A Yamaha IMS Rally Team tem o prazer de anunciar a contratação do piloto Adrien Metge, que se une a Ricardo Martins e Túlio Malta na disputa pelos títulos da modalidade em solo brasileiro.
Adrien tem uma carreira recheada de títulos importantes. Foi campeão da categoria Production do Rally dos Sertões em 2015, campeão brasileiro de enduro e campeão brasileiro de rally cross country. Além disso, acumula participações em Rally Dakar e outras provas internacionais (veja lista de conquistas abaixo).
O piloto francês começou a se destacar em 2008, quando sagrou-se vice-campeão europeu de enduro e foi convocado pra fazer parte da Seleção Francesa Junior, com quem conquistou o terceiro lugar no Six Days.
Em 2014, foi campeão do Brasileiro de Enduro e da Copa EFX de Enduro. Aproveitou a estadia no país para disputar provas do Enduro de Regularidade, como o Enduro da Independência, para se familiarizar com as planilhas de roteiro, já visando sua participação em provas de rally.
No final de 2014, disputou sua primeira prova na modalidade. Desde então, focou em provas de rally ao redor do mundo e, desde 2016, disputou todas as edições do Dakar, sendo que na estreia já finalizou na 11ª colocação.
O primeiro compromisso da temporada é nesta semana, com o Rally do Jalapão, de 26 a 28 de agosto. O principal objetivo da equipe é a conquista do Rally dos Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
A contratação reforça também o compromisso da Yamaha com o rally. Em julho, foi anunciada a nova estrutura e a criação da Yamaha IMS Rally Team, com foco 100% na modalidade e gestão do experiente Wellington Valadares. E Adrien Metge chega para agregar competitividade e experiência ao time.
“Adrien é um estrangeiro “abrasileirado”. Fala português, conhece muito bem o Brasil e as competições daqui. Ele chega para agregar ainda mais ao time, que já é muito forte. Vai acrescentar, um puxa o outro. Entramos com uma equipe competitiva e focada na vitória”, afirma Wellington Valadares, chefe da equipe Yamaha IMS Rally Team.
“Fiquei bem feliz com a chegada dele no time. Adrien correu Dakar nos últimos anos e vai nos fortalecer bastante com sua experiência e velocidade. Acredito que vamos conseguir fazer um bom trabalho juntos, buscar vitórias, que é o grande objetivo. Já estamos treinando juntos e trabalhando unidos para fazer o melhor pela equipe”, complementa Ricardo Martins, piloto da Yamaha Racing Brasil desde 2013.
Adrien Metge – Super Production / Moto Yamaha WR450F
Ganges/França, nascido em 30/05/1986
Com 34 anos, o francês Adrien Metge acumula títulos internacionais no Enduro e no Rally Cross Country, em 2014 veio para o Brasil, para disputar o Campeonato Brasileiro de Enduro Fim. Aproveitou sua estadia no Brasil e participou de provas no Enduro de Regularidade e no final do ano começou a disputar o Rally. Desde então já venceu o Sertões e participou de cinco edições do Dakar, maior e mais disputado rally do mundo.
Melhores resultados na carreira
2008: Vice-campeão Europeu Enduro Fim Júnior
2008: 3º lugar com a Seleção Francesa no Six Days – Categoria Júnior
2009: Vice-campeão com a Seleção Francesa no Six Days – Categoria Júnior
2009: Campeão Europeu de Enduro – Categoria Júnior
2010: Vice-campeão Europeu de Enduro – Categoria Elite
2013: Campeão francês de Cross Country
2014: Campeão Brasileiro de Enduro
2015: Campeão Copa EFX de Enduro
2015: 3º lugar Rally dos Sertões – Geral
2015: Campeão Rally dos Sertões – Categoria Production
2015: Campeão Brasileiro de Rally
2016: 11º lugar no Rally Dakar
2017: 2º lugar no Panafrica Rally
2017: 6º lugar no Rally de Marrocos
2018: 3º lugar no Panafrica Rally
2020: 12º lugar no Rally Dakar
ADRIEN METGE
SUPER PRODUCTION
“Estou muito feliz em voltar para o Brasil depois de quase 5 anos. Estou muito feliz de voltar para disputar o rally brasileiro e rever os amigos. Gosto muito das provas daqui, têm regiões muito bonitas pra prática do rally. A equipe é muito boa com o Túlio e o Ricardo, tem um clima muito bom, e isso é muito importante. Sobre as corridas, vou ter que me acostumar novamente às planilhas, elas são um pouco diferentes das planilhas do rally lá de fora. Vou dar o meu melhor, tentar buscar os melhores resultados para a equipe, tentar a vitória. A moto eu já testei, está muito boa, uma Yamaha WR450F. Então, está tudo certo, o clima está bom no Brasil, vamos fazer boas provas. Está tudo ótimo!”