50 anos, no dia 12 de junho, sábado pela manhã, uma semana após o dia da reunião de planejamento, iniciamos a construção da pista. Assim começou na prática a implantação do motocross no Brasil, em um terreno acidentado de propriedade do Sr. Antonio Domakoski, que cedeu para o Sr. Rubens Kurt Herrmann.
O terreno, situado no km 1,5 da Rodovia do Café, Br 277 e localizado no Bairro São Brás, próximo da divisa com o Bairro Santa Quitéria. Apareceram para trabalhar na manhã fria de junho os motociclistas da garagem e da oficina do Bugo.
O idealizador Ernesto Ricardo Buik, com sua moto e reboque cheio de ferramentais e o Rubens com as ferramentas emprestadas para iniciar a construção da pista. Chegaram cedo, também, os “construtores” da pista com suas ferramentas.
Boguslavo Sum – Bugo,
Daniel Maurice Lucien Lecuyer,
Divonsir Afornali,
Gentil José Borges,
Jaime Augusto Diedam,
João Cid Munhoz Campelo,
João Reinaldo Naumes,
Luciano Fanchin,
Luiz Felipe Munhoz Campelo,
Luiz Marcos Kavinski
Nilson Cavalcanti Albuquerque Lins,
Paulo José Munhoz Campelo,
Roberto Augusto Pereira de Queiroz
Temos mais amigos motociclistas que também trabalharam na construção, mas não tiveram seus nomes relacionados na lista, que a partir das fotos cedidas pelo Sr. Rubens Kurt Herrmann serão identificados.
A ala feminina dos motociclistas, esteve presente no terreno para nos incentivar a construir a pista.
Durante a construção realizada à base de pás, enxadas, e outros instrumentos de lavoura, nós recebemos muitas visitas de apoio, que ficavam na beira da pista incentivando os trabalhadores.
No dia 09 de juIho, deixamos a pista pronta para as competições, mas em condições precárias para ser concluída entre as duas provas já programadas (11.07.1971 à 15.08.1971).
No período de construções, de 12.06.1971 à 09.07.1971 aconteceram cenas engraçadas para um grupo de motociclistas inexperientes em trabalhos com terra, barro duro, lama, etc., no qual tinha um jovem de 15 anos, filho de um jardineiro, que sabia manusear muito bem as ferramentas.
Este jovem, de apelido Divo, para demonstrar suas habilidades trabalhava muito e os amigos ficavam admirando o trabalho dele, o que no final do dia o deixava muito cansado, mas feliz por estar contribuindo para a construção da primeira pista de motocross construída no Brasil.
E foi assim que tudo começou – motocross movido a paixão e Crush…
Um grande abraço a todos – e muito obrigado.
Curitiba, PR 12.06.2021
Luiz Felipe Munhoz Campelo