Após uma corrida agitada no domingo passado, os pilotos da Yamaha estão prontos para novo confronto. Será o segundo GP consecutivo no circuito de Red Bul Ring, em Spielberg, na Áustria, nos dias 21, 22 e 23 de agosto. Fabio Quartararo é o líder, Maverick Viñales é o terceiro, Valentino Rossi é o quinto e Franco Morbidelli é o oitavo na tabela de classificação, que tem a Yamaha como líder entre os construtores.
O espanhol Maverick Viñales, da Monster Energy Yamaha MotoGP, teve que fazer uma corrida de recuperação na prova passada, mas imprimiu um ritmo bastante competitivo e conquistou 10 posições durante a corrida. Sua velocidade e a recente pole-position dão-lhe a confiança para obter um bom resultado no próximo fim de semana.
Apesar do susto no GP da Áustria, Valentino Rossi foi o destaque na corrida. Largou de 12º e cruzou a linha de chegada na 5ª colocação. Isso gera motivação extra para o Doutor, que está de olho no troféu e no 200º pódio da carreira.
Os pilotos da Yamaha Petronas SRT, Fabio Quartararo e Franco Morbidelli, também almejam resultados melhores neste fim de semana. Líder do campeonato, Quartararo enfrentou problemas no domingo passado, mas fez uma bela corrida de recuperação e finalizou em oitavo. Com uma vantagem de 11 pontos na classificação, o francês quer ampliar esta margem.
Franco Morbidelli quer somar o máximo de pontos possíveis para recuperar as colocações perdidas no campeonato por causa do acidente na etapa passada. O ítalo-brasileiro passou por exames médicos e, sem lesões graves, está liberado para a disputa deste domingo.
Com patrocínio da Yamaha, os canais Fox Sports transmitem os treinos e corridas da temporada, com exclusividade. A programação começa a partir desta sexta-feira. Confira a grade completa abaixo.
Classificação da MotoGP após 4 etapas:
1º) Fabio Quartararo – Petronas Yamaha SRT / 67 pontos
2º) Andrea Dovizioso / 56 pontos
3º) Maverick Viñales – Monster Energy Yamaha MotoGP / 48 pontos
4º) Brad Binder / 41 pontos
5º ) Valentino Rossi – Monster Energy Yamaha MotoGP / 38 pontos
8º) Franco Morbidelli – Petronas Yamaha SRT / 31 pontos
Programação – 5ª Etapa – Grande Prêmio da Estíria
Sexta-feira, 21 de agosto
4h – 4h40 Moto3 – Treino Livre 1
4h55 – 5h40 MotoGP Treino Livre 1
5h55 – 6h35 Moto2 Treino Livre 1
8h15 – 8h55 Moto3 Treino Livre 2 (FOX SPORTS)
9h10 – 9h55 MotoGP Treino Livre 2 (FOX SPORTS)
10h10 – 10h50 Moto2 Treino Livre 2 (FOX SPORTS 2)
Sábado, 22 de agosto
4h00 – 4h40 Moto3 Treino Livre 3
4h55 – 5h40 MotoGP Treino Livre 3
5h55 – 6h35 Moto2 Treino Livre 3
7h35 – 7h50 Moto3 Classificatório 1 (FOX SPORTS)
8h00 – 8h15 Moto3 Classificatório 2 (FOX SPORTS)
8h30 – 9h00 MotoGP Treino Livre 4 (FOX SPORTS)
9h10 – 9h25 MotoGP Classificatório 1 (FOX SPORTS)
9h35 – 9h50 MotoGP Classificatório 2 (FOX SPORTS)
10h10 – 10h25 Moto2 Classificatório 1 (FOX SPORTS)
10h35 – 10h50 Moto2 Classificatório 2 (FOX SPORTS)
Domingo, 23 de agosto
3h40 – 4h Moto3 Warm Up
4h10 – 4h30 Moto2 Warm Up
4h40 – 5h MotoGP Warm Up
6h Moto3 Corrida (FOX SPORTS)
7h20 Moto2 Corrida FOX SPORTS)
9h MotoGP Corrida (FOX SPORTS)
Valentino Rossi
Monster Energy Yamaha MotoGP
“A corrida do fim de semana passado foi assustadora. No final, todos os pilotos estão bem, e isso é o principal, mas há uma lição nisso para todos nós, especialmente os pilotos. Todos nós nos divertimos muito na pista tentando terminar na frente, todos gostamos das batalhas, mas no final das contas a sua segurança e a dos outros pilotos é mais importante do que qualquer quantidade de posições conquistadas. Pensando nisso, acho que todos poderemos aproveitar ainda mais este GP que está por vir. Fiz uma boa Corrida 2 no domingo passado, e a quinta colocação foi boa, mas acho que podemos ir melhor, então vamos ver o que podemos fazer neste fim de semana”.
Maverick Viñales
Monster Energy Yamaha MotoGP
“No domingo passado foi um pouco confuso. Valentino e eu tivemos muita sorte em não nos machucar no acidente na Curva 3, mas estou desapontado com o que aconteceu durante a Corrida 2. Felizmente, temos outra oportunidade neste domingo de mostrar o que podemos fazer. Meu ritmo estava realmente muito bom no final da corrida da semana passada, então acho que se trabalharmos duro, podemos recuperar alguns pontos do campeonato neste fim de semana. Esse é o nosso alvo.”
Fabio Quartararo
Petronas Yamaha SRT
“Embora este não seja um dos circuitos mais fortes para a Yamaha, tivemos um bom ritmo no fim de semana passado. Foi uma pena o problema no freio, porque penso que poderíamos ter terminado entre os cinco primeiros. No entanto, este fim de semana é outra corrida e temos que encarar cada uma à medida que aparecem. A equipe está trabalhando muito para garantir que não tenhamos o mesmo problema e estou confiante de que podemos ter um resultado melhor no domingo. Espero que possamos estar entre os cinco primeiros e marcar o máximo possível de pontos no campeonato.”
Franco Morbidelli
Petronas Yamaha SRT
“Depois da corrida, voltei para a Itália para descansar em casa. Descansei nos últimos dias e estou me certificando de que estou o mais preparado possível para este fim de semana. Estou grato por estar bem e por não ter acabado com uma lesão grave – o lado direito do meu corpo ainda está dolorido, mas estou melhor do que poderia esperar depois daquela queda. Estou realmente ansioso para começar o fim de semana e me concentrar nas corridas novamente. Quero ver como me sinto com a moto na sexta-feira, mas estou confiante que estarei pronto. Sei que podemos ter mais um fim de semana difícil pela frente e precisamos marcar o máximo de pontos possível. A minha equipe trabalhou muito para me dar a melhor moto possível e espero sair este fim de semana e conseguir um grande resultado para eles.”