No Motódromo de Curitiba, em 11 de julho de 1971, o grande vencedor foi o Brasil…
INTRO: O motocross começou no Brasil no inicio dos anos 1970, o que, pela falta de documentação e memória confiáveis, não me permitia afirmar uma data com precisão. Porém os curitibanos são organizados e registraram toda a construção daquela que é considerada a primeira pista desta modalidade. A corrida de inauguração completa exatos cinquenta anos neste domingo, 11 de julho. O escriba e testemunha ocular da história é o senhor Luiz Felipe Munhoz Campelo, da Associação Paranaense dos Pioneiros do Motocross – que tinha programado para hoje uma monumental festa de comemoração, infelizmente adiada em função da pandemia – mas que vai acontecer em breve.
Graças à tenacidade do Luiz, a memória do motociclismo esportivo paranaense e brasileiro foi preservada, e é tremendamente interessante.
Vamos a ela.
Público na beira da pista, anúncio da Hollywood, casacos, bonés, é o motocross desembarcando no BR…
Cinquenta anos anos atrás, no dia 10, sábado, foram iniciados os treinos, que estavam programados para os pilotos, equipes, organização, aonde todos estavam mantendo contato, pela primeira vez, com o regulamento de uma história que se iniciava.
Da direita para esquerda: Ernesto Buick, Gentil José Borges, Rubens Hermann, João Naumes e, brindando, o jovem Divonsir Afornali, então com 15 anos. E tome Crush…
As autoridades do evento foram compostas pela maioria dos pioneiros construtores da pista (que será publicada no próximo domingo aqui no Giro azul Histórias).
Bichou…
No período de construção da pista, tivemos pioneiros que ajudaram na obra, mas ficaram de fora da lista inicial. Após 50 anos, eu recebi do Sr. Rubens Kurt Herrmann algumas fotos da implantação do motocross, aonde conseguimos identificar os pioneiros Denis Donato Fernandes e Marco Antônio Alves Fernandes, assim os incluímos na lista de construtores e na lista de organizadores da prova de 11.07.71.
Equipamentos de proteção e desempenho variáveis…
Para surpresa dos organizadores, a Yamaha do Brasil, com sede em São Paulo-SP, enviou suas motos para serem apresentadas aos adeptos do motociclismo no dia do evento, em Curitiba-PR.
Denísio Casarini, um dos maiores destaques do motociclismo brasileiro, com sua Mini Enduro…
O piloto Denísio Casarini, que trabalhava no Departamento de Promoções da Yamaha, resolveu participar do evento, pilotando uma Yamaha JT-1 50cc.
Ernesto ‘Avestruz’ Buick: lutou na 2ª Guerra Mundial, mecânico de máquinas pesadas, construtor de estradas, piloto e um dos ‘pais’ do cross no BR
Outro representante da marca, o Nobuhiro Saruwatari, também participou do evento com uma Yamaha AT1 125. Ambos se destacaram entre os pilotos de Jawa´s, Zanela´s, Cz´s, BSA e de outras marcas que foram improvisadas para a nova modalidade e como também todos os envolvidos.
Ernesto Buick, treinando a subida de montanha…
Apesar das precárias condições da pista, em decorrência do tipo de construção, todos os inscritos participaram dos treinos.
A pista pesada não impediu a diversão dominical para pilotos e público
A maioria dos construtores da pista queria competir, mas não era possível. Assim, as tarefas foram divididas, alguns competiram e outros participaram da organização, sendo eu um dos designados a exercer trabalhos na organização do evento.
Rubens Kurt Hermann, Presidente do Conselho Técnico de Motociclismo do Paraná – e piloto dos bons…
No dia 11 de julho, domingo pela manhã foram iniciados os trabalhos para a realização da tão esperada competição.
Denísio Casarini (37) e Rubens Hermann (55) Yamaha versus CZ…
O programa de estreia compreendia de uma prova de motocross (força livre) em circuito fechado, prova de “melhor salto” e a prova de “subida da montanha”.
Nobuhiro, Celso e João Reinaldo no pódio da prova de motocross. Com as motos…
As provas foram vencidas respectivamente por Nobuhiro Saruwatari, Luciano Fanchin e Denísio Casarini.
RH55, mirando na canaleta, com mata-cachorro pra atrapalhar, hehe…
O senhor Rubens Kurt Herrmann, como anfitrião, fez questão de participar nas três provas com sua CZ 150.
Assim foi implantado o motocross no Brasil.
Curitiba, 11 de julho de 2021
Luiz Felipe Munhoz Campelo.
Cumprimentos no pódio. Acho que esse sorridente é o Denísio Casarini…
Troféu Melhor Salto
Luciano Franchin, P1 no Melhor Salto (6.50m de distância), em imagem atual
Troféu de P2 no motocross, de João Naumes
João Naumes em imagem atual
Celsinho Seixas, P3 no motocross, em imagem atual
Rubens Hermann, em imagem atual
Luiz Campelo, o autor desse artigo, em imagem atual
Luiz com as ferramentas usadas na construção da pista, tema do próximo Giro Azul História…
Vai ter festa na pista hoje, com a presença de lendas e heróis do cross paranaense – e brasileiro…
Luiz Campelo, o multicampeão Eduardo Saçaki e Marlon Olsen (eu acho)…