A temporada 2020 do Rally começou com vitórias para a Yamaha IMS Rally Team. Depois de mais de 1.200 quilômetros de prova em três dias de competição no interior da Bahia, Adrien Metge foi o mais rápido e venceu o 6º Rally do Jalapão com o companheiro Ricardo Martins fechando o pódio na terceira colocação. Túlio Malta, quinto colocado na classificação Geral, foi o campeão na categoria Moto 2 (antiga Production Aberta). A Yamaha ainda mostrou sua força ao colocar 5 motos entre os 7 primeiros colocados da prova.
Depois de vencer o segundo dia de prova, Adrien Metge largou neste terceiro e último dia tendo que descontar uma diferença de quase dois minutos para o líder, em uma especial de 163 quilômetros. Sem problemas para o piloto que tem a experiência de cinco Rally Dakar na bagagem. Tirou a diferença e garantiu a primeira vitória da temporada.
Quem também tem motivos para comemorar é o “Rei do Jalapão”, o catarinense Ricardo Martins, que também levou sua WR450F ao pódio, garantindo o terceiro lugar na prova (terminou a corrida em segundo, mas o resultado foi alterado após avaliações de recursos pela organização). Assim, o piloto mantém a escrita de terminar as seis edições da prova no pódio, tendo vencido metade delas. Ricardo Martins continua como o maior vencedor do Jalapão.
Disputando a categoria Moto 2 (novo nome da antiga categoria Production Aberta), o mineiro Túlio Malta venceu a prova e ainda garantiu a quinta colocação na classificação Geral, colocando as três motos da Yamaha IMS Rally Team no Top 5. A categoria Moto 2, aliás, teve pódio completo azul: Bruno Leles foi o vice-campeão e Luciano Gomes o terceiro colocado.
Os pilotos da Yamaha IMS Rally Team tem novo desafio entre os dias 10 a 13 de setembro, quando acontece o Rally RN 1500, também válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. A prova será realizada no Nordeste, nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Os patrocinadores da Yamaha IMS Rally Team são: IMS Race Wear, WMC Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Yamalube, PowerMX, D’Lua Racing, BPM, Durag, Duboy Works, Vira-Latas, Rocket Escapamentos.
Classificação Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 8h04:18
2º) Gregório Caselani / 8h06:35
3º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 8h10:49
4º) Jean Azevedo / 8h14:24
5º) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 8h34:15
6º) Bruno Leles – Yamaha bLU cRU / 8h36:50
7º) Luciano Gomes – Yamaha bLU cRU / 8h40:37
Resultado do dia – Sábado, 29 de agosto
1º) Tunico Maciel / 1h44:19
2º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 1h44:57
3º) Jean Azevedo / 1h47:49
4º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 1h48:31
5º) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 1h48:50
Adrien Metge
Super Production
Moto Yamaha WR450F
“Estou muito feliz em voltar ao Brasil depois de alguns anos, e voltar ganhando é muito bom. De volta ao Brasil, tive que me acostumar novamente com a planilha, que é um pouco diferente dos rallys que fiz nos últimos 5 anos. O primeiro dia usei pra me adaptar e pegar ritmo com a moto, havia andado pouco com ela ainda. Do segundo dia em diante estava melhor e consegui atacar um pouco mais, venci o segundo dia e no terceiro consegui buscar a diferença pra vencer a prova. Estou muito feliz pela equipe Yamaha IMS Rally Team, muito feliz pela equipe toda que fez um trabalho muito bom. Foram dias de muito trabalho, mas também foram dias de muitas risadas. O clima está muito bom na equipe, e isso é muito importante.”
Ricardo Martins
Super Production
Moto Yamaha WR450F
“O Rally Jalapão, uma prova pra abrir o campeonato, a organização está de parabéns, seguiu todos os protocolos de segurança, estão abrindo o campeonato, a gente precisa disso, de pessoas assim, que façam o certo e deem sequência, a vida tem que continuar. A corrida deste ano não entrou no Jalapão, por medidas de segurança, pra proteger o povo de lá, a prova foi toda dentro de fazendas, três dias bem bacanas. Infelizmente no primeiro dia, com 10 km de prova acabei batendo o pé no chão e machuquei o joelho. Então o primeiro e segundo dias fiz com muita dor, mas aos poucos foi melhorando. Pra mim foi praticamente uma corrida de recuperação. Só tenho que agradecer a minha equipe, a moto esteve impecável todos os dias. Parabéns pro Adrien, que andou muito bem, estou muito feliz com esse resultado da equipe. Agora vamos seguir trabalhando porque nosso projeto é de longo prazo e ainda temos muitos pontos a melhorar.”
Túlio Malta
Production Aberta
Moto Yamaha WR450F
“Estou muito feliz em fazer parte da equipe Yamaha IMS Rally Team, principalmente depois de um ano tão complicado, com notícias ruins a respeito dessa pandemia, estamos de volta com o Rally. O Jalapão foi uma prova muito especial, seguindo todos os protocolos de segurança, tudo muito bem organizado. A prova teve bastante areia e muita pedra também, por isso poupei o equipamento e fiz uma prova bem conservadora, procurando andar seguro pra conquistar a vitória na categoria. Andei de forma segura e muito confiante, estou super feliz com o resultado e tenho certeza de que outros bons resultados virão no decorrer do ano”