Com 42 pilotos prontos para ir à pista para o Campeonato Mundial FIM de Supersport 300 2021, há uma variedade de nacionalidades em exibição para cima e para baixo no grid. Os 42 pilotos representam 14 países diferentes da Europa, América do Sul, África e Oceania, já que o alcance do Mundial FIM de Supersport 300 se estende por quatro continentes diferentes nesta temporada 2021.
A Espanha é a nação mais representada no grid com 11 pilotos, incluindo dois Campeões do WorldSSP300: Ana Carrasco (Kawasaki Provec WorldSSP300) e Marc Garcia (2R Racing) com a dupla proporcionando dez das 11 vitórias da Espanha nesta classe. A vitória final da Espanha veio de Unai Orradre (Yamaha MS Racing), cuja vitória na Corrida 1 em Jerez no ano passado fez dele o mais jovem vencedor de todos os tempos na história do WorldSSP300.
Um nome famoso do motociclismo se une ao WorldSSP300 em 2021 quando Dean Berta Viñales (Viñales Racing Team) faz sua estreia, enquanto Adrian Huertas (MTM Kawasaki) muda para a equipe vencedora do título a partir de 2020 e espera aumentar a contagem de vitórias de seu país enquanto prepara seu próprio desafio ao título.
A Itália será representada por dez pilotos na grade de 2021, mas com apenas duas vitórias entre eles, com Alfonso Coppola (Team Trasimeno) e Kevin Sabatucci (Viñales Racing Team) os dois pilotos da Itália que ficaram no topo da tribuna de honra. Bruno Ieraci (Machado Came SBK) retorna ao Campeonato neste 2021 procurando acrescentar à sua contagem de pódios; o único outro piloto da Itália no grid desta temporada a subir ao pódio.
A França e a Holanda serão representadas por quatro pilotos cada em 2021. Da Holanda, o atual campeão Jeffrey Buis (MTM Kawasaki) espera poder manter sua coroa e somar outras às suas quatro vitórias ao lado de seu companheiro de equipe Koen Meuffels, que conquistou uma vitória na última temporada. Victor Steeman (Freudenberg KTM WorldSSP Team) retorna como o único representante da KTM em 2021, enquanto Ruben Bijman (Machado Came SBK) fará sua estreia em 2021.
Os quatro franceses têm quatro pódios entre eles com Hugo de Cancellis (Prodina Team WorldSSP300) e Samuel Di Sora (Leader Team Flembbo) levando duas cada um até agora no WorldSSP300. O companheiro de equipe de Di Sora, Sylvain Markarian, e Johan Gimbert, da equipe TPR Pedercini Racing, são os outros dois pilotos franceses no grid; todos os quatro buscando sua primeira vitória no Campeonato.
Os irmãos Ton e Meikon Kawakami (ambos da AD78 Team Brasil by MS Racing) esperam se tornar os primeiros vencedores brasileiros no Mundial FIM de Supersport 300 em 2021 depois de mostrarem vislumbres de ritmo forte ao longo da temporada 2020. Ambos conquistaram uma pole position no WorldSSP300, mas ainda não converteram isso em pódios. O argentino Joel Romero (SMW Racing) junta-se à dupla da América do Sul ao se tornar o primeiro competidor argentino no Mundial FIM de Supersport 300.
Dois pilotos da República Checa terão uma rodada em casa em 2021 pela primeira vez na história do WorldSSP300, com a entrada da corrida em Most, e Oliver König (Movisio by MIE) e Petr Svoboda (WRP Wepol Racing) disputando a temporada 2021, ambos buscando se tornar o primeiro vencedor da República Checa no Campeonato.
A Grã-Bretanha também terá dois representantes no grid em 2021 com Indy Offer (SMW Racing) e Tom Booth-Amos (Fusport – Rt Motorsports by SKM Kawasaki); este último conquistando uma única vitória e cinco pódios ao longo de sua temporada de estreia. James McManus (#Team109 Kawasaki) leva a bandeira da Irlanda em 2021 ao se tornar seu primeiro piloto no WorldSSP300 enquanto Santiago Duarte Miguel (Yamaha MS Racing) é o único piloto de Portugal em 2021.
Yuta Okaya (MTM Kawasaki) fez história na última temporada quando se tornou o primeiro piloto japonês a vencer no Mundial FIM de Supersport 300, e na mesma corrida liderou um quarteto MTM Kawasaki no Circuito de Barcelona-Catalunha, e ele espera adicionar a essa contagem em 2021. A estrela turca Bahattin Sofuoglu (Biblion Yamaha Motoxracing) conquistou duas vitórias e quatro pódios em sua primeira temporada em tempo integral e estará procurando birgar pelo título este ano.
Dorren Loureiro (Fusport – Rt Motorsports by SKM Kawasaki) retorna em 2021 depois de perder a temporada 2020 como único piloto da África do Sul; Loureiro já tem o recorde de mais corridas para um piloto sul-africano e o único piloto da sul-africano a subir ao pódio e agora terá a esperança de poder se tornar o primeiro vencedor. O companheiro de equipe Harry Khouri procurará conquistar o primeiro pódio e vitória da Austrália na história do Mundial FIM de Supersport 300.
FIM/DORNA