Depois de um desempenho impecável e uma última volta excepcional, Franco Morbidelli, da Petronas Yamaha SRT, conquistou sua terceira vitória em 2020 no Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, neste domingo, 15 de novembro, na Espanha. Maverick Viñales finalizou a corrida na 10ª posição e seu compenheiro na equipe Monster Energy Yamaha MotoGP, Valentino Rossi, foi o 12º colocado. Após uma queda na volta 9, o francês Fabio Quartararo abandonou a prova.
Morbidelli teve um início perfeito e, largando da pole-position, manteve a liderança da prova. O ítalo-brasileiro soube gerenciar a corrida até a última volta, quando soube segurar Jack Miller e obter a sua terceira vitória em 2020. Com o resultado, Morbidelli agora é o vice-líder da competição. Fábio Quartararo, companheiro de equipe na Petronas Yamaha SRT, sofreu uma queda na volta nove e abandonou a prova. Agora o francês ocupa a quinta colocação na classificação da MotoGP.
Os pilotos da Monster Energy Yamaha MotoGP, Maverick Viñales e Valentino Rossi, tiveram uma corrida agitada, lutando por posições no meio do pelotão. Depois de um início difícil, caindo de 6º para 13º, Viñales teve que recuperar terreno em busca de posições. No final, recebeu a bandeira quadriculada na 10ª posição.
Valentino Rossi teve uma forte largada e, saindo da 16ª posição no grid, soube usar a experiência para ganhar algumas posições ainda na primeira volta. O italiano se envolveu em algumas lutas no meio da corrida e finalizou a prova na 12ª colocação.
Com o campeonato decidido, os pilotos da Yamaha vão para a última prova do ano, o GP de Portugal (22/11), tentando obter bons resultados e melhorar a classificação final. Franco Morbidelli é o vice-líder do campeonato, Viñales é o quarto, Quartararo o quinto e Rossi o décimo quinto na classificação. A PETRONAS Yamaha SRT garantiu o título de Equipes Independentes pelo segundo ano consecutivo. A Yamaha está em terceiro na classificação de construtores e a Monster Energy Yamaha MotoGP está na quinta posição na classificação de equipes.
Resultados – 13ª Etapa – Grande Prêmio da Comunidade Valenciana
1) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT 41’22.478
2) Jack Miller + 0.093
3) Pol Espargaró + 3.006
4) Alex Rins +3.697
5) Brad Binder +4.127
10) Maverick Viñales – Monster Eneregy Yamaha MotoGP +19.043
12º) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP + 19.717
DNF) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT
Classificação do Campeonato após 13 etapas:
1º) Joan Mir / 171 pontos
2º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT / 142 pontos
3º) Alex Rins / 138 pontos
4º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP / 127 pontos
5º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT / 125 pontos
15º) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP / 62 pontos