O francês Adrien Metge foi o mais rápido neste segundo dia do Rally Jalapão, prova válida pela abertura do Campeonato Brasileiro. A etapa desta quinta-feira, a mais curta desta edição, foi realizada nos arredores de São Félix, Tocantins, com 186 km de especial cronometrada.
Com o resultado, o piloto da Yamaha IMS Rally Team assumiu a liderança do rally na categoria Moto1, e subiu oito posições na classificação geral, saindo da 13ª para a 5ª colocação. O piloto que estava a mais de 18 minutos do líder, descontou a diferença, apesar do dia mais curto do rally, e agora está a pouco mais de 12 minutos, faltando ainda duas etapas para o final. Nesta sexta os competidores encaram quase 300 quilômetros de especial cronometrada, sem deslocamento, também no entorno de São Félix, no Tocantins.
Rei do Jalapão, o catarinense Ricardo Martins enfrentou mais um dia duro nesta edição. Neste segundo dia de prova foi apenas o 9º colocado, depois de enfrentar muita poeira nas ultrapassagens e ainda ser penalizado em uma zona de radar. Na classificação geral, o piloto ocupa a 11ª colocação e é o 3º na Moto1.
Disputando a categoria Moto2, o mineiro Túlio Malta foi o 2º colocado na sua categoria – na classificação geral foi o 4º mais rápido. Campeão da prova em 2020, o piloto tenta se recuperar de um primeiro dia de prova ruim, onde foi apenas o 15º colocado. Com o resultado desta etapa, o piloto subiu 5 posições na Classificação Geral e ocupa agora a 10ª colocação.
Bruno Leles, vencedor do primeiro dia com sua Yamaha WR450F, ocupa agora a 2ª colocação na classificação geral e lidera a categoria Moto2. Um dos destaques desta edição tem sido o jovem Gabriel Bruning, estreante no Rally, que teve mais um dia consistente. O piloto do Projeto bLU cRU IMS Rally Team foi o 2º colocado hoje na categoria Moto3, mesma posição que ocupa na soma dos dois dias. Na Classificação Geral, é o oitavo colocado. “Hoje o dia foi muito bom! Como estreante tentamos fluir mais e forçar menos, prestando bastante atenção ao roteiro. Consegui imprimir uma velocidade boa durante a prova, uma prova bem quente e bem dura, típica do Jalapão. Bem contente com o resultado, o desempenho da moto está fenomenal”, explicou o jovem catarinense, que acelera uma Yamaha WR450F.
Amanhã os pilotos enfrentam a especial mais longa desta edição, com cerca de 300 quilômetros. No sábado eles aceleram por 212 quilômetros de especial e depois mais 256 de deslocamento final, de volta a Luis Eduardo Magalhães, na Bahia.
Resultados Rally Jalapão – 2º dia
1º) Adrien Metge, Yamaha IMS Rally Team, WR450F
2º) Bruno Pelizari
3º) Bruno Leles, Yamaha WR450F
4º) Túlio Malta, Yamaha IMS Rally Team, WR450F
5º) Vitor Siqueira
9º) Ricardo Martins, Yamaha IMS Rally Team, WR450F
11º) Gabriel Bruning, bLU cRU IMS Rally Team, WR450F
Classificação do Rally Jalapão após dois dias
1º) Bruno Pelizari
2º) Bruno Leles, Yamaha WR450F
3º) Júlio Cesar Zavatti
4º) Vitor Siqueira
5º) Adrien Metge, Yamaha IMS Rally Team, WR450F
8º) Gabriel Bruning, bLU cRU IMS Rally Team, WR450F
10º) Túlio Malta, Yamaha IMS Rally Team, WR450F
11º) Ricardo Martins, Yamaha IMS Rally Team, WR450F
Programação
18/06 – Sexta-feira SÃO FELIX –TO / SÃO FELIX -TO
07hs – Largada Motos, Quadris e UTV’s
20hs -Briefing CBA/CBM Centro de Eventos de São Félix
19/06 – Sábado SÃO FELIX -TO/VILA PANAMBÍ–TO
06hs – Largada motos,quadris e Utv’s
18hs – Premiação – Vila Panambí
RICARDO MARTINS
Moto 1 – Yamaha WR450F
“Melhoramos um pouco. A especial foi bem legal, além da areia tinha cascalho, ataquei um pouco, larguei em P10 e tive que fazer ultrapassagens, o que acabou me atrapalhando também. Por fim, tomei uma penalização em um radar porque estava muito pó e não vi. Mas vamos em frente. Amanhã tem mais.”
ADRIEN METGE
Moto 1 – Yamaha WR450F
“Foi um dia bom. Larguei mais de trás, foi um pouco difícil ultrapassar. Mas a especial estava boa de andar, e a moto funcionou muito bem. Vencemos e conseguimos evoluir na classificação geral.”
TÚLIO MALTA
Moto 2 – Yamaha WR450F
“ Peguei bastante trânsito e até me encaixar no pelotão da frente deu um pouco de trabalho. Estamos escalando, melhorando. Amanhã temos o dia mais longo de todos. É hora de acelerar! ”