16 graus ambiente, 19 na pista, manhã nublada querendo abrir, tudo pronto para a primeira sessão de treinos oficiais do GP da Holanda – ou Países Baixos, mas vamos de Holanda que é mais fácil, ocá?
A previsão do tempo é, para variar, sinistra, 2% hoje, bacana, mas 90% para sábado de 70% para domingo, preparem o coração e as motos reserva com configuração molhada.
Bandeira verde para 40 minutos de Treino Livre 1.
O japonês Ryusei Yamanaka, que foi ao chão na 1 e prejudicou outros pilotos, terá que cumprir uma volta longa durante a corrida, por conta das confusões na Alemanha, o mesmo acontecendo com Joe Roberts e Jake Dixon na Moto2.
Mas vamos voltar para a ‘Catedral da Velocidade’, onde o recorde da Moto3 é de 1’41”352 da pole de Nicolo Antonelli em 2019, melhor volta em corrida de Aron Canet em 2018, 1’42”007.
A pista foi repavimentada, asfalto novo igual a novos recordes, vamos acompanhar.
Temos 8 de treino e tá lá uma moto estendida no chão, a Honda 2 do argentino Gabriel Rodrigo – de novo.
O melhor tempo no momento é de Jaume Masia, com 1’43”009. Notícia do momento na Pruestel KTM, o retorno de Filip Salac, pole na Alemanha com a Rivacold Honda. Elia Bartolini segue substituindo Carlos Tatay na Sponsorama Avintia, com chance de efetivação.
Tombo de Andrea Migno na Curva 7, onde Jorge Lorenzo levou o tombaço de 2013 que o fez voar para a Espanha na quinta-feira, operar e correr para P5 heroica no sábado. Eu estava lá, foi determinação pura, assim como a vitória de Valentino Rossi no mesmo sábado, bons tempos de corridas de dia e celebrações selvagens à noite. hehe.
A vinte minutos do fim Tatsuki Suzuki lidera com 1’42”542, com Darryn Binder em 2º, depois John McPhee, Romano Fenati e Kaito Toba.
Opa, Stefano Nepa colocou a BOE KTM em P2, a robustos 0,542 do japonês da Sic 58 Squadra Corse.
Tombo de Lorenzo Fellon, outro de Nepa, pilotos ocá.
Suzuki baixa para 1’42”431, com Dennis Foggia, que vem de pódio domingo, em P2 a 0,360s.
Tombaço de Masia na 9 e o espanhol é atendido na beira da pista, com bandeira amarela naquele setor. Ele já tem 3 abandonos por tombo este ano. Pedro Acosta, que comanda o Mundial com 55 pontos de vantagem, está em P13.
Dez para o fim e os top 14 são Suzuki, Foggia, Nepa, Binder, McPhee, Jeremy Alcoba, Renati, Toba, Maisa, Antonelli, Xavi Artigas, o vice-líder Sergio Garcia, Acosta e Riccardo Rossi.
Cinco para o fim e nada muda, será que fica assim? Tá com pinta não, hehe.
Antonelli, P12, em parciais vermelhas, Acosta, que recuou parta P16, também. P2 para Antonelli, P4 para Acosta.
Um para o fim e Foggia em 3 vermelhas para… P1, com 1’42”272. Migno! Não, Binder, com 1’41”818!
Cronômetro zerado, quem mais vem? Rodrigo, P3!
E acabou, com Foggia comandando a massa, depois Binder, Migno, Fenati, Rodrigo, Antonelli, Acosta, Suzuki, McPhee, Nepa, Garcia, Jeremy Alcoba, Artigas e Yamanaka. Com onze pilotos separados por 0,740s.
Hora da MotoGP, eba!
O sol saiu, 18 graus ambiente, 22 na pista, as 1.000cc estão prontas para entrar na pista.
Começou. Tempos a bater 1’32”017 de Fabio Quartararo em 2019, melhor volta em corrida 1’33”617 de Marc Márquez em 2015, registro que deve cair com o asfalto novo neste 2021.
Quase totalidade dos pilotos com pneu macio na dianteira e duro na traseira, exceto Miguel Oliveira. que vai de dois médios. Os traseiros são assimétricos, mais duros do lado direito, para onde viram 12 das 18 curvas da pista.
Sendo uma superfície nova e sem corrida em 2019, são 4 opções extra duro na dianteira e na traseira, para temperaturas muito latas que parecem improváveis no momento. Os pilotos estão gostando muito do novo piso.
Fabio Quartararo comanda aos 7 minutos com 1’34”282, mas Pol Espargaró, de chassi novo na Repsol Honda, toma a ponta com 1’34”091.
Não mais, Maverick Viñales, assumidamente copiando os ajustes de Quartararo, comanda, com 1’33”888, abaixo do melhor tempo do TL1 em 2019. Depois dele Pol, Quarta, Aleix Espargaró, Marc Márquez, Jack Miller, Takaaki Nakagami, Danilo Petrucci, Alex Rins, Pecco Bagnaia, Joan Mir, Iker Lecuona, Miguel oliveira, Valentino Rossi, Lorenzo Savadori, Alex Márquez, Brad Binder, Johann Zarco, Jorge Marin, Luca Marini, Garret Gerloff, que substitui o lesionado Franco Morbidelli e Enbea Bastianini.
Viñales baixa para 1’33”442 aos 20 minutos de sessão. Jack Miller está usando uma nova entrada de ar na sua Ducati. As italianas não vencem lá desde 2008 com Casey Stoner.
Pol Espargaró volta a comandar, com 1’33’393, 5 centésimos abaixo do tempo de Viñales.
Tombo de Gerloff, piloto ocá, moto danificada, cuida delaí, GG31. Lorenzo Savadori P11 a 2 décimos dos top 10.
Menos de quinze para o fim do TL1 e a ordem é Pol, Maverick, Fabio, Danilo (!), Takaaki, Aleix, Joan, Marc, Alex R e Jack.
Vai mudar…
Nakagami escala para P3 e Viñales vem em vermelhas para recuperar a ponta, com 1’33”308. Os ajustes de Quartararo ajudam na recuperação, mas o papo corrente é que ele está ‘rifado’ na Monster Energy Yamaha MotoGP.
Rossi é P12 e tenta melhorar, subindo para 8º na pista em que ele venceu por 10 vezes, a mais recente em 2017, sua última vitória. Ele está em P17 no Mundial, com apenas 17 pontos em 8 corridas.
Miller sobe para P8 e primeira Ducati, Rossi desce para P9, com Marc Márquez em P10 a 1 centésimo do rival maior e Rins P11 a 2 milésimos do potencial Q2. Com 5 marcas nos top 10, isso é MotoGP, hehe.
Cinco para o fim, quem vem, quem vai. Volta cancelada para Bagnaia, apenas P16, as Ducatis sofrem, apenas Miller está nos top 10.
Savadori P4! Sensacional! Rins P3, idem! Temos agora as seis marcas que competem no Mundial nos cruciais top 10, especialmente com 90% de chance de chuva amanhã. Quem não entrar agora vai jogar tudo no TL2.
Quartararo, P4, em laranjas nos setores 1 e 2. Márquez recuou para P12 mas vem em laranjas. Oliveira, P15, também. P7 para Márquez, P11 para Oliveira.
Viñales em vermelhas para 1’33”072 e Pol em… P2, depois de parcial vermelha no setor 3. Ele está usando o chassi ‘velho’, o novo é só para MM93, que está em P8 e acaba de sair da pista.
Zarco abaixa a cabeça, mete a mão e sobe para P6, tirando Miller dos top 10, que ficaram assim. Viñales (Yamaha). Pol E (Honda), Rins (Suzuki), Quartararo (Yamaha) Zarco (Ducati) Petrucci (KTM), Aleix E (Aprilia) Nakagami (Honda) Marc M (Honda) e… Savadori (Aprilia).
Uau, 3 marcas diferentes nos top 3 e as 6 que competem no Mundial entre os dez mais rápidos. Nem precisa dizer, mas ISSO É MOTOGP!
De fora, por enquanto Miller (Ducati), Bagnaia (Ducati), Mir (Suzuki), Oliveira (KTM), Rossi (Yamaha), Binder (KTM), Lecuona (KTM), Alex M (Honda) Bastianini (Ducati) Martin (Ducati), Marini (Ducati) e Gerloff (Yamaha), com os top 10 separados por 1s026.
Nas parciais de volta, Viñales – vindo do pior resultado da carreira – domina os 3 primeiros, com Pol Espargaró abrindo colossais 0,115s no setor 4.
Fechando a manhã, opa, não, depois vem a MotoE, Moto2 entrando, com 20º ambiente, 24 na pista e céu nublado em Assen.
Temos substituição na MV Agusta Forward, sai Lorenzo Baldassarri, lesionado na Alemanha, entra Manuel Gonzalez, espanhol de 18 anos que compete com os Irmãos Kawakami na Supersport 300 no Mundial de Superbike,.
Lembrando que Dixon e Roberts terão que dar voltas longas por conta de confusões em Sachsenring.
Bandeira verde e treino em andamento. Tempos de referência a pole de Zarco em 2015, 1’36”346, recorde em corrida de Augusto Fernandez, vencedor da prova em 2019, com 1’37”323.
Sete minutos e Raul Fernandez na ponta, com 1’38”954. Vai baixar, e muito. Já baixou, Tony Arbolino melhora para 1’38”, ih nem deu pra registrar, Augusto Fernandez, 1’37”836.
Remy Gardner, o líder do Mundial, em P2 a 0,072s. Raul Fernandez de novo, 1’37”501.
Com metade da sessão a ordem é Raul F, Marco Bezzecchi, Augusto F, Gardner, Somkiat Chantra, Tom Luthi, Arbolino, Sam Lowes, Stefano Manzi, Fabio di Giannantonio, Dixon, Roberts, Simone Corsi e Jorge Navarro.
Augusto F com 1’37”427, comanda a 18 minutos do final. Tombo de Bo Bendsneyder, o herói local, no cotovelo da 5, Curva Strubben.
Menos de dez para acabar e Hafisz Syahrin bichou na reta, atividade que nego passa a pleno aí, ow. O recorde é de 2019 de Luca Marini, 268,7 kmh.
Tombaço de Luthi na 7. Pow, os dois pilotos da Pertamina Mandalika SaG no chão em poucos minutos, pow, assim o Edu não aguenta.
Cronômetro zerado e Augusto F é o mais veloz na pista, com 1’36”744, depois Raul F, Gardner, Navarro, Corsi, Chantra, Bezzecchi, Roberts, Diggia, Dixon, Arbolino, Lowes e Canet compondo os top 14 nesse Treino Livre 1.
Na sequência entram as elétricas, com o nosso Eric Granado na pista, mas novamente não teremos video, ‘muquiranagem’ da Dorna, já tá todo mundo lá mesmo. Acho que eles aproveitam para almoçar enquanto na pista os ‘galipões’ de 270 quilos fazem bzzzzzzzzzzzzz!
Começou. Não há parâmetros de tempo porque é a primeira vez que a Copa do Mundo de MotoE corre em Assen.
No momento, a 20 do fim, Matteo Ferrrari lidera, com 1’46”093, cerca de 5s acima do melhor tempo da Moto3.
Menos de dez para o fim e o líder do Campeonato Alessandro Zaconne está na frente, com 1’43”914, seguido do campeão do ano passado Jordi Torres, do vice-líder Dominique Aegerter e Granado, a 0,447 do melhor tempo.
Granado sobe para P2 nos minutos finais, a meros 8 centésimos de Zaconne, estamos bem, EG51!
E acabou. Mas a transmissão começa daqui a pouco, às 8:05.
Nos vemos na pista!
Braaaaaaaaaaap!
Fausto Macieira