Os brasileiros imprimiram bom ritmo nas provas de abertura da temporada, participando da disputa pelas primeiras colocações. A categoria, que é a mais disputada do Mundial, teve até agora quatro vencedores diferentes nas quatro primeiras corridas.
Os irmãos Ton e Meikon Kawakami têm figurado no pelotão da frente. Em Portimão, depois de largar das posições intermediárias, Ton chegou a andar no Top 5. Seu irmão Meikon também esteve nas disputas das primeiras colocações nas quatro primeiras provas. O brasileiro inclusive registrou a primeira pole position da temporada, em Jerez de la Frontera, na Espanha, onde também finalizou com um Top 5 na prova, seu melhor resultado até agora. Felipe Macan, em sua temporada de estreia no Mundial de Superbike, tem mostrado bom ritmo, sempre se classificando bem para as corridas.
Assim como nas rodadas anteriores, os pilotos disputam duas corridas no fim de semana, uma no sábado e outra no domingo. A disputa da Superpole, que define a ordem de largada, também é realizada no sábado, antes da primeira corrida (confira a programação abaixo).
O Circuito Motorland de Aragon é um local moderno, de 5.077 metros, e foi inaugurado em 2009. Será o palco da Superbike nos dois próximos finais de semana, com quatro corridas válidas pelo Mundial. Segundo os pilotos, é um circuito de ultrapassagens difíceis, por isso, e pela natureza competitiva da Supersport 300, o treino classificatório terá grande importância neste fim de semana.
Ton Kawakami corre o Mundial de SBK pela equipe MS Racing, com apoio do Programa bLU cRU Europa e com patrocínio de Yamaha Racing Brasil, Playstation, AD78, MG Bikes, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Meikon Kawakami e Felipe Macan correm o Mundial com apoio da Yamaha Racing Brasil e do Programa bLU cRU Europa, com patrocínio de Playstation, AD78, Motul BR, iPlantForest, LS2 Brasil e Star Racer.
Classificação do campeonato após 4 corridas (duas rodadas):
1) Scott Deroue / 67 pontos
2) Bahattin Sofuoglu / 57 pontos
3) Unai Orradre 55 / pontos
4) Ana Carrasco / 54 pontos
5) Tom Booth-Amos / 52 pontos
10) Meicon Kawakami – Team Brasil AD78 / 19 pontos
14) Ton Kawakami – MS Racing/Yamaha Racing Brasil / 14 pontos
Programação – Mundial de SBK*
Circuito Motorland, Aragon, Espanha
Sexta-feira, 28 de agosto
4h00 – 4h30 – WorldSSP300 – Treino Livre 1 – Grupo A
4h45 – 5h15 – WorldSSP300 – Treino Livre 1 – Grupo B
8h30 – 9h00 – WorldSSP300 – Treino Livre 2 – Grupo A
9h15 – 9h45 – WorldSSP300 – Treino Livre 2 – Grupo B
Sábado, 29 de agosto
5h00 – 5h15 WorldSSP300 – Treino Livre 3 – Grupo A
5h25 – 5h40 WorldSSP300 – Treino Livre 3 – Grupo B
7h20 – 7h40 WorldSSP300 – Superpole
8h00 – WorldSSP300 – Coorrida de Repescagem
11h30 – WorldSSP300 – Corrida 1
Domingo, 30 de agosto
4h50 – 5h05 WorldSSP300 – Warm Up
10h15 – WorldSSP300 – Corrida 2
*Horários do Brasil
Ton Kawakami
SuperSport300
“A expectativa é muito boa, conseguimos andar bem nas últimas corridas, com um bom ritmo, mas temos que melhorar ainda em alguns pontos. Vamos ter duas semanas de corrida agora em Aragon, com quatro provas, então vamos focar bem nessa pra chegar na outra mais tranquilo. Vou tentar melhorar no classificatório, porque aqui a pista é estreita, não é como em Portimão que tem a pista larga, então é mais difícil de ultrapassar. Largar na parte da frente vai ser muito importante.”
Meikon Kawakami
SuperSport300
“Treinamos muito durante essas duas semanas, me sinto muito bem fisicamente. Tivemos um teste em Aragon com nossas motos antes das primeiras etapas, então já conhecemos bem a pista, não é como Portimão que chegamos sem conhecer o circuito, então estamos um passo à frente. Acho que isso é muito importante. Espero continuar a briga no pelotão da frente, buscar o top 5 e lutar pelo pódio.”
Felipe Macan
SuperSport300
“A expectativa é muito grande, a gente vem de dois finais de semana do mundial muito bons, então a expectativa é muito grande. Esperto fazer bons treinos aqui, e a cada treino buscar evoluir mais, tentando andar perto dos primeiros colocados. Vou tentar fazer um bom classificatório aqui, pra tentar andar no top 15, que é nosso foco.”