No ano em que a Yamaha Motor do Brasil completa 50 anos, a Yamalube R3 Cup bLU cRU Cup entrou em sua quinta temporada mostrando que inovações, comprometimento com segurança e bem-estar dos pilotos, respeito e justiça estão em seu DNA.
Consolidada como o maior campeonato monomarca da América Latina, a competição conquista cada vez mais prestígio e admiração. Até mesmo na Europa, onde o Programa bLU cRU tem enorme sucesso e tradição nos campeonatos de motovelocidade, a Copa organizada pela Yamaha Motor do Brasil junto ao Brasileiro de Motovelocidade ganha visibilidade por conta da revelação de talentos que disputam as provas por lá, como Ton Kawakami, Meikon Kawakami e Felipe Macan, que seguem com patrocínio e apoio da Yamaha Motor do Brasil.
Isso porque o modelo de gestão, organização e disputa – idealizados pelo experiente Alan Douglas, ex-piloto tetracampeão das 500 milhas Brasil – proporciona corridas que agradam tanto público quanto pilotos, pois a competitividade é grande. Todas as motos são iguais, sorteadas entre os pilotos em todas as etapas, ressaltando a técnica e estratégia dos atletas.
E todos os pilotos têm exatamente o mesmo suporte da Yamaha. Ao fazer a inscrição, o participante garante sua YZF-R3 preparada, capacete, macacão, pneus, telemetria, suporte mecânico, “race service” 2MT e LS2. Tudo incluso no valor de R$ 15 mil pela temporada completa, um preço muito acessível para os padrões dos esportes a motor.
O campeonato é plural, valoriza a diversidade. São 35 pilotos inscritos, homens e mulheres de todas as regiões brasileiras, com idade de 12 a 62 anos. Assim, a Yamalube R3 bLU cRU Cup revela novos pilotos e prolonga a carreira dos mais experientes, que seguem competindo e agregando conhecimento aos mais novos.
A Yamalube R3 bLU cRU Cup ainda se preocupa com a sustentabilidade. Toda emissão de carbono – desde o transporte das motos até a logística dos pilotos para se deslocarem para as corridas – é compensada com reflorestamento em larga escala, possibilitando a recuperação de áreas degradadas ou o plantio de novas áreas com o objetivo de compensar o carbono emitido. Isso, graças à parceria firmada com o iPlantForest, empresa especializada no ramo de reflorestamento.
Vale ressaltar também a ampla divulgação do campeonato, que tem assessoria de imprensa especializada, fotógrafo dedicado, transmissão ao vivo no YouTube da Yamaha Racing Brasil e no Facebook da Yamaha Motor do Brasil, e larga exposição nas redes sociais, atingindo milhões de pessoas.
E, é claro, em um ano atípico como o de 2020, todos os cuidados referentes à prevenção do Covi-19 estão sendo tomados. A competição segue os protocolos nos padrões internacionais para que as corridas sejam realizadas com a máxima segurança.
Assim, a Yamalube R3 bLU cRU Cup se mantém no curso de sucesso, um campeonato admirado por pilotos e público. Em 2020, ainda serão realizadas mais quatro rodadas, sendo duas delas em Minas Gerais, uma no Paraná e outra em Goiás.
Confira o calendário de provas:
1ª rodada / 9 de agosto – Goiânia
2ª rodada / 27 de setembro – Minas Gerais
3ª rodada / 1º de novembro – Minas Gerais
4ª rodada / 22 de novembro – Paraná
5ª rodada / 13 de dezembro – Goiás